Adeus FIFA velho, feliz EA Sports FC novo: 2023 inicia nova era na série
Pela primeira vez desde 1993, um game de futebol com a marca da entidade máxima do esporte não vai ser lançado
Desde 1993, nunca houve um ano sem um game de futebol da FIFA. Até agora. Exatamente 30 anos depois, em 2023, a parceria da EA Sports com a entidade máxima do esporte chega ao fim. Não teremos um FIFA 24 sendo revelado no EA Play em junho. Adeus, FIFA velho. Feliz EA Sports FC novo.
Claro, ainda vai demorar até isso acontecer. FIFA 23 viveu um grande momento com a Copa do Mundo do Qatar, vai ter ainda a Copa do Mundo Feminina e está naquele período que todo apaixonado pelo Ultimate Team gosta, com os jogadores TOTY (Team of the Year). Mas é impossível negar que a virada de ano gera sentimentos mistos.
Por um lado, o saudosismo e as memórias de uma franquia que ficou ao lado de muita gente por décadas. No caso de quem vos escreve, desde o início. Um dos meus primeiros jogos de videogame foi FIFA International Soccer. Desde o review até o fim deste ciclo, certamente várias coisas passam pela cabeça. Vai deixar saudade?
A resposta é o outro lado da moeda. Com EA Sports FC, há esperança de dias melhores. De novidades. De um possível trabalho que já pode estar sendo feito há algum tempo, e não só naquelas modificações que parecem meio corridas de ano após ano. E é possível olhar para o passado para se inspirar para o futuro.
Por isso, o MeuPS buscou no Metacritic os cinco mais bem avaliados FIFAs de todos os tempos, além de fazer umas menções honrosas por puro gosto pessoal (e que espero que todos concordem).
Quadrado Mágico
FIFA 10, FIFA 11, FIFA 12 e FIFA 13. O quadrado mágico da franquia. Em um período onde a rivalidade com o Pro Evolution Soccer ainda era acirrada, a EA Sports acertou em quatro títulos seguidos, que ocupam o Top 4 da série, segundo as notas do MC.
FIFA 10 tem média 91, o que faz dele o oitavo melhor jogo da história da EA no site. Mas por que essa aclamação? Parece que tudo combinou. Trilha sonora, gameplay, gráficos para a época, além de uma grande melhoria para os jogadores que curtem o Modo Carreira como Técnico.
O segundo colocado da lista é o FIFA 12, que trouxe a função Tactical Defending, tornando a marcação algo mais realista do que nunca na franquia, além dos dribles mais curtos e precisos. Sua nota é 90. A mesma de FIFA 13, visualmente incrível e que repaginou o Ultimate Team e inaugurou as Temporadas.
Depois vem o FIFA 11, que pessoalmente, é o meu favorito dos quatro. A jogabilidade era bem agradável, com os movimentos ofensivos fluindo bem, jogadas aéreas funcionando e modo online bem divertido. Sua média para o Metacritic é de 89.
FIFA 2003 e menções honrosas
Para fechar o Top 5, um título que completou duas décadas no ano passado: FIFA 2003. O título marcou uma baita evolução em ambientação na série, com gráficos melhores, comemorações, torcidas mais presentes… No gameplay, entregou o necessário, mas todo o trabalho além disso fez com que se tornasse inesquecível. Nota 88 no Meta.
Um detalhe curioso é que nenhum FIFA do PlayStation 4 em diante aparece entre os primeiros colocados. Agora, indo paras menções honrosas, dois títulos “mais recentes” que fizeram sucesso foram FIFA 14 e FIFA 17, que também têm boas notas, 87 e 85, respectivamente.
O primeiro teve o baque gráfico da ida pro PlayStation 4 – de um modo que ainda não vimos tão claramente no PS5 (quem sabe no EA Sports FC). O segundo é uma aula de futebol. FIFA 17 é, talvez, o melhor gameplay da história da franquia. Tudo parecia correto.
As jogadas “de verdade”, que são feitas em campo, pareciam estar sendo reproduzidas muito bem no jogo. Ao contrário do que aconteceu na enorme maioria dos jogos que vieram depois dele, com muitos exploits e lances irreais, como o El Tornado do FIFA 19 e o chute de trivela do FIFA 23.
FIFA 23 que, aliás, antes das famosas e temidas atualizações, era um baita jogo. O melhor desde o FIFA 17 com certa tranquilidade. Contudo, os updates acabaram fazendo com que ele tenha se tornado quase um novo FIFA 22. Ainda assim, é melhor do que o período entre FIFA 19 e FIFA 21.
Voltando muitos anos atrás, houve uma tríade de respeito: FIFA 97, com a inclusão de um modo de futsal que não seguiu na série, mas pode ter sido a inspiração pro VOLTA de hoje em dia, FIFA 98, com a inesquecível caminhada para a Copa do Mundo, e FIFA 99 e a melhor trilha sonora de abertura da história dos games.
Aprendizados para EA Sports FC
Os 30 anos de FIFA, certamente, trazem aprendizados importantes para EA Sports FC. O que mais importa para os jogadores? O que eles realmente querem ver em um jogo de futebol? Sugerimos alguns tópicos rápidos:
- Gameplay como o de FIFA 17 e do primeiro momento de FIFA 23;
- Gráficos apurados e ambientação com o clima do jogo, como no FIFA 22 e no FIFA 23;
- Conteúdo no Ultimate Team como o de FIFA 22 e FIFA 23, extenso e variado;
- Muito menos pay-to-win do que FIFA 23, que parece ter ido para um caminho perigoso;
- Modo Copa do Mundo do FIFA 98, com convocações e eliminatórias, era muito mais divertido;
- Trilha Sonora com canções do momento e também clássicos;
- Olhar para o período entre FIFA 10 e FIFA 13 para ver o que deu certo.
Também fizemos um artigo especial com algumas melhorias específicas que queremos ver no novo jogo de futebol. Clique aqui para conferir e Feliz EA Sports FC novo!