Notícias

Opinião: com grande evento, EA Sports reforça investimento no futebol feminino

Empresa reuniu atletas, dirigentes, criadores de conteúdo e desenvolvedores no Women’s Football Summit

por Thiago Barros
Opinião: com grande evento, EA Sports reforça investimento no futebol feminino

Londres, Inglaterra Uma nova era pro futebol feminino. É isso o que a EA Sports pretende ajudar a construir nos próximos anos. E os primeiros passos para isso já foram dados. Depois de lançar um FIFA 23 mais autêntico do que nunca para as mulheres, a companhia organizou o Women’s Football Summit, para discutir a importância da modalidade e revelar como quer participar desse crescimento.

O MeuPlayStation foi convidado para o evento (confira aqui um resumo nas nossas redes sociais), realizado na noite da última terça-feira (18), na capital britânica. Contando com a presença de atletas da Seleção da Inglaterra, campeã europeia, Sam Kerr, estrela do Chelsea e capa do jogo, e ainda dirigentes, ex-atletas, criadores de conteúdo e representantes da própria EA Sports, o Summit serviu para reforçar a intenção da empresa em firmar parcerias com o futebol feminino e para revelar dois importantes passos para o futuro.

Evento abordou novos investimentos da EA Sports no futebol feminino (Foto: Mark Robinson/EA Sports)
Evento abordou novos investimentos da EA Sports no futebol feminino (Foto: Mark Robinson/EA Sports)

Primeiro, a aquisição da licença da UEFA Women’s Champions League. Isso mesmo. Ainda em FIFA 23, a maior competição de clubes do futebol feminino do planeta vai estar no jogo – assim como já acontece com a masculina. E depois a criação de um fundo de investimento no esporte, de 11 milhões de dólares, para a próxima temporada. O objetivo é fazer com que o EA Sports FC, que vai substituir o que seria o FIFA 24, tenha uma experiência ainda mais autêntica, com mais jogadoras, equipes e campeonatos.

“A EA SPORTS está no epicentro do fandom global de futebol e reconhecemos o papel que temos em representar e elevar a diversidade e a participação no esporte”, disse Andrea Hopelain, Vice-Presidente Sênior de Marca da EA SPORTS. “O nosso compromisso se estende além do campo no mundo virtual e real. O Starting XI Fund reforça nossa dedicação à autenticidade e representação incomparáveis em nossos jogos e também mostra nosso foco em sermos agentes de mudança para o futuro do esporte”.

A disposição da EA Sports fazer algo desse tamanho, é mais um passo bem importante para a consolidação do futebol feminino global. Havia pessoas de diversos locais do mundo, dos mais variados níveis de relação com a modalidade. Todos reunidos em um belo espaço na capital de um dos países onde as mulheres estão cada vez mais em foco no futebol. Foi um golaço da empresa. Que agora faz um apelo: quer mais gente nessa jornada.

Troféus de ligas foram exibidos no evento da EA Sports (Foto: Mark Robinson/EA Sports)
Troféus de ligas foram exibidos no evento da EA Sports (Foto: Mark Robinson/EA Sports)

“Estamos muito satisfeitos em ver a UEFA Women’s League ser integrada no EA SPORTS FIFA 23”, revela Nadine Kessler, Chefe de Futebol Feminino da UEFA. “Parece um ajuste natural para a melhor competição de clubes femininos do mundo fazer parte do principal jogo de simulação de futebol do planeta. Este é outro grande passo no jogo feminino e uma plataforma adicional ideal para as atletas femininas que contribuem para o seu sucesso”.

E não deve ser difícil de encontrar parceiros dispostos a isso. Afinal, pelos últimos 30 anos, a empresa foi uma referência na transição do futebol masculino real para o virtual e tornou-se uma marca top of mind entre os amantes do esporte. É impossível não ver o mesmo acontecendo no feminino.

Por um futuro ainda mais feminino

A força de marketing que a EA tem, a sua enorme base de jogadores e, claro, todo o know-how de licenciamento e de produção dos jogos, sem dúvidas, acrescenta muito. E a expectativa para o EA Sports FC e para os próximos anos não poderia ser melhor.

Sam Kerr esteve no evento da EA Sports (Foto: Mark Robinson/EA Sports)
Sam Kerr esteve no evento da EA Sports (Foto: Mark Robinson/EA Sports)

Para alavancar o futuro, a companhia comprometeu um investimento de US$ 11 milhões, que incorporará investimentos em jogos, ligas, clubes e atletas para continuar a elevar o futebol feminino.

A EA Sports também anunciou que, a partir de 2023, financiará um programa de estágio de futebol feminino com cada novo parceiro de liga feminina, além dos já existentes, projetado para inspirar e capacitar jovens mulheres de diversas origens a se envolverem no mundo do futebol.

Copa do Mundo feminina no FIFA 23

Vale lembrar que, anteriormente, já havia sido anunciado que a Copa do Mundo da FIFA de Futebol Feminino também chegará ao FIFA 23 – algo inédito, já que é a primeira vez que uma única edição do jogo terá os dois mundiais, masculino e feminino.

Ainda não há data para o conteúdo ser disponibilizado, mas certamente será algo que movimentará quem acompanha o futebol entre as mulheres – e também uma ótima oportunidade de levar a modalidade a quem não está tão por dentro dela assim.

Nada melhor do que uma Copa do Mundo para isso, não é mesmo?

Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos