Tecnologia

Onda de demissões afeta mais duas produtoras de games

As demissões não param desde o ano passado no mercado de games, e agora afetam a CI e a Behaviour

por João Gabriel Nogueira
Onda de demissões afeta mais duas produtoras de games

As desenvolvedoras de Lords of the Fallen e Dead by Daylight são as empresas de games mais recentes a serem afetadas pela onda de demissões que acontece desde o ano passado. Tanto a CI Games como a Behaviour Interactive confirmaram hoje, dia 18 de janeiro, que vão ter que mandar alguns de seus funcionários embora.

A Behaviour, produtora de DbD, vai mandar o menor contingente de pessoas embora, mais ou menos 3% de seus empregados, segundo sua declaração:

“Recentemente, mudanças nas condições do mercado criaram a necessidade de ajustar o escopo de vários projetos da Behaviour. Nessas situações, nossa preferência é sempre redistribuir os talentos para outros projetos. Infelizmente, essa opção não está disponível para nós. Essas partidas representam menos de 3% de nossa força de trabalho total.”

Captura de Dead by Daylight, dev do game é uma das mais recentes afetadas pelas demissões.
Fonte: Behaviour Interactive

Já a CI Games vai ver um número maior de seus funcionários indo embora, proporcionalmente falando. A desenvolvedora do recém-lançado Lords of the Fallen vai precisar abrir mão de 10% de sua força de trabalho. O lançamento mais recente da empresa foi seu projeto mais ambicioso em toda sua história de 20 anos, e isso parece ter impactado nas contas.

“Nós gostaríamos de agradecer cada um deles (devs) pelo papel que desempenharam durante seus tempos conosco.”

Onda de demissões começou no ano passado

O ano de 2023 teve alguns jogos muito bem sucedidos, o que fez muitos jogadores e produtores de conteúdo se apressarem a enaltecer o ano como um dos melhores dos games na história.

Mas enquanto consumidores comemoravam, os verdadeiros responsáveis pela criação dos jogos que amamos perdiam seus empregos. É igualmente importante lembrar de 2023 como um ano de muitos fechamentos de estúdios inteiros, e demissões em massa.