Twitch faz mais mudanças em seus pagamentos para criadores
Alterações afetam Parceiros da Twitch e valores recebidos por assinaturas de membros do Amazon Prime
A Twitch anunciou nesta semana novas mudanças ao seu sistema de pagamentos para os produtores de conteúdo da plataforma. A empresa diz que deseja tornar o processo mais “transparente” e, ao mesmo tempo, batalha por um modelo “sustentável” de negócios.
A plataforma de streaming trabalha com dois níveis de monetização para seus criadores: Afiliados e Parceiros. Os afiliados são os streamers menores, enquanto os parceiros são aqueles que conquistam mais números.
Os parceiros têm acesso ao “Programa de Parceiros Plus”, mas com a mudança, ele passa a se chamar “Programa Plus” e, de certo modo, adiciona um novo nível para facilitar os parceiros de participarem.
A partir de 1º de maio, além da negociação tradicional de parceiro que divide os ganhos em 70 / 30 entre o criador e a Twitch (respectivamente), teremos um novo patamar de entrada, que divide os ganhos em 60 / 40. É menos dinheiro, mas vai ajudar mais pessoas a ganharem.
A Twitch também diminuiu o número de pontos necessários para entrar no programa, o que vai permitir que mais afiliados também participem, dando mais chance a criadores menores.
Outra novidade interessante para os maiores streamers é que a plataforma decidiu remover seu limite de US$ 100 mil ao ano no Programa Plus, então quem acumula mais do que esse valor vai continuar participando normalmente.
Nem toda mudança da Twitch ajuda os pequenos
As novidades no programa de parcerias vai ajudar canais menores a participarem, mas teve outra mudança que não será tão benéfica aos criadores pequenos. A partir do dia 3 de junho, assinaturas (subs) feitas pelo Amazon Prime vão passar a valer menos para os canais.
Atualmente, quem assina o Prime ganha um token de assinatura por mês para usar no canal que desejar. Esse token gerava uma porcentagem do sub para o streamer, mas vai passar a ter um valor fixo por número de tokens usados. Esse preço vai variar dependendo do país e não sabemos quanto vai valer aqui no Brasil no momento.