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Sony elogia poder de Call of Duty e opina sobre aquisição da Activision

Segundo a gigante japonesa, o jogo tem o poder de influenciar na compra de consoles

por Jean Azevedo
Sony elogia poder de Call of Duty e opina sobre aquisição da Activision

A aquisição da Activision pela Microsoft segue necessitando da aprovação de diversos governos pelo mundo, e não seria diferente no Brasil. A Sony, questionada pelas autoridades brasileiras junto de demais empresas como Amazon, Ubisoft, Google e Riot Games, decidiu opinar sobre a influência de Call of Duty na indústria.

Os documentos preenchidos pela gigante japonesa estão listados no site do Conselho Administrativo de Defesa Econômica, em um processo que corre desde o dia 20 de maio deste ano. Resumidamente, a franquia da Activision é classificada como um tipo de entretenimento único e sem concorrentes na indústria.

O Call of Duty da Activision é um jogo essencial: um “blockbuster”, um jogo do tipo AAA que não tem rival. De acordo com um estudo de 2019: “A importância de Call of Duty para o entretenimento de modo geral indescritível. A marca foi a única PI de videogame a entrar no top 10 de todas as marcas de entretenimento entre fanáticos, juntando-se a potências como Star Wars, Game of Thrones, Harry Potter e Lord of the Rings.” Call of Duty é tão popular que influencia a escolha do console pelos usuários e sua rede de usuários fiéis é tão arraigada que, mesmo que um concorrente tivesse orçamento para desenvolver um produto semelhante, não seria capaz de rivalizar.

Call of Duty também é citado como “uma das maiores fontes de receita da SIE advinda de terceiros” no documento. O montante gerado foi mantido em sigilo, mas o fluxo de receita é considerado importantíssimo para o PlayStation. Junto disso, a Sony disse que os games da série “geram fortes conexões com os jogadores”.

Call of Duty Modern Warfare II
(Fonte: Activision)

Nenhuma companhia é capaz de criar algo como Call of Duty, diz Sony

A Sony, como concorrente direta da Microsoft e da Activision no mercado, também falou sobre as demais empresas que dividem o mesmo espaço na indústria de games. Confira:

Os concorrentes da Microsoft e da Activision no desenvolvimento e
publicação de jogos incluem SIE, Nintendo, EA, Ubisoft, Epic Games, Riot Games, Warner Brothers Interactive, Rockstar e Take-Two (dona da Rockstar e da 2K). No entanto, além da Activision há poucos
desenvolvedores/publicadores capazes de produzir jogos AAA, tais como EA (FIFA), Take-Two/Rockstar (Grand Theft Auto) e Epic Games (Fortnite). Esses jogos tendem a ser franquias de longa duração com grandes orçamentos, ciclos de desenvolvimento de vários anos e seguidores fanáticos. E apesar de grandes orçamentos e recursos, nenhum desses desenvolvedores conseguiu criar uma franquia para rivalizar com o Call of Duty da Activision, que se destaca como uma categoria de jogos em si.

Vocês concordam com as opiniões compartilhadas pela Sony acerca de Call of Duty? Comentem abaixo!