Os 10 melhores jogos de Final Fantasy para PlayStation, segundo o Metacritic
Franquia conta com dezenas de jogos já lançados em todas as plataformas, mas alguns com um grande destaque entre os fãs
Uma das franquias de maior sucesso na história, Final Fantasy estabeleceu as bases para o JRPG, exibindo uma evolução considerável ao longo de mais de três décadas. Com tantos lançamentos de jogos canônicos e spin-offs, muitos se tornaram referência no cenário e atraíram milhões de fãs pelo mundo.
Em homenagem à série da Square Enix, preparamos uma lista com os dez melhores games da franquia, de acordo com as notas do Metacritic. Vale reforçar que apenas títulos lançados para consoles PlayStation foram levados em conta e coletâneas não foram inseridas na classificação.
10. Crisis Core: Final Fantasy VII (PSP) — 83
Com gráficos surpreendentes no PSP, Crisis Core levou os fãs para uma jornada emocionante em busca do SOLDIER Genesis Rhapsodos. Sob o comando de Zack Fair, a aventura ocorre no segundo plano do sétimo arco e conta mais detalhes sobre os planos malignos de Sephiroth e da corporação Shinra.
9. Final Fantasy X-2 (PS2) — 85
Sequência do décimo título canônico, X-2 tem Yuna como protagonista. Ambientado dois anos após o desaparecimento de Tidus, o game desenvolve os sentimentos da sacerdotisa e mostra como ela deve lidar com suas inseguranças para resolver um perigoso conflito político em Spira.
8. Final Fantasy XI (PS2) — 85
Primeiro MMORPG da franquia, o game se viu em meio a polêmicas após a Square Enix cobrar assinaturas mensais dos jogadores. Porém, a grande quantidade de conteúdos, de histórias e de referências à franquia agradou os fãs. FF XI traz uma experiência completa de personalização e aventuras.
7. Final Fantasy Tactics: The War of the Lions (PSP) — 88
Ambientado no mundo de Ivalice, The War of the Lions é o segundo game do arco tático Alliance. Os jogadores assumem o papel do mercenário Ramza, que é enviado em uma missão de risco para evitar uma guerra civil e derrotar um mal demoníaco. Para isso, muitos companheiros e habilidades o ajudarão.
6. Final Fantasy VII Remake Intergrade (PS5) — 89
Remake completo de FF VII, Intergrade apresenta a história de Cloud, um ex-SOLDIER que se alia a ecoterroristas para derrotar Shinra. O game se destacou no PS5 com gráficos e mecânicas revitalizadas, dando um verdadeiro ar de nova geração. Além disso, ele inclui o DLC “INTERMISSION”, arco inédito de Yuffie.
5. Final Fantasy VIII (PS1) — 90
Lançado para PlayStation e PC, FF VIII conta a história do militar Squall Leonhart, que se esforça para crescer de patente em sua academia através das Forças Guardiãs. Sua busca revela aliados especiais e rivais com objetivos em comum, em uma tentativa de proteger o mundo de magias reverenciadas.
4. Final Fantasy VII (PS1) — 92
Antes de se tornar um remake, FF VII foi um dos games mais populares da década de 1990. Sua história aclamada, personagens carismáticos e mecânicas simplificadas de RPG transformaram o game em um produto cult, com milhões de fãs pelo mundo experimentando a jornada de Cloud Strife.
3. Final Fantasy XII (PS2) — 92
Renovação completa do sistema por turnos da franquia, FF XII apresentou novos personagens, áreas e uma história inspirada no domínio de cristais místicos. A trama leva os fãs para uma aventura emocionante e cheia de reviravoltas — tudo com muitos conteúdos, áreas únicas e desafios inesquecíveis.
2. Final Fantasy X (PS2) — 92
Aventura emocionante da série, FF X se destacou por apresentar um mundo semi-aberto bastante conectado com a jornada amorosa de Tidus e Yuna. Para restabelecer a paz na humanidade e evitar uma possível extinção, a dupla se reúne a antigos e novos aliados em uma trama cinematográfica e emotiva.
1. Final Fantasy IX (PS1) — 94
Com gráficos de destaque, em especial nas cenas de CGI, FF IX foi o último título da série nativo para PS1. Após serem contratados para sequestrar a princesa Garnet de Alexandria, bandidos se tornam guardiões e aprofundam o vínculo com a nobre para definir o destino do mundo.
Qual seu game favorito da franquia de RPG? Deixe sua opinião nos comentários!