Grupo Hacker alega ter invadido sistemas da Sony
Segundo cybercriminosos, "todos os sistemas" da fabricante foram afetados por ataque hacker
Conhecido no submundo da internet, o grupo hacker Ransomed.vc afirma ter comprometido “todos os sistemas” da Sony. A violação supostamente resultou em um ataque via ramsomware, onde dados são roubados e listados em plataformas ilegais para compra por terceiros.
De acordo com informações do Cyber Security Connect, os cybercriminosos estão ameaçando vender um cache de dados confidenciais da fabricante. Segundo eles, não haverá qualquer requisição de “resgate” e qualquer pessoa poderá pagar para ter acesso às informações.
Algumas evidências da violação já estão na web. Elas incluem capturas de uma página de login interna, uma apresentação de PowerPoint, muitos arquivos Java e uma linha de diretórios com aproximadamente 6.000 arquivos.
Outro detalhe na mensagem fica por conta de uma grave ameaça. O grupo menciona uma “data de postagem” para 28 de setembro, sugerindo planejar um grande vazamento para esta semana, caso ninguém compre os dados roubados.
Suposto ataque à Sony pode fazer parte de plano de “justiceiros”
As alegações ainda não foram verificadas, então pode ser que tudo não passe de uma farsa. Curiosamente, os invasores se classificam como uma “solução segura para lidar com vulnerabilidades de segurança de dados nas empresas”.
Além de terem a suposta intenção de vazar dados caso não haja pagamentos, os membros do Ransomed.vc também mencionam a obrigação de denunciar à Sony à agência GDPR, segundo a Lei de Privacidade de Dados. A acusação seria que a empresa não estaria em “conformidade” com os estatutos.
Até o momento, a Sony não se pronunciou sobre a suposta violação.