Ubisoft trabalha em ferramenta de IA para dar suporte a roteiristas
Novo recurso da Ubisoft, anunciado durante o GDC 2023, se envolveu com polêmicas nas redes sociais
Durante a GDC 2023, a Ubisoft anunciou estar trabalhando em uma ferramenta de suporte a roteiristas. Intitulada de “Ghostwriter”, ela é baseada em inteligência artificial e promete inovar nos mecanismos de interação com NPCs em jogos e na criação de diálogos.
Segundo a publisher, o recurso não substituirá o capital humano e será aplicado essencialmente nas conversas de personagens não jogáveis. Basicamente, ela desenvolverá falas curtas de “figurantes digitais”, ditas apenas quando um personagem controlado pelo jogador passa por eles.
Apresentando o Ubisoft Ghostwriter, uma ferramenta de IA desenvolvida internamente que visa apoiar nossos roteiristas gerando o primeiro rascunho de nossos ‘latidos’ de NPC — as frases ou sons feitos por NPCs quando os jogadores interagem com o mundo do jogo. Esta ferramenta foi criada em conjunto com os roteiristas para criar interações NPC mais realistas, gerando variações em um diálogo.
Confira abaixo o trailer do recurso:
Ubisoft gera polêmicas com anúncio da IA
Após o anúncio, devs foram às redes sociais criticar a nova ferramenta de IA da Ubisoft. Segundo eles, o certo seria apostar em escritores humanos, mesmo que fosse mais custoso em alguns casos. “Como escritora, ter que editar scripts/diálogos gerados por IA parece muito mais demorado do que apenas escrever minhas próprias falas temporárias. Eu prefiro muito mais que os estúdios AAA usem qualquer orçamento que custe para fazer ferramentas como essa para contratar mais escritores”, comenta Alanah Pearce, da Santa Monica.
https://t.co/Qa2vEGgglM pic.twitter.com/ISFaEYoW5H
— golrab of the frost (@corybarlog) March 21, 2023
A Ubisoft não deu mais detalhes sobre quando a “Ghostwriter” será aplicada em seus jogos. No momento, a empresa segue contratando profissionais para atuar com o gerenciamento de IA.
O que você achou dessa tecnologia? Será que ela é prejudicial para a indústria? Comente!