Sonic Origins Plus: tudo sobre a expansão da coleção da SEGA
Atualização paga do game inclui novos jogos clássicos, modos adicionais e outras novidades
Aposta da SEGA para refinar ainda mais a experiência de Sonic nos consoles mais recentes, Sonic Origins Plus promete trazer um arquivo nostálgico para fãs de carteirinha do ouriço. Com upgrade pago e conteúdos voltados para a década de ouro de 1990, o item chega em breve às lojas digitais e físicas.
Pensando nesse aguardado lançamento, preparamos uma matéria especial com todas as informações sobre a atualização da coletânea. Confira abaixo os destaques e descubra como aproveitar ao máximo as novidades.
As novidades de Sonic Origins Plus
Títulos clássicos do Game Gear
Desenvolvido e produzido pela SEGA, o Game Gear foi um portátil lançado em 1990 no Japão e integrado à quarta geração de consoles. Concorrente do Game Boy, o modelo se destacou por apresentar especificações superiores, com memória de 4 kb, resolução em 144p e tela de 8 cm de comprimento.
Apesar de ser descontinuado apenas cinco anos depois de seu lançamento, o portátil recebeu mais de 300 games. Grande parte do catálogo era destinado a jogos da franquia Sonic, e os donos do aparelho puderam testar aventuras que fugiram do conceito tradicional de plataforma em 2D.
Com a estreia de Sonic Origins Plus, os fãs do ouriço-azul poderão reviver as aventuras disponibilizadas na primeira metade da década de 1990. Outra novidade fica por conta do suporte limitado à cooperação, com dois games do catálogo do Game Gear permitindo multiplayer local para dois participantes.
Confira abaixo o catálogo de jogos do Game Gear emulados em Sonic Origins Plus:
- Dr. Robotnik’s Mean Bean Machine
- Sonic Blast
- Sonic Chaos
- Sonic Drift
- Sonic Drift 2
- Sonic Labyrinth
- Sonic Spinball
- Sonic the Hedgehog (8-bit)
- Sonic the Hedgehog 2 (8-bit)
- Sonic Triple Trouble
- Tails Adventure
- Tails’ Skypatrol
Novos personagens jogáveis
Pela primeira vez, Amy Rose será uma personagem jogável em todos os quatro títulos da coletânea. A heroína chega às listas de seleção de Sonic the Hedgehog 1, 2, Sonic 3 & Knuckles e Sonic CD e é capaz de usar seu icônico martelo como habilidade única.
Enquanto isso, Knuckles faz sua estreia em Sonic CD e também é inserido como um dos personagens da lista de seleção. Aqui, o destaque vai para suas habilidades especiais, que incluem um salto planado e a capacidade de se prender nas laterais de plataformas e de outras estruturas.
Jogar com ambos os personagens também rende um presente especial. Na opção “Surpresa”, há um espaço relacionado ao cumprimento de certos objetivos. Experimentar o Game Gear, usar poderes de Amy e Knuckles e derrotar chefes garante peças que resultam em uma arte conceitual comemorativa.
Modos e conteúdos adicionais
A SEGA lança Sonic Origins Plus como forma de trazer não apenas uma experiência de gameplay, mas também de personalização. Na expansão, é possível configurar as bordas das telas, acessar conteúdos extra no Museu e visualizar novos NPCs nas interfaces das ilhas.
Além disso, a seção de Missões traz mais estímulos para os jogadores tentarem completar as dificuldades. Entre as recompensas, os destaques ficam por conta do Modo Espelhado (Sonic e seus amigos correm para a esquerda) e das Missões Extremas, que podem garantir bônus em moedas.
Sonic Origins Plus também conta com um player de música que leva os jogadores a uma viagem pelo túnel do tempo. Essa novidade faz parte do catálogo de colecionáveis e suporte dezenas de faixas inspiradas nos quatro games principais da coletânea.
Preços e versões
Edições digitais na PS Store
- Jogo base
- Plus Expansion Pack
- Upgrade digital para Sonic Origins Plus para os atuais proprietários do Sonic Origins
Edições físicas no varejo
Sonic Origins Plus (PS4/PS5) — por R$ 249,90
- Jogo base
- Plus Expansion Pack
- Capa reversível
- Artbook com 20 páginas
Sonic Origins Plus: vale a pena?
Sonic Origins Plus é um projeto que funciona muito bem no papel de conjunto. Infelizmente, ele não traz vantagens relevantes quando é vendido separadamente. Quem possui a versão base de Sonic Origins pode adquirir o DLC através de um upgrade pago de R$ 51,99 via PS Store.
Em relação aos conteúdos do pacote Plus, eles podem beneficiar fãs de longa data, especialmente quem busca ter uma espécie de arquivo sobre a história da franquia. Porém, novatos na série não possuem motivos para gastar um alto valor em um catálogo de colecionáveis.
Enquanto isso, os jogos do Game Gear são apresentados de forma pouco atrativa. Eles não estão otimizados para a emulação e podem cansar os jogadores em poucos minutos, tanto por suas mecânicas datadas quanto por problemas técnicos em áudio e resolução.
Dessa forma, o pacote de Sonic Origins Plus não vale a pena para quem já tem a versão original. Um ponto a reforçar seria a versão física, que será lançada em breve no varejo nacional e trará um artbook especial por um preço relativamente acessível.
Sonic Origins Plus será lançado em 23 de junho para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, Nintendo Switch e PC.