Notícias

Como fazer trade no FIFA 23 e melhorar seu time no UT

Compre na baixa, venda na alta e você terá moedas mais rápido pra montar sua equipe

por Thiago Barros
Como fazer trade no FIFA 23 e melhorar seu time no UT

O sistema de FIFA Points do modo Ultimate Team é visto por muita gente como um pay-to-win dentro do jogo. Quanto mais dinheiro você coloca, mais packs abre e, assim, tem mais chances de tirar cartinhas boas. Só que há uma alternativa para isso. Você pode fazer trade no FIFA 23 usando só as coins do game.

O conceito é o mais simples do mundo: comprar cartas por um preço X e tentar vendê-las por um valor maior. Há alguns padrões no mercado de FIFA há anos, e os especialistas explicam que, observando isso, é possível angariar fundos de forma rápida e eficiente na hora de montar o seu time.

O MeuPlayStation separou algumas dicas básicas para você, que está começando hoje no trade no FIFA 23. Confira abaixo.

O básico do trade no FIFA 23

A primeira dica é ficar sempre de olho no site Futbin (ou baixar seus aplicativos para dispositivos móveis). Ele mantém uma análise em tempo real do mercado que é fundamental para acompanhar as flutuações dos valores das cartas. Antes de começar, vale também ver o Curso de Trade do Milionário do UT, maior especialista desse tipo de conteúdo no Brasil, gratuitamente no YouTube.

Dito isso, vamos ao básico do trade no FIFA 23.

O ponto principal é: os valores das cartas costumam seguir padrões. É aí que entra o Futbin. Vá na página da carta que você quer e olhe no gráfico de horas/dias como o preço dela se comporta. Você vai, então, começar a ver que é quase uma ciência exata.

Um exemplo: em dias de promoção, como hoje, sexta-feira (30), o mercado tende a cair pela manhã. Por que? As pessoas correm para vender suas cartas na ansiedade pelo que virá de especial. Especialmente se já houver algum vazamento. Por exemplo: acabou de sair uma cartinha de Jogador do Mês da Premier League de Marcus Rashford, os atacantes da Premier League já despencaram.

Mas isso não é permanente. Esse é o grande ponto. Depois de um tempinho da promoção, é bem provável que elas voltem a subir de preço. Muita gente não consegue comprar as cartas mais caras e acaba voltando às anteriores. Então vale investir nelas nessa hora e segurar para vender depois das 14 horas, quando é lançada a promo.

É importante entender também que o mercado que costuma regular essas ações é o europeu. Guie-se pelo horário da Inglaterra. No finalzinho da nossa noite aqui é madrugada lá, então não tem tenta gente online, o que pode gerar boas oportunidades. Cedinho na madruga aqui, é manhã lá. Em muitas ocasiões, a variação de preço entre esses horários já é ótima para aproveitar.

Cartas de DMEs, Pratas e Consumíveis

Outra maneira simples de garantir um lucro é estar atento aos DMEs. De novo, olho no Futbin. A aba de soluções de DMEs tem uma espécie de guia para quem quer cumprir os desafios, e as cartas dali, naturalmente, acabam se valorizando. O ideal é monitorar elas, quanto custa normalmente, e tentar pegar mais barato para vender rápido em seguida.

Às quintas-feiras, são lançados os DMEs de Grandes Confrontos, que sempre exigem jogadores de times/ligas que terão os jogos mais relevantes no final de semana seguinte. No atual, temos, por exemplo, Manchester City x Manchester United. Vale olhar uma agenda com os confrontos que estão por vir e investir com alguns dias de antecedência.

Para os próprios jogadores do mês, vale a tática. Sempre é possível saber os candidatos antes, e o próprio resultado normalmente vem uns dias antes da cartinha sair no jogo. Fique ligado às redes sociais da EA Sports e das ligas, como Premier League e La Liga, para ver essas informações e saber em quem investir. No DME do Rashford, por exemplo, muita carta já subiu bem no mercado.

Outras duas opções legais são as cartas pratas de grandes ligas e os jogadores com consumíveis aplicados (mudanças de posição ou os estilos de entrosamento). As primeiras para DMEs e objetivos específicos e as outras porque as cartinhas têm boosts nos stats. Então, novamente, olho no comportamento delas para comprar na baixa e vender na alta.