Listas

Copa do Mundo: inspirações da Konami para criar Allejo e outros craques

Além de Allejo, Fontana, Paco e Gomez foram inspirados em craques do Brasil

por Jean Azevedo
Copa do Mundo: inspirações da Konami para criar Allejo e outros craques

É época de Copa do Mundo e não tem como não falar sobre International Superstar Soccer. Seja numa brincadeira ou outra, um meme compartilhado nas redes sociais ou numa conversa com os amigos, quem se diverte nos gramados virtuais sempre lembra de um craque brasileiro: Allejo.

Allejo, junto de outros diversos nomes da Seleção Brasileira do clássico jogo de futebol, foi inspirado em um craque da vida real. Recentemente, a Konami voltou a tocar no assunto e revelou a verdadeira identidade do artilheiro canarinho: ele representa ninguém menos que Bebeto.

Allejo Copa do Mundo

Bebeto já foi campeão da Copa do Mundo ao lado de outros grandes jogadores. Alguns deles também serviram de inspiração para a criação de Gomez, Fontana e Paco dentro do International Superstar Soccer. Abaixo, você saberá quais os atletas por trás de cada um desses avatares. Segue a lista:

Allejo — Bebeto (Campeão da Copa do Mundo em 1994)

Apesar de ter começado sua carreira profissional no Bahia, Bebeto transferiu-se pouco tempo depois para o Vitória, rival do tricolor, onde acabou estreando em 1982. Dali, José Roberto Gama de Oliveira foi para o Flamengo, pouco tempo após Zico ir jogar na Udinese.

Um de seus grandes momentos com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo, além do título, foi sua comemoração após marcar contra a Holanda embalando uma criança, homenageando seu filho Mattheus, que também jogou no rubro-negro carioca.

Gomez — Romário (Campeão da Copa do Mundo em 1994)

O companheiro de Allejo no International Superstar Soccer é Gomez, ou o nosso querido Romário, carinhosamente apelidado de “peixe”, “baixinho” e muito mais opções. O atleta jogou no Flamengo, Fluminense, Vasco e no América, seu clube de coração, além de encantar a Europa com as camisas do Ajax e do Barcelona.

Abaixo, você pode conferir todos os gols do marrento camisa 11 brasileiro ao longo de sua trajetória na Copa do Mundo de 94:

Fontana — Raí (Campeão da Copa do Mundo de 1994)

Raí jogou profissionalmente por 17 anos. Sua carreira começou no Botafogo de São Paulo, onde seguiu para a Ponte Preta e logo em sequência para o São Paulo F.C., onde se consagrou após ganhar duas Libertadores da América e um Mundial Interclubes — e também conquistou muitas taças pelo PSG.

Na Seleção Brasileira, além do Panamericano de 1987, ele é outro campeão da Copa do Mundo que virou atleta no jogo clássico de futebol. Nos gramados virtuais do International Superstar Soccer, Raí é o Fontana.

Paco — Ricardo Rocha (Campeão da Copa do Mundo de 1994)

Sem gols com a amarelinha, Ricardo Rocha foi o zagueiro titular da campanha de 1994 — até se machucar contra Rússia no jogo de estreia. Apesar de ter atuado somente por 69 minutos no torneio, ele foi lembrado pela Konami e é representado por Paco dentro do game.

Redonda — Maradona (Campeão da Copa do Mundo de 1986)

Diego Maradona faleceu em 25 de novembro de 2020, mas seu legado na Copa do Mundo será lembrado. No Internacional Superstar Soccer, o responsável pelo famoso “La Mano de Dios” é Redonda, no elenco da Argentina. Se você nunca viu o lance, confira abaixo:

Capitale — Batistuta 

Esse é um dos primeiros da lista a não ganhar nenhuma Copa do Mundo. O argentino Batistuta é conhecido como Capitale no jogo clássico de futebol. O atacante já foi considerado o “Bola de Bronze” da FIFA em 1999 e construiu uma história de respeito na Itália, principalmente na Fiorentina.

Dubois — Youri Djorkaeff (Campeão da Copa do Mundo de 1998)

O meia-atacante francês Youri Djorkaeff também teve uma versão virtual no título. Ele encerrou sua carreira em 29 de outubro de 2006, mas quem ainda tem uma cópia do game pode encontrá-lo com o seguinte nome: Dubois. Em nove anos vestindo a camisa de seu país, fez 26 gols em 82 partidas.

https://www.youtube.com/watch?v=gB19Q1d8Hbc

Kolle — Lothar Matthäus (Campeão da Copa do Mundo de 1990)

O primeiro nome alemão de nossa lista é Kolle, mais conhecido no mundo real como Lothar Matthäus. Além de levantar o caneco de campeão do mundo em 1990, ele fez história com a camisa do Bayern de Munique, conquistando a Copa da UEFA (atual Liga dos Campeões) com os bávaros em 1996.

Van Wijk — Gullit 

O holandês Gullit, ao lado de Rijkaard e Van Basten, encantou o mundo jogando de volante e é reconhecido por seu grande poder de decisão. Em finais, costumava decidir as partidas deixando o seu gol — mas parece que não deu a mesma sorte na Copa. No International Superstar Soccer, ele é conhecido como Van Wijk.

Premoli — Maldini  

Outro grande nome que não conseguiu conquistar a Copa do Mundo. Paolo Maldini jogou quatro mundiais (1990, 1994, 1998 e 2002), mas não se sagrou campeão em nenhuma delas. Em 2006, a Itália enfim mostrou ao que veio e levantou o caneco. Dentro do game, Maldini é o zagueiro Premoli.

No vídeo abaixo, o atleta tem 36 anos e exibe sua experiência ao marcar o jovem Cristiano Ronaldo, de apenas 18 anos.

Fidrini — Del Piero (Campeão da Copa do Mundo de 2006)

Se Maldini acabou ficando de fora de sua quinta Copa pela Itália, com Del Piero a coisa foi bem diferente. A atacante do elenco do técnico Marcello Lippi disputou os torneio de 1998 e 2002 para, em sua terceira tentativa, marcar seu nome na história. No International Superstar Soccer, ele é Fidrini.

Paz — Luís Figo

O meio-atacante português já foi eleito o melhor do mundo em 2001, porém, a única Copa do Mundo que tem na carreira é a Sub-20 pela Seleção Portuguesa em 1991. Seu melhor resultado no torneio foi quando, como capitão, chegou até as semifinais. Dentro do game, seu nome era Paz.

Jenkins — Ian Rush

O País de Gales também tem um representante na nossa lista. Duas vezes campeão da Liga dos Campeões da Europa e cinco vezes da Premier League, todos pelo Liverpool, Ian Rush é Jenkins em International Superstar Soccer. Não venceu nenhuma Copa do Mundo, mas foi o futebolista do ano em 1984.

Curtiu saber mais sobre a história de Allejo e outros craques do International Superstar Soccer? Conta pra gente nos comentários!