Notícias

Fim do mistério: ex-GTA III esclarece easter egg da lua que muda de tamanho

Grande sucesso da década de 2000 no PS2 guarda segredos que seguem em debate até os dias atuais

por André Custodio
Fim do mistério: ex-GTA III esclarece easter egg da lua que muda de tamanho

Lançado em 2001 para PlayStation 2, GTA III consolidou a era 3D da franquia da Rockstar com grande estilo. Além de introduzirem um gameplay eficiente, os devs contribuíram com muitos segredos escondidos por Liberty City. E mais de 20 anos depois, um dos grandes easter eggs do jogo é esclarecido.

No início deste mês, o ex-desenvolvedor da Rockstar North, Obbe Vermeij, compartilhou uma série de detalhes sobre a produção da série. E apesar de seu blog já ter sido desativado, algumas informações viralizaram na web e destacaram curiosidades que muitos fãs já tinham deixado de lado.

Uma das que mais chamou a atenção foi referente ao easter egg da lua em GTA III. Através de uma postagem especial (via Kotaku), Vermeij esclareceu como os debates feitos por ex-membros da desenvolvedora resultaram em um satélite natural com tamanho variável.

Os artistas me deram uma textura para a lua em [GTA III]. Coloquei a lua no céu, certifiquei-me de que ela fosse visível à noite e que tivesse um tamanho razoável.

Porém, dias depois, artistas da Rockstar teriam solicitado mudanças no tamanho da lua. Como eles não chegaram a um consenso sobre as dimensões do satélite e sobre o design mais caricato ou mais cinematográfico, Vermeij ofereceu uma solução que resolveria de vez o embate.

Eu sugeri que o tamanho da lua fosse variável no jogo. Dessa forma, eles poderiam decidir em seu próprio tempo e me informar a conclusão. Como eu estava trabalhando no rifle de precisão, fiz com que a lua alternasse entre três tamanhos (pequeno, médio, grande) conforme o jogador mirava.

E assim se conclui um dos maiores mistérios em GTA III.

GTA V tem referência à história real de cão e seu falecido dono

Por falar em easter eggs, GTA V também esconde uma referência em Los Santos. Porém, aqui não vemos um glitch, mas sim uma homenagem a uma hitória real sobre o “cão mais fiel do mundo”, o terrier Greyfriars Bobby. Clique aqui para saber mais.