Barco, culto, Lou, Higgs: detalhes e teorias do trailer de Death Stranding 2
Fãs de Kojima já começaram a fazer o que fazem de melhor: investigar todas as pistas no vídeo do próximo game
Uma nota. Não era “Qual é a música?”, mas foi o suficiente para identificar que viria um anúncio da sequência de Death Stranding no The Game Awards 2022, na última quinta-feira (8). O primeiro assobio do já lendário BB’s Theme bastou para empolgar milhões de fãs em todo o mundo. Sim, Death Stranding 2 é real (mesmo que com título provisório). E agora, lá vamos nós de novo com as teorias, né?
Quem viveu os anos de espera pela primeira aventura de Sam Porter Bridges sabe muito bem do que estamos falando. Desde que o bumbum de Norman Reedus apareceu naquela E3 2016, nossas vidas não foram mais as mesmas. A cada evento, mais expectativa. A cada trailer, mais pistas, investigações e teorias. Alguma dúvida de que irá ser exatamente assim com DS2? Só tomara que não demore tanto para ele ser lançado…
Chegou a hora! O que será que o primeiro trailer de Death Stranding 2, em seus pouco mais de 4 minutos de duração, pode indicar para o futuro de Sam, Fragile, Lou, Higgs (?), Amelie (?) e todos os envolvidos na nova trama? O MeuPS reúne aqui alguns dos principais detalhes e teorias iniciais sobre o game. Obviamente, há spoilers do primeiro Death Stranding aqui, então prossiga por sua conta e risco. E se quiser entrar na brincadeira, recomendamos participar do subreddit de Death Stranding clicando aqui.
Lou?
A primeira questão é sobre a bebê do início do vídeo. Sim, de novo nenês têm importância fundamental no enredo. E aqui há vários pontos importantes. De cara, ela tem um par de asas nas costas. Parecem de brinquedo, mas será que indicam algo mais?
Um pouco mais pra frente, vemos a neném, aparentemente, morrendo após sofrer um acidente no monociclo pilotado por Fragile. E ali vemos também um BB meio sinistro – com o líquido quiral escorrendo pelos olhos de forma parecida com o que acontece também com a própria personagem que é interpretada por Léa Seydoux.
Será que o bebê realmente morre? Será que se trata de um pesadelo? Pode ser alguma forma de realidade alternativa? Ou talvez um flashback? Ou Lou também consegue voltar da morte como Sam?
De certo mesmo, pelo menos ao que tudo indica, é que ela é mesmo Louise, BB resgatada por Sam no fim de Death Stranding. Basta dar uma olhadinha mais de perto… Especificamente na parte inferior do babador:
Agora, a grande questão é: se realmente trata-se de Lou, faria sentido morrer tão cedo? Por tudo o que ela significa? Ou é mais um caso de ela, assim como Sam, poder voltar do mundo dos mortos, da Praia, depois de acontecimentos assim? Seria o mais provável, especialmente por todos esperarem que Elle Fanning tenha entrado no elenco do jogo justamente para ser uma versão adulta de Louise.
Fragile curada e Sam velho?
Não dá para falar da neném sem mencionar Fragile, que aparece cuidando dela, e Sam, seu “pai”. Só que Fragile parece curada de seus DOOMS enquanto Sam tem cabelo branco. E mais do que isso, parece haver “duas versões” de Fragile – que podem ser só visuais um pouco diferentes mesmo, ou então algo além disso.
A primeira, curada, com uma roupa casual e vivendo uma jornada de Sam no primeiro jogo. A segunda, com sua roupa tradicional, lembra bem mais aquela mulher misteriosa que conhecemos em Death Stranding – e ela parece estar com um pod de BB, quase cortado da imagem abaixo. Isso gera perguntas que vão do timing das cenas até possíveis diferentes realidades.
Vem aí um multiverso porter? Afinal, ele meio que já existe, né? Afinal, todos jogam com Sam em seus próprios games, mas estão conectados, no primeiro “strand game” de todos os tempos, segundo Kojima.
Sobre Sam, o detalhe é que só seus cabelos parecem ter envelhecido. O corpo está igual (dessa vez não teve bumbum). Efeito de ter sido um BB? Do trauma? De um retorno da Timefall? Ou, quem sabe, de uma morte? As apostas são bem variadas, mas, como de costume, não dá pra cravar nada.
Project Ocean
“Sam, conheça minha tripulação”, diz Fragile enquanto um mega barco surge das profundezas de um “mar quiral”. A frase e a cena em si geraram milhões de especulações. A começar pelas referências ao mar. Navegar é preciso?
Vamos recordar: um suposto vazamento em setembro já dizia que DS2 estava em produção, com um nome interno de “Project Ocean” na KJP. O mar já teve um certo protagonismo no primeiro jogo, né? Afinal, a “Praia” era um local que tinha suma importância no jogo.
Com atenção ao trailer de DS2, vemos também a água aparecendo em vários aspectos, como golfinhos no brinquedinho de Lou logo no início e os tentáculos de uma espécie de polvo em um BB-Pod, além do principal: uma das marcas novas, revelada anteriormente por Hideo Kojima nas redes sociais, parece ser uma criatura marinha monstruosa.
E essa marca está no barco/nave de Fragile com um título bastante sugestivo: Magellan. Nome de uma sonda espacial da NASA, batizada em homenagem ao navegador Fernão de Magalhães – o primeiro a dar uma “volta ao mundo” com um barco. Se isso não for uma dica, eu sou uma lata de energético Monster.
Somando isso às referências ao espaço do primeiro jogo (você poderá ir aonde quiser, BB, até à lua) e ao Ludens, que representa a KJP, ser um astronauta… Vem aquela expectativa por irmos para outro(s) planeta(s). De novo. Mas vale lembrar que isso não rolou em Death Stranding e frustrou uma galera. Será que é só zoeira do Kojima ou agora vai?
Mas voltando pro oceano… Outra marca aparece: Drawbridge. Aparentemente, substituindo a antiga Bridges. E a tradução de Drawbridge é aquela ponte levadiça, sabe? Que pode ser levantada para um barco passar? O mais provável aqui é que haja uma forma de “navegar” pelos mares de líquido quiral, talvez viajando entre o mundo físico e as Praias.
A seita que dói menos
Uma espécie de “imagem santificada” de Amélie, uma sequência de pessoas de vermelho caminhando no que parece uma peregrinação (que parece na Lua, mas também pode ser numa Praia, vai saber), uma espécie de caixão/BB Pod gigante… Até o final com uma figura bastante misteriosa (ou não) tocando uma guitarra maligna e com uns soldados robôs malucos.
Essa é a sequência de fatos que parece “mais óbvia”, pelo menos para toda a galera que está analisando o trailer mais a fundo. Ao que tudo indica, Amélie, que era uma Entidade de Extinção, parece ter se tornado uma divindade. E um detalhe agora no áudio: quem narra o trailer é Troy Baker, que interpreta Higgs no game.
O que parece é que Higgs foi trazido de volta da Praia de alguma forma e está como parte desse culto – sendo a tal figura misteriosa do final, simulando Amélie de alguma forma. Com o colar dela, com um estilo de cabelo bem parecido… Mas, na verdade, a teoria é de que seria Higgs, que voltará ao mundo para tentar terminar a “sexta extinção”. Que a própria Amélie disse ser inevitável no primeiro jogo.
Não sei se vocês lembram, mas… Quando você vai queimar o corpo de Bridget no Death Stranding, os órgãos principais dela não vão junto. Agora, dá uma olhadinha nesse personagem misterioso com calma.
Deveríamos ter nos conectado?
Primeiro, nos conectamos. Mas deveríamos? Essa é a grande questão sobre o jogo. Que aparece escrita no trailer. Vale lembrar que Hideo Kojima disse que reescreveu a história do jogo por conta da pandemia. Em outro ponto, há também uma frase que diz que “ninguém deveria passar por uma perda dessas” – algo que parece destacar que Lou morreu e Sam perdeu mais um bebê.
Outro ponto interessante é que a campanha publicitária do jogo começou antes de seu anúncio oficial, com imagens e frases misteriosas, que agora fazem sentido e parecem ser relacionadas aos personagens. “Quem sou eu?” para Elle Fanning, ou Lou, que possivelmente foi raptada por Higgs e companhia ou então é perseguida por ter algum tipo de poder diferente? “Por que eu?” para Norman Reedus, ou Sam, e isso é autoexplicativo, né?
Algo que chama a atenção é o tom mais avermelhado de tudo. No trailer, no pôster com Fragile e Lou, nessas imagens de divulgação… Sangue? Perigo? Algo que lembra bastante o tormento pelo qual Cliff Unger (Mads Mikkelsen) passou no primeiro jogo. Mas também o vestido de Amélie e a cápsula de BB que o Higgs usava… Tem algo aí, não tem?
Death Stranding 2: o que vem aí?
Aqui e aqui você encontra bons posts, em inglês, no Reddit, que trazem algumas dessas informações e outras teorias, além de comentários da comunidade. E neste link também tem uma thread bacana, em português, do usuário Jonathan Bastazini no Twitter. Resta agora esperar a análise do Python no YouTube (o cara que mais faz observações interessantes sobre trailers de jogos no mundo) e as próximas dicas de Hideo Kojima.
Sim, começou tudo de novo. Será que dessa vez a Sexta Extinção vem?