Microsoft e Epic reclamam de novas regras da App Store: “má fé”
Aparentemente, mudanças não ajudaram em nada e têm taxa abusiva para quem quiser colocar sua loja de apps na App Store
A notícia de que a Apple aceitou abrir a App Store para serviços de jogos na nuvem e lojas virtuais dentro do seu ecossistema era boa demais para ser verdade, não é mesmo? Pois bem, a Microsoft e a Epic, que seriam duas das principais beneficiadas com isso, se manifestaram sobre o assunto.
E não foi lá com muitos elogios, não… Sarah Bond, da Xbox, usou a rede social X para dizer que “a nova política da Apple é um passo na direção errada”.
We believe constructive conversations drive change and progress towards open platforms and greater competition. Apple's new policy is a step in the wrong direction. We hope they listen to feedback on their proposed plan and work towards a more inclusive future for all. https://t.co/mDRI5KPJf6
— BondSarahBond (@BondSarah_Bond) January 29, 2024
Tim Sweeney, da Epic, chamou de maliciosa a postura da companhia da maçã: “Esse é um de muitos aspectos anticompetitivos da má fé dos esforços da Apple”.
Apple's plan to keep iPad locked down in Europe renders any competing iOS app stores unviable for customers who own iPads and expect their apps to work everywhere. That's one of the many anticompetitive aspects of Apple's bad faith compliance effort.
— Tim Sweeney (@TimSweeneyEpic) January 29, 2024
Mas o que está causando toda essa polêmica? Bem, a Apple até está seguindo a nova Lei dos Mercados Digitais (DMA) na Europa, que proíbe empresas de “restringirem” os aplicativos que podem ser instalados em dispositivos exclusivamente à App Store. Mas com uma cobrança, no mínimo, “curiosa”.
50 centavos de euro por download na App Store
A principal questão que está deixando os desenvolvedores indignados é uma taxa fixa de 50 centavos de euro que será aplicada a cada instalação de um aplicativo após 1 milhão de instalações, o que entrará em vigor se os desenvolvedores desejarem distribuir seus aplicativos por meio de uma loja de terceiros.
Qualquer empresa que administre sua própria loja também terá que pagar a taxa de 50 centavos por instalação, sem o limite de um milhão de usuários.
A Comissão Europeia disse que emitirá uma resposta às mudanças de política da Apple apenas após o DMA entrar em vigor em março, com consequências severas se a Apple não cumprir os novos requisitos regulatórios.