7 dicas fundamentais para começar bem em No Man’s Sky
No Man’s Sky chegou hoje (09) ao PlayStation 4 com muitas expectativas. O título da Hello Games promete uma experiência bastante diferenciada, com foco na exploração.
Mas, ao contrário dos demais jogos, o game não conta com muitos tutorias e explicações. Cabe aos jogadores fazerem as descobertas necessárias para progredir.
E, para que você não se sinta um pouco “sem rumo” no começo da jornada, oferecemos algumas pequenas dicas.
Estações Espaciais
Sempre que você encontrar um novo sistema, procure imediatamente pelas Estações Espaciais antes de sair explorando. São nestes locais que você encontrará os vendedores que colocarão preços nos itens e recursos do sistema que você está.
Observando os itens e seus respectivos valores, é possível ter uma noção do quão valioso é o sistema.
Fale com comerciantes
Além das Estações Espaciais, é possível fazer negócios com os comerciantes. Fale com todos e explore seu lado negociador. Às vezes, um elemento pode ter um valor módico dentro das Estações, mas ser um item de extrema necessidade para outros comerciantes, fazendo com que seu valor de revenda seja melhor.
Faça valer a lei da oferta e da procura.
Não seja um gastão no início
No início da aventura, é muito natural que você fique tentado a fazer evoluções e reparos na sua nave, mas contenha o ímpeto. Faça só o básico, pois em muitos outros planetas existem naves naufragadas com poucos danos, onde você pode simplesmente fazer uma troca sem muito custo.
Regra simples: A primeira nave, você apenas repara o básico para voar. Você encontrará outras melhores futuramente, onde seu ‘dinheiro’ será melhor aplicado.
Multiferramenta
Ao contrário da nave, aqui a regra será um pouco inversa. A sua multiferramenta, como o nome já diz, é sua principal aliada para minerar os planetas, combater ameaças e coletar recursos.
Mas, faça melhorias estratégicas. Se você perceber, vai notar que ela contém poucos slots para upgrades e variações. A dica é: concentre-se na aquisição destes espaços. Eles podem ser adquiridos com vendedores.
Quando você já contar com uma quantidade razoável destes slots, aí sim você pode trabalhar nas melhorias do scanner e do feixe de laser.
Não se distancia da nave
Alguns planetas podem ser realmente grandes e com variações incríveis de fauna e flora, fazendo com que você fique muito tempo apenas minerando, vagando, andando e contemplando.
Mas, não se afaste muito da sua nave. Não faça grandes locomoções a pé. Vá voando!
Economiza tempo e é mais seguro, obviamente.
Chame sua nave
Você ignorou a dica anterior. Eu sei disso.
Não será muito difícil se esquecer da nave enquanto explora, afinal são várias atrações e possibilidades.
Se você está muito distante da sua nave e não quer fazer todo o longo caminho de volta, existe uma alternativa: encontre um farol, lá você poderá chamar seu veículo aéreo para sua localização.
Apesar da suposta facilidade, para usar esta funcionalidade é necessário que você tenha em seu inventário um chip ByPass.
Aprenda novas línguas
Você encontrará outras raças alienígenas ao longo do game. Cada uma destas criaturas fala um idioma diferente. Tente aprender a língua de cada uma das espécies, assim você aumenta sua reputação que trará benefícios na negociação e comercialização.
Dica extra: Gerencie o savegame
No Man’s Sky não tem auto-save, como a maioria dos jogos. Caso você morra durante o gameplay, seu progresso pode ser severamente comprometido.
E o sistema de save não é tão fácil. Não existe uma opção no menu de acesso rápido. Para tanto, procure por pontos de interesse em verde com uma interrogação, uma espécie de mini-base de rádio. Nestes locais você pode garantir que suas conquistas não serão perdidas.