O que a EA precisa melhorar para a chegada do EA Sports FC?
A publisher abandonará o nome FIFA em 2023 e muitas coisas podem tomar um novo rumo
A franquia FIFA ganhou muita relevância entre os amantes do futebol ao longo dos anos. Mesmo dividindo o cenário com Pro Evolution Soccer (PES), grande parte do público escolheu o game da EA como o preferido. Com EA Sports FC substituindo a IP clássica, os fãs podem sonhar com algumas melhorias.
É seguro admitir: hoje o principal foco da companhia se tornou o Ultimate Team, no entanto, o investimento em outros modos menos badalados e queridos pela comunidade não devem ser esquecidos. Junto disso, há rumores que caso se concretizem seriam uma adição e tanto para o game.
Dessa vez, não falaremos (novamente) que mais licenças seriam muito bem-vindas. Afinal de contas, já citamos isso em outros especiais e as especulações acerca da chegada do Brasileirão já estão circulando.
O que a EA precisa melhorar para a chegada do EA Sports FC
FIFA 23 tem “novos velhos bugs” — será que eles continuarão no EASFC?
FIFA 23 foi lançado em setembro, mas herdou uma série de problemas de seus antecessores. Não é por falta de reclamação, afinal de contas, muitos detalhes são levantados pela comunidade e, caso sejam corrigidos, deixariam o jogo em um estado bem mais aceitável.
Não estamos falando em termos de gameplay, mas, sim, de configurações. No PS4 e no PS5, se um dos controles descarrega no meio da partida, por exemplo, ao conectar um novo os comandos personalizados somem. De vez em quando, o sistema (não tão útil assim) de treinadores reativa sozinho, mesmo com as tarefas já concluídas.
Agora, resta saber se haverá um “carinho” a mais com EA Sports FC nessa nova fase.
Manter a melhoria do ambiente do Ultimate Team
O Ultimate Team se tornou um dos principais modos do fifeiro. Antes, era seguro afirmar que quem pagava pelos packs com cartinhas contava com uma maior vantagem sobre os demais jogadores. Isso ainda pode ser verdade, porém, as recompensas gratuitas e os sistemas de premiação têm funcionado para equilibrar essa equação.
A prova disso é a oferta de diversos Desafios de Montagem de Elenco interessantes e que oferecem jogadores fortes. Os times apontados como “meta” costumam ter vários atletas obtidos por lá, e não é preciso investir dinheiro real no game para isso, apenas dedicar seu tempo no cumprimento de tarefas específicas.
Se EA Sports FC continuar nesse caminho, mais pessoas devem engajar com a proposta. No FIFA 23, isso já mudou bastante:
Não esquecer do modo carreira
Há quanto tempo não vemos uma melhora significativa no modo carreira? Mesmo com a opção de controlar apenas um jogador ou agir como o coach, as interações ainda não estão tão boas assim. Nas duas últimas edições, a opção de criar uma equipe do zero foi um acerto, mas o gameplay offline tem perdido seu apelo.
Em EA Sports FC, uma fórmula para deixá-lo atraente para o público precisa ser estudada. Quem sabe o retorno de uma saga como a de Alex Hunter?
Modo História em EA Sports FC
A história de Alex Hunter não teve continuação, no entanto, foi bem divertida a opção de explorar os bastidores do mundo do futebol com o jovem. Quem sabe uma nova campanha com o próprio atacante ou um personagem inédito não seja uma boa, principalmente agora que o título chegou a uma geração de consoles mais poderosa?
O crossplay teve suas falhas no FIFA 23
FIFA 23 deu início à entrega de partidas entre plataformas, porém, escancarou um problema e tanto vindo da comunidade de PC. Em partidas competitivas e até mesmo nas não-ranqueadas, o número de hackers estava incomodando bastante até o início de 2023. Torçamos para esse problema não aparecer no EA Sports FC.
Continuar aprimorando os servidores
Em algumas situações, principalmente quando a Weekend League, agora chamada de finais do FUT Champions, a EA precisou estender a duração da competição por causa de problemas nos servidores. Quem se programava para jogar no final de semana, acabava sendo prejudicado por problemas nos servidores.
Caso os servidores de EA Sports FC se mantenham estáveis, essa será uma vitória e tanto para a comunidade. Sabemos que isso passa por diversos fatores, porém, ao longo dos últimos anos, a melhoria na conexão foi perceptível.
Crossprogressão e crossplay no Pro Clubs
Evoluir o seu personagem em duas plataformas diferentes é uma tarefa árdua. Infelizmente, quem ainda possui amigos no PS4 e joga no PS5 tem dois atletas virtuais diferentes. Diferente do UT, o seu progresso não é transferido de uma plataforma para a outra, o que acaba desanimando uma galera na hora da jogatina.
Além disso, o modo ainda não tem acesso ao crossplay, mas a EA já revelou ter planos para mudar isso. Vale ressaltar também que alguns rumores apontam para a adição de uma estrutura competitiva para o Pro Clubs. Sendo assim, nos resta esperar por mais novidades — e quem sabe até um banco de reservas para a modalidade.
Melhor integração do VOLTA
O VOLTA é uma alternativa divertida, mas não tão interessante quanto o FIFA Street. Mesmo com a integração com o Pro Clubs, os itens oferecidos na Loja Volta não trouxeram opções de personalização tão diferentes assim como o prometido.
A entrega de conteúdos funcionou no esquema de temporadas, alguns penteados e chuteiras especiais durante o período de Copa do Mundo chamaram atenção, e as tatuagens se saíram como principal ponto positivo. No EA Sports FC, é possível melhorar essa interação do modo com o restante do jogo.
Reconexão nas partidas
Partidas online nem sempre são tão estáveis assim, e há quem abuse de certas falhas do jogo para conseguir vitórias sabotando o sistema de ligas. Se a reconexão fosse uma opção nos modos online de EA Sports FC, o recurso talvez impediria esses malfeitores de avançarem nas colocações.
Atualização de um ano para o outro
Pagar pelo mesmo jogo todo ano para ter acesso a novos recursos de gameplay nem sempre é tão prazeroso assim. Se em 2023 sai o EA Sports FC, em 2024 sai o EASFC 2 ou o EASFC 24? Que tal se o jogo for o mesmo daqui pra frente e a comunidade pagar somente por um upgrade para ter acesso às funções de uma nova temporada?
EA Sports FC dificilmente chegaria como um título gratuito, então, a estratégia de deixar a sua abordagem como serviço mais ampla pode agradar parte da comunidade. Qual a sua opinião sobre isso? Comente abaixo!