Medo! 10 jogos de terror clássicos que marcaram época no PS1
Com muitos jogos considerados "pais do terror", o PS1 trouxe experiências assustadoras para os fãs
Era de ouro dos jogos de terror, os anos 1990 mostraram aos fãs do gênero como era possível combinar mecânicas interativas com elementos clássicos do cinema de horror. Além de apostarem em histórias perturbadoras, estúdios transformaram o ambiente digital em palcos para verdadeiros sustos com obras que inspirariam o futuro dos videogames.
Resident Evil, Silent Hill, Clock Tower… Esses são apenas alguns exemplos de séries que levaram a violência e a abordagem psicológica ao PlayStation. Confira abaixo os principais jogos de terror da plataforma e descubra como eles foram capazes de incentivar gerações de fãs a curtirem o gênero:
Jogos de terror clássicos do PS1
Resident Evil 3: Nemesis
Lançado em 1998, Resident Evil 3: Nemesis elevou a capacidade gráfica do PS1 ao máximo, se tornando um dos jogos de terror mais influentes de todos os tempos. A nova trama da franquia de survival horror introduziu o vilão Nemesis e expandiu o conceito de tensão através da atmosfera e dos sustos.
Resident Evil 2
Estreia de Leon Kennedy, Ada Wong e Mr. X na franquia, Resident Evil 2 é um clássico de survival horror que inovou ao contar uma trama através de duas perspectivas. O game trouxe evoluções consideráveis em relação ao título anterior e se destacou por tornar as mecânicas de jogabilidade mais sutis.
Nightmare Creatures
Game de ação e horror inspirado na arte gótica, Nightmare Creatures é o mais próximo que existiu de Bloodborne durante a primeira geração do PlayStation. Repleta de pesadelos, Londres está dominada por um culto de adoração ao diabo e força a ascensão de guerreiros protetores da humanidade.
Silent Hill
Pai do horror psicológico nos videogames, Silent Hill levou os fãs de jogos de terror para uma experiência sem precedentes. Em uma cidade abandonada, Henry Mason deve salvar sua filha, sem saber que será levado à perdição em meio a cenários perturbadores, criaturas macabras e um culto.
Echo Night
Desenvolvido pela FromSoftware, Echo Night é um jogo de aventura e suspense lançado em 1998. Sob perspectiva em primeira pessoa, o explorador Richard Osmond viaja a uma terra remota para investigar o naufrágio do navio Orpheus, onde seu pai acabou desaparecendo. Ao chegar lá, ele descobre que entrou em uma trama temporal onde fantasmas insistem em permanecer no plano terreno.
Dino Crisis
Em 1999, a Capcom lançou uma aventura que chamou a atenção por equilibrar mecânicas de ação com o clássico horror de sobrevivência. Em uma ilha isolada, a agente especial Regina investiga casos estranhos envolvendo ataques de seres pré-históricos e vê, em uma fuga intensa, a única chance de escapar com vida.
Alone in the Dark: The New Nightmare
Alone in the Dark: The New Nightmare trouxe uma experiência profunda para o PS1 e com recursos de investigação. Seu destaque fica por conta da sensação de perigo iminente e da atmosfera hostil e silenciosa, exigindo que os jogadores sempre estejam atentos.
Koudelka
RPG da série Shadows Hearts, Koudelka combina resolução de quebra-cabeças, exploração e combate por turnos e uma campanha cheia de reviravoltas. Seus detalhes de cenário, câmeras, planos de fundo e gameplay com bastante backtracking trazem inspirações da franquia Resident Evil.
Parasite Eve
Um dos jogos de terror clássicos mais conhecidos pelos fãs, Parasite Eve é baseado no livro homônimo e foi desenvolvido pela antiga Squaresoft. Bem recebido pela crítica, o game acompanha a detetive Aya Brea, que inicia uma missão para detectar e eliminar Eve, uma proeminente espécie alienígena.
Clock Tower
Jogo de terror point and click para PlayStation, Clock Tower é um horror psicológico baseado no medo e na insanidade. Além de apresentar um dos antagonistas mais marcantes das primeiras gerações, o título formalizou os games de perseguição e contribuiu com a expansão da categoria nos consoles.
Desses games, qual mais lhe traz sentimentos de nostalgia? Você acredita que os jogos de terror evoluíram, em relação à essência, nessas últimas gerações? Comente!