Final Fantasy XVI: 7 dicas para quem nunca jogou nenhum game da franquia
Dicas práticas para aproveitar ao máximo essa massiva jornada
Final Fantasy XVI é a grande estreia do momento. Seus trailers e comentários chamaram a atenção da comunidade gamer, inclusive de novatos que nunca experimentaram um título da franquia. É normal se sentir perdido em uma saga tão grande, mas calma que não é para se preocupar.
Se você é um novato ou apenas quer saber como extrair o melhor da experiência da Final Fantasy XVI, esse artigo dará dicas para que sua jornada seja aproveitada ao máximo.
História independente
Antes de mais nada, não precisa ir atrás de todos os outros jogos da franquia para entender a trama do XVI. A maioria esmagadora dos games de Final Fantasy são independentes entre si e não é diferente com este novo. O protagonista Clive Rosfield tem a sua história fechadinha no atual título, então pode ir para a aventura sem precisar estudar antes.
Largue o controle
Isso mesmo, é para deixar o controle de lado. Não na hora do combate, né? Mas nas cutscenes que são muito recorrentes. Se você tem o costume de “pular a historinha”, não faça isso em Final Fantasy XVI porque o enredo e desenvolvimento dos personagens são pontos importantes para você se divertir. A trama é digna de um bom seriado e é muito difícil não se apegar a um dos heróis.
Use o Sumário Dinâmico
No momento das CGIs ou em diálogos importantes, segure o Touchpad do DualSense para abrir o Sumário Dinâmico que traz informações sobre os personagens em cena, além de revelar detalhes legais sobre os cenários e eventos específicos da lore de Final Fantasy XVI. É um ótimo guia prático que ajuda a você sempre entender o que está acontecendo.
Faça todas as Caçadas e Missões Secundárias
O game da Square Enix não é um grande jogo de mundo aberto, como a saga Assassin’s Creed, mas oferece um conteúdo mais compacto e robusto nas atividades paralelas. As primeiras Missões Secundárias são bem rasas e só melhoram a partir da metade do jogo. Não desista porque elas valem a pena no final! O mesmo pode ser dito para as Caçadas, confrontos contra monstros especiais com recompensas únicas.
Vá para o Novo Jogo+
A jogabilidade de Final Fantasy XVI é tão divertida que, provavelmente, você terminará a primeira vez e ainda terá vontade de jogar mais um pouco. Então, vá para o Novo Jogo+ para explorar novas habilidades e escolha o modo Final Fantasy que aumenta o nível dos monstros. A dificuldade não sofre um ajusto tão agudo e os combates continuam equilibrados.
Explore os Eikons
Clive Rosfield conta com várias possibilidades de combate conforme avança na história e, embora o jogador se apegue a um ou outro, faça testes e combinações diferentes para descobrir combos poderosos. As habilidades abrangem muitas opções de ataque e de movimentos que sempre dão uma nova cara para o estilo de jogo.
Se possível, evite os anéis de acessibilidade
A Square Enix adicionou acessórios que facilitam a experiência de Final Fantasy XVI, como a possibilidade de executar combos com um só botão ou a capacidade de esquivar-se automaticamente. Se você não tem nenhuma deficiência nos membros, evite os anéis para dominar as mecânicas por conta própria. Será uma forma de aproveitar ainda mais a variedade de gameplay que o título oferece.
Nossa análise de Final Fantasy XVI
Se você está buscando por bons motivos para jogar Final Fantasy XVI, confira a nossa análise que destaca o potencial do game e suas principais qualidades: