Apresentador do The Game Awards discute polêmica envolvendo jogos indies
Indicado à categoria de Melhor Jogo Indie, Dave the Diver se envolveu em uma controversa por ser financiado por empresa bilionária
Geoff Keighley, idealizador do The Game Awards, decidiu comentar a polêmica envolvendo uma das categorias da celebração. A controversa veio à tona após Dave the Diver aparecer na lista de Melhor Jogo Indie e teria motivado diversas reclamações de fãs sobre o financiamento por trás do projeto.
O debate ocorreu devido à empresa responsável pela publicação do jogo. Apesar de ser desenvolvida pelo estúdio independente Mint Rocket, a aventura para Nintendo Switch e PC é patrocinada pela Nexon, editora sul-coreana que faturou US$ 1,8 bilhão em receita somente em 2021.
Durante uma sessão de perguntas e respostas (via VGC), Keighley foi questionado por espectadores sobre a indicação do game no The Game Awards. Porém, segundo o apresentador, os encarregados pela curadoria dos jogos nomeados são o próprio júri do evento.
Olha, é uma ótima pergunta. Independente pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes e é um termo bastante amplo.
Você pode argumentar, independente significa o orçamento do jogo, independente significa onde estava a fonte de financiamento, significa o tamanho da equipe? É o tipo de espírito independente do jogo, ou seja, um jogo menor e um pouco diferente?
O showman reforça uma essência abstrata dos jogos indie e comenta que “todos têm a sua própria opinião sobre isto”. Isso permitiria Baldur’s Gate 3, por exemplo, ser considerado um projeto de menor orçamento, ao lado de Death Stranding, da Kojima Productions — ambos financiados pela PlayStation.
Se você tem uma editora, o jogo ainda é independente ou não?
Dave the Diver concorrerá com Cocoon, Dredge, Sea of Stars e Viewfinder como Melhor Jogo Indie no The Game Awards. O evento ocorre em 7 de dezembro.
The Game Awards 2023 se afastará do selo “World Premiere”
Os aguardados trailers de “World Premiere” não serão mais exibidos a partir do The Game Awards 2023. Com isso, todos os materiais de jogos estarão integrados na mesma categoria de revelações e aparecerão na cerimônia em pé de igualdade. Clique aqui para saber mais.