Balan Wonderworld: ex-diretor afirma ter sido removido do cargo pouco antes do lançamento
Respostas sobre o lançamento desastroso do jogo começam a surgir
O criador de Sonic the Hedgehog, Yuji Naka, declarou ter sido removido do cargo de Balan Wonderworld seis meses antes do lançamento do jogo. Segundo o game designer, um processo judicial contra a Square Enix foi recentemente encerrado, dando fim aos entraves existentes desde o problemático desenvolvimento do título.
O silêncio foi quebrado por Naka através de uma postagem no Twitter, onde o dono do perfil detalhou sua mágoa contra a publisher e esclareceu o que ocorreu em pouco mais de um ano após o lançamento do jogo. Na época, ele havia sido demitido misteriosamente, revelando, três meses depois de sua remoção, não poder comentar sobre o fim do acordo contratual.
Em comunicado, Yuji Naka não mediu palavras para expressar seu sentimento e acusou a Square de “não se importar” com seus fãs ou projetos. Além disso, o dev afirmou ter sido alvo de uma “ordem de negócios” motivada pelo uso de uma composição original e pela co-participação do estúdio Arzest Corporation.
Confira abaixo alguns trechos da nota:
バランワンダーワールド発売の約半年前にバランワンダーワールドのディレクターから外される業務命令が出されましたので、スクウェアエニックスに対して裁判所で訴訟を提起していました。裁判が終わり業務命令が現時点で効力は失われていると言う事ですので、お話したいと思います。#BalanWonderworld pic.twitter.com/9KE7hLqfor
— Yuji Naka / 中 裕司 (@nakayuji) April 28, 2022
Aproximadamente meio ano antes do lançamento de Balan Wonderworld, uma ordem de negócios foi emitida para me remover do cargo de diretor do jogo. Então eu abri uma ação contra a Square Enix no tribunal. Eu gostaria de falar sobre o fato de que o julgamento terminou e a ordem comercial não está mais em vigor neste momento.
A outra coisa é que os documentos do tribunal dizem que Oshima conversou com o produtor Fujimoto sobre o que eu disse sobre Arzest enviar o jogo sem consertá-lo, mesmo que houvesse falhas durante o desenvolvimento, e que meu relacionamento com Arzest estava acabando por causa dos meus comentários para melhorar o jogo.
Acredito que um jogo é feito esforçando-se para torná-lo um bom jogo até o final e esperando que os fãs do jogo gostem quando o comprarem. Acho estranho remover, sem consulta, o diretor que comenta sobre o jogo e não permitir que ele se envolva porque ele não tem tempo suficiente.
Na minha opinião, é uma pena que tenhamos lançado Balan Wonderworld como trabalho inacabado para o mundo. Eu queria lançá-lo para o mundo como um jogo de ação de forma adequada, considerando várias coisas. Acho que a Square Enix e Arzest são empresas que não se importam com jogos e fãs.
Balan Wonderwold teve uma chegada problemático ao mercado, registrando menos de 2100 cópias vendidas na semana de lançamento no Japão. Atualmente, o título amarga uma nota 51 no Metacritic (PS5).
Saiba mais sobre Balan Wonderworld
Leia abaixo a descrição de Balan Wonderworld, retirada de sua página oficial na PS Store:
Balan Wonderworld é um maravilhoso jogo de ação e plataformas centrado no Balan Theatre. Lideradas por um enigmático maestro chamado Balan, Emma e Leo, as estrelas do espetáculo, utilizarão habilidades especiais concedidas por um grande número de fatos espetaculares para partir em aventuras pelo mundo bizarro e imaginário do Wonderworld. Aqui, memórias e paisagens do mundo real misturam-se com as coisas a que as pessoas estão mais apegadas.
O que você achou da situação? Acredita que más decisões da Square tenha prejudicado o desenvolvimento do jogo? Deixe sua opinião nos comentários.