Bandai Namco confirma ter sido vítima de ataque de ransomware
Responsável pelo ataque foi o grupo ALPHV, nome conhecido no cenário hacker internacional
Em comunicado, a Bandai Namco confirmou ter sido alvo de cibercriminosos. Seus servidores foram atacados por um vírus do tipo ramsonware e as regiões asiáticas sofreram impactos em vários departamentos, com o vazamento de dados confidenciais e acesso não autorizado às empresas do grupo.
O caso ocorreu no dia 3 de julho, quando terceiros invadiram os sistemas internos de subsidiárias e infectaram os servidores com programas maliciosos. O malware é utilizado em larga escala contra empresas de grande porte e é a base para crimes de extorsão, já que agentes anônimos bloqueiam dispositivos ou criptografam conteúdos antes de negociarem a recuperação de máquinas ou dados afetados.
Em 3 de julho de 2022, a Bandai Namco Holdings Inc. confirmou que sofreu um acesso não autorizado por terceiros aos sistemas internos de várias empresas do grupo em regiões asiáticas (excluindo o Japão). Depois de confirmarmos o acesso não autorizado, tomamos medidas para bloquear o acesso aos servidores e evitar que os danos se espalhem.
Além disso, existe a possibilidade de que as informações do cliente relacionadas aos Brinquedos e Hobby Business nas regiões asiáticas (excluindo o Japão) tenham sido incluídas nos servidores e PCs, e atualmente estamos identificando o status sobre a existência de vazamentos, escopo do dano, e investigando a causa.
Eles bloqueiam as máquinas para interromper as operações — o objetivo é aplicar pressão para forçar [a vítima] a pagar. Portanto, independentemente de poderem retomar as operações, eles não querem que os segredos da empresa sejam expostos.
O constrangimento é apenas uma pequena peça do quebra-cabeça. Claro, é má publicidade ver um cartel cibernético russo divulgar abertamente uma violação — mas saber [que também pode vazar] dados financeiros confidenciais (ou dados proprietários) é muito pior.
A Bandai Namco confirmou que divulgará o andamento da investigação “conforme apropriado”.
Bandai Namco e ILCA abrem novo estúdio focado em Ace Combat
A Bandai Namco e a ILCA firmaram uma parceria e confirmaram a fundação de um novo estúdio focado em Ace Combat. A “Bandai Namco Aces”, com sede em Tóquio, Japão, dará continuidade ao desenvolvimento da franquia e já planeja implementar as tecnologias da Unreal Engine 5 em projetos de nova geração. Clique aqui para saber mais.