Escritor de Dragon Age fala que roteiristas não eram valorizados na BioWare
Por um momento, a companhia teria colocado os escritores em uma posição vulnerável
David Gaider, chefe de narrativa de Dragon Age, se juntou ao protesto da guilda de roteiristas norte-americana. Em sua declaração divulgada no Twitter, ele relatou como a BioWare teria colocado os escritores da companhia em uma posição vulnerável, desvalorizando a importância deles na produção de um game.
Gaider hoje tem seu próprio estúdio (Summerfall Studios) e desabafou sobre o ocorrido com seus seguidores. De acordo com ele, os responsáveis por entregar as histórias, em determinado momento, não eram tão bem remunerados assim e nem tinham suporte do restante da equipe:
Even BioWare, which built its success on a reputation for good stories and characters, slowly turned from a company that vocally valued its writers to one where we were… quietly resented, with a reliance on expensive narrative seen as the "albatross" holding the company back.
— David Gaider (@davidgaider) May 3, 2023
Nos jogos, você vê essa atitude até de quem quer entrar no ramo. “Não tenho nenhuma habilidade real, não sei mexer com artes, não sei programar, então acho que vou me tornar um escritor? É melhor do que controle de qualidade!” Como se a escrita do jogo não exigisse nenhuma habilidade real nem desenvolvimento.
Até mesmo a BioWare, que construiu seu sucesso com base em uma reputação de boas narrativas e personagens, aos poucos se transformou de uma empresa que valorizava abertamente seus escritores para uma em que éramos os “vilões” que atrasavam o estúdio.
Ele continua o desabafo dizendo que chegaram a perguntar como a equipe poderia escrever menos para criar esses mundos fantásticos dos títulos. Isso foi pouco antes de o dev deixar o estúdio, em 2016.
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