Europa emite aviso antitruste para aquisição da Activision pela Microsoft
Negociação, com valores na casa de 69 bilhões de dólares, segue causando polêmica
Novo capítulo na novela da tentativa de aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft. Segundo o site Politico, a Comissão Reguladora da União Europeia teria emitido um aviso antitruste para a fabricante do Xbox. Ou seja, é mais uma decisão que pode atrasar o processo – depois de o FTC, dos Estados Unidos, já ter se posicionado inicialmente contra o negócio.
Em novembro, o órgão do Velho Continente relatou que iniciaria uma investigação mais profunda sobre a possibilidade de esta movimentação no mercado fazer mudanças significativas no cenário. Especialmente, claro, se a Microsoft decidiu que a série Call of Duty, uma das que mais vendem no mundo em todos os anos, passará a ser exclusiva das suas plataformas. A empresa, contudo, continua confiante em fechar o acordo.
“Estamos ouvindo cuidadosamente as preocupações da Comissão Europeia e estamos confiantes de que poderemos dar respostas satisfatórias a eles”, disse um porta-voz da empresa ao Político.
Vale lembrar que o planejamento inicial da companhia era de concluir o processo até junho deste ano. Porém, da maneira como tudo vem ocorrendo, não parece muito que isso vai acontecer.
Caso Microsoft e Activision nos Estados Unidos
A Microsoft solicitou o comparecimento da Sony à corte da Federal Trade Commission (FTC), órgão dos EUA onde a aquisição da Activision Blizzard continua sendo discutida. A dona do PlayStation teria de responder no dia 17 de janeiro, no entanto, pediu uma extensão até o dia 27 do mesmo mês para se preparar.
Ainda falando sobre os prazos, a companhia responsável pelo Xbox tem até 7 de abril para elaborar uma estratégia de defesa. Os advogados esperam que a publisher japonesa, uma das principais empresas que se mostraram contra a fusão da Activision e da Microsoft, compartilhe informações requisitadas durante a audiência.
Vale lembrar que essas negociações devem se estender mais um pouco. O veredito da FTC pode chegar somente em 2024. Afinal de contas, a Microsoft terá uma sessão “final” com o júri administrativo somente em 2 de agosto, segundo a agenda divulgada anteriormente pelo órgão. Saiba mais aqui.