Notícias

Microsoft e Epic reclamam de novas regras da App Store: “má fé”

Aparentemente, mudanças não ajudaram em nada e têm taxa abusiva para quem quiser colocar sua loja de apps na App Store

por Thiago Barros
Microsoft e Epic reclamam de novas regras da App Store:

A notícia de que a Apple aceitou abrir a App Store para serviços de jogos na nuvem e lojas virtuais dentro do seu ecossistema era boa demais para ser verdade, não é mesmo? Pois bem, a Microsoft e a Epic, que seriam duas das principais beneficiadas com isso, se manifestaram sobre o assunto.

E não foi lá com muitos elogios, não… Sarah Bond, da Xbox, usou a rede social X para dizer que “a nova política da Apple é um passo na direção errada”.

Tim Sweeney, da Epic, chamou de maliciosa a postura da companhia da maçã: “Esse é um de muitos aspectos anticompetitivos da má fé dos esforços da Apple”.

Mas o que está causando toda essa polêmica? Bem, a Apple até está seguindo a nova Lei dos Mercados Digitais (DMA) na Europa, que proíbe empresas de “restringirem” os aplicativos que podem ser instalados em dispositivos exclusivamente à App Store. Mas com uma cobrança, no mínimo, “curiosa”.

50 centavos de euro por download na App Store

A principal questão que está deixando os desenvolvedores indignados é uma taxa fixa de 50 centavos de euro que será aplicada a cada instalação de um aplicativo após 1 milhão de instalações, o que entrará em vigor se os desenvolvedores desejarem distribuir seus aplicativos por meio de uma loja de terceiros.

Qualquer empresa que administre sua própria loja também terá que pagar a taxa de 50 centavos por instalação, sem o limite de um milhão de usuários.

A Comissão Europeia disse que emitirá uma resposta às mudanças de política da Apple apenas após o DMA entrar em vigor em março, com consequências severas se a Apple não cumprir os novos requisitos regulatórios.