Review

LEGO Star Wars: O Despertar da Força: Vale a pena?

por Thiago Lima
LEGO Star Wars: O Despertar da Força: Vale a pena?

Os bonecos e seus blocos de montar estão de volta aos games em mais uma de suas aventuras adaptadas do cinema. O lançamento da vez é LEGO Star Wars: O Despertar da Força, que chega com algumas novidades  e exclusividades para a franquia no PS4.

Mas, o que era bom foi mantido, fazendo do humor o ponto forte do game para contar mais que a história do filme, aproveitando-se de sátiras e os momentos importantes dos últimos episódios de Guerra nas Estrelas.

Uma versão da história

Mesmo com as tiradas engraçadas, o título consegue apresentar detalhes do filme, que podem ter passado desapercebidos por espectadores mais distraídos.

Já é possível perceber essa detalhamento logo no início da obra, quando um prólogo contextualiza a aventura da equipe de Skywalker, contando a parte final do Episódio VI da saga.

Lego-Star-Wars-Episodio-VI

Além disso, as novidades vem com o filme mais recente, quando abre-se o espaço para a assuntos menos representativos na telona, mas que ganham importância para o gameplay.

Por isso, O Despertar da Força, tem uma campanha de no mínimo 8 horas, com diversos níveis, passando cada fase do filme com complementos da mistura LEGO e Star Wars.

Diversidade na jogabilidade

Para contar a história, os personagens precisam lutar, atirar, pilotar e montar muitas peças. Esse formato faz com que o game tenha múltiplas formas de experimentação.

As pilotagens são destaques. Com comandos simples, as naves contam com os blasters e técnicas de fuga que não devem em nada aos jogos de naves clássicas de animação.

Também é possível pilotar em solo, como a moto de Ray, que auxiliam no transporte em algumas fases.

Esses e outros equipamentos podem ser montados ou desmontados, usando as peças disponíveis no cenário, que ajudam na solução de puzzles e nos combates, derrotando armas e escudos especiais.

Outro diferencial é o combate corpo a corpo, ganhando ares de jogos de tiro, nos quais é preciso se proteger, mirar e acertar os oponentes, mas agora usando blasters e a péssima mira dos Stormtroopers (muito bem representada) a favor da Força.

Lego-Star-Wars-Equipe

E tudo isso pode ser experimentado em dupla, já que outro jogador pode entrar durante o gameplay e participar da aventura, usando as habilidades dos outros personagens disponíveis para aquela fase. Um co-op local muito bem-vindo.

Sem falar no visual surpreendente

As batalhas, sejam terrestres ou espaciais, também impressionam pelo visual gráfico empregado. Caprichado ao ponto de se candidatar ao mais bem trabalhado de toda a franquia LEGO.

Lego-Star-Wars-Visual

Também nesse quesito, o detalhamento se destaca, cujo visual dos cenários e dos personagens são muito bem explorados, valorizando as marcas e empresas envolvidas.

Ainda assim, são perceptíveis alguns pequenos bugs de animação, que não interferem em nada na jogabilidade, no qual, com boa vontade, até colaboram para tornar o jogo ainda mais engraçado.

Fácil de jogar, bom de ver e fácil de entender

Assim como a jogabilidade não tem mistérios e as imagens são claras, O Despertar da Força é totalmente dublado em português, contando com a participação de atores do filme.

Simplificando o entendimento dos diálogos (os quais contém muitas dicas), fica mais fácil se aventurar nas batalhas e nos desafios dos puzzles.

Mas e aí? Tem lugar na biblioteca de jogos?

Montando todas as peças apresentadas até aqui, a conclusão é que LEGO Star Wars: O Despertar da Força é um jogo feito para qualquer tipo de jogador. Uma característica forte não só desse título, mas de toda a sua franquia.

Assim como em outros games LEGO, o desafio não é tão intenso (quando falamos em dificuldade e duração do gameplay), mas esse lançamento promete boas horas de diversão, inclusive para os players menos familiarizados.

O Despertar da Força se mostrou como um dos melhores jogo da franquia. Rico em detalhes e com enredo descontraído, criativo e oferece a possibilidade de participação de praticamente todos os personagens do filme.

Portanto, ao respeitar a proposta da franquia e apresentar novidades que melhoraram a experiência do jogador, o game leva o selo de recomendado, principalmente por conta de sua evolução criativa, que mesmo com um tema arriscado (devido ao carinho dos fãs de Star Wars), conseguiu uma excelente performance.

2 - Selo de Ouro

*O jogo foi cedido pela Warner Games para avaliação

Thiago Lima
Thiago Lima
Publicações: 450
Jogando agora: Nada no momento.
Assessor administrativo por formação e redator gamer por paixão. Entusiasta da PlayStation e fã de The Last of Us, Uncharted e PES.