Fuja deles! 5 lançamentos de 2023 para manter distância
Bugs, crashes, animações estranhas, gráficos de Mega Drive... essas são apenas uma das características dos piores do ano
Os lançamentos de 2023 foram tão bons, que muitos jogadores sequer prestaram atenção no lado obscuro da indústria. Em meio a Marvel’s Spider-Man 2, Final Fantasy XVI, Zelda: Tears of the Kingdom e Alan Wake 2, alguns “patinhos feios” surgiram no meio do caminho e provaram que equilíbrio é tudo.
Os últimos meses foram recheados de bombas que prometeram muito e entregaram pouco — ou quase nada. Gráficos feios, otimização de má qualidade, gameplay datado e muitos problemas técnicos foram apenas algumas das falhas dessas produções.
Pensando nisso, preparamos uma lista com os lançamentos de 2023 que você deve manter distância. Está com dinheiro sobrando e não sabe como gastar? Bom, ao menos evite investir em qualquer um dos games abaixo, e ficará tudo bem.
Lançamentos de 2023 para manter distância
Stray Souls
Fortemente inspirado em Silent Hill, Stray Souls é o título de estreia da Jukai Studio, formado por veteranos da Konami. Com a proposta de trazer um horror psicológico baseado no combate e em quebra-cabeças, o game apostou em trailers e gameplays antecipados, mas se provou um fiasco.
Animações estranhas, cinemáticas com cortes inconsistentes, efeitos sonoros fora de sincronia… nem o motor gráfico Unreal Engine 5 e a composição do lendário Akira Yamaoka conseguiram salvar. No Metacritic, o game é avaliado com apenas 31 pontos, sendo bombardeado também pelos jogadores.
The Lord of the Rings: Gollum
Desde seu anúncio, The Lord of the Rings: Gollum não deixou nem os fãs mais assíduos de “O Senhor dos Anéis” empolgados. Focado em um personagem interessante, mas pouco funcional como protagonista, o game já era considerado um flop premeditado.
Porém, nem mesmo os mais pessimistas aguardavam o que estava por vir. A aventura stealth do alter-ego de Smeagol trouxe uma série de promessas não cumpridas, bem como falhas graves de otimização de de qualidade. Um dos piores lançamentos de 2023, o jogo possui média de 34 pontos no Metacritic.
Quantum Error
Horror cósmico da TeamKill Media, Quantum Error se envolveu com uma série de polêmicas no pré-lançamento. Confirmado apenas para PS5, o título enfureceu internautas nas redes sociais, especialmente após o estúdio reforçar os recursos do DualSense e do SSD como essenciais na experiência.
Apesar disso, o survival horror não se saiu muito bem. Avaliado com uma média de 42 pontos no Metacritic, o game teve sua história elogiada, mas inúmeros problemas em aspectos técnicos e em visuais datados não passaram despercebidos pelos especialistas.
The Walking Dead: Destinies
Concebido com um projeto determinado por escolhas, The Walking Dead: Destinies estabeleceu uma parceria com a AMC para reviver aspectos marcantes da série. Além de contar com o retorno dos personagens principais, o título trouxe novas linhas de eventos para cenas favoritas dos fãs.
Infelizmente, nada funcionou muito bem. O game foi detonado pela má modelagem de personagens, por histórias originais pouco coerentes com a campanha e pelo gameplay ineficiente. Além disso, os 34 pontos de Userscore no Metacritic sugerem muitos problemas de otimização.
Skull Island: Rise of Kong
Para muitos, Skull Island: Rise of Kong é o vencedor dos piores lançamentos de 2023. A aventura de vingança do gorila gigante contra os monstros que mataram seus parentes é uma jornada verdadeiramente absurda, desenvolvida de forma quase amadora.
Cenários horrorosos, level design problemático, expressões faciais que viraram meme, inúmeras falhas de colisão e animações risíveis em CGI. A homenagem a um dos maiores kaijus da cultura popular foi um tiro pela culatra e fecha o ano com apenas 23 pontos no Metacritic.
E para você, qual desses foi o pior entre os lançamentos de 2023? Mais algum que entraria nessa lista? Comente!