Especiais

God of War Ragnarok: como é a Thrúd da mitologia nórdica?

Filha de Thor é citada por diversas vezes nos poemas antigos

por Jean Azevedo
God of War Ragnarok: como é a Thrúd da mitologia nórdica?

Um dos novos rostos de God of War Ragnarok que mais chamaram a atenção do público foi Thrúd, a filha de Thor. Ela é citada por diversas vezes na mitologia nórdica, no entanto, a personagem é bem diferente de sua “versão original” na história contada pela Santa Monica Studio.

Cuidado, alguns spoilers sobre a narrativa do game serão comentados abaixo.

thor em god of war ragnarok
(Fonte: Santa Monica)

O nome Thrúd significa “força e poder” no nórdico antigo, e isso reflete bastante na personalidade da jovem guerreira. Isso pode ser observado tanto no jogo quanto em sua descrição nas Eddas, poemas que têm como base as histórias compartilhadas pelos povos da região e escritos por eruditos que preservaram estes contos.

Várias referências como o Ragnarsdrápa (poema de Ragnar), escrito por Bragi Boddason no século IX, apresentam detalhes da deusa — nesse, ela é raptada por um gigante e é salva por Magni, seu irmão, e Thor. Em outros, apenas mencionada brevemente como filha de Sif (em Skáldskaparmál) e Thor.

Thrud God of War Ragnarok Mina Sundwall
(Fonte: Santa Monica)

Sobre a sua divindade, a Thorsdottir era reconhecida por ter a força de seu pai, mas ao contrário dele, era uma pessoa muito gentil. Sua aptidão com a flora e a fauna, além de seu poder de viajar no tempo e conseguir interpretar sonhos, faziam dela uma guerreira formidável, como apontado pelos sites GameRant e Berloga Workshop.

Thrud Artstation
(Fonte: YasenStoilov/Artstation)

Thrud é também o nome de uma das guerreiras citada nos contos de Grímnismál (A balada de Grímnir), uma das Eddas em verso mais importantes daquela mitologia. Não se sabe ao certo se ela e a deusa seriam a mesma pessoa, porém a Santa Monica resolveu juntar as coisas, com a jovem filha de Thor sonhando em ser uma valquíria.

Quanto aos relacionamentos, ela foi bastante cobiçada em Alvíssmál (“A Balada de Alvis), que conta a história do anão Alvis e de sua tentativa de ter a deusa como noiva. Para convencer Thor e os outros Aesir, ele se comprometeu a responder uma série de perguntas, e caso cumprisse isso, teria a jovem como seu par.

Alvis e Thrud
Thrúd e o anão Alvis (Fonte: Nordic Culture/Skjalden)

Obviamente, Thor não concordou com isso. Os anões têm uma fraqueza na mitologia nórdica: a luz do Sol. Para estragar os planos de Alvis, o deus do trovão o enrolou até o amanhecer, e o pretendente de Thrúd acabou virando pedra.

Se Skjöldr, um dos humanos levados para Asgard por Odin, for mesmo apaixonado por Thrúd, é uma boa hora para demonstrar tais sentimentos. Ao menos não será o deus do trovão que dará um fim ao relacionamento.

A Thrúd de God of War Ragnarok é melhor?

Como vimos no final de God of War: Ragnarok, Thrud foi bem participativa no fechamento da mitologia nórdica. Ela lutou ao lado de Kratos, enfrentou Odin, e ainda foi digna o suficiente para erguer o Mjolnir.

Thrud em God of War Ragnarok

Assim como nas Eddas, ela sobrevive ao apocalipse, mas os contos não a apontam como uma personagem importante dessa guerra.

O seu futuro é uma página em branco para a Santa Monica explorar em possível próximo jogo ou DLC. Para onde ela foi? Como ficará sua amizade com Atreus? Será que a veremos como uma Valquíria em algum momento?

Atriz de Thrúd fala sobre sua experiência em God of War: Ragnarok

Mina Sundwall, a atriz de Thrúd em God of War Ragnarok, classificou a experiência com o jogo da Santa Monica como algo muito positivo. Para interpretar a deusa, ela disse que “andava como se tivesse aqueles bíceps” no set de filmagens. Saiba mais aqui!