Com alta histórica, público gamer sobe para 74,5% no Brasil
Além disso, 48,3% dos jogadores preferem os smarthphones e a maioria do público gamer é composta por mulheres
O número de gamers no Brasil não para de crescer. Segundo novo levantamento do Pesquisa Game Brasil, instituição que faz pesquisas sobre a indústria de videogames no nosso país, o público de jogos eletrônicos subiu para 74,5% por aqui.
A 9ª edição do levantamento explica que “cerca de três em cada quatro brasileiros jogam jogos eletrônicos”. Se comparado ao ano passado, houve um aumento de 2,5%, o que nos leva a maior marca histórica registrada até então. Além disso, para 76,5% dos gamers, os videogames “são a principal forma de entretenimento”.
O Pesquisa Game Brasil é desenvolvido pelo Sioux Group e Go Gamers em parceria com Blend New Research e ESPM. Segundo Guilherme Camargo, sócio do Sioux Group e professor de pós-graduação na ESPM, os videogames tem se consolidado cada vez mais entre os brasileiros, “independente de sexo, idade ou até mesmo classe social”.
Em mais uma edição do levantamento, as mulheres se mostraram maioria nas estatísticas: elas representam 51% dos brasileiros que jogam — e Camargo atribui isso aos smartphones.
Essa predominância se relaciona aos smartphones, plataforma com mais adeptos de jogos no Brasil e com volume ainda maior do público feminino (60,4%), mas também com as características gerais da população do Brasil.
Pesquisa Game Brasil 2022 também revela quais foram as plataformas mais jogadas
Em relação às opções, o Pesquisa Game Brasil registrou que 48,3% dos jogadores preferem os smartphones. Não apenas isso, mas a plataforma também é jogada por 33,2% dos gamers — a maioria. Em seguida vem o PC (15,3%) e os consoles (11,8%).
O levantamento pontua que o isolamento social, graças à pandemia de COVID-19, foi um dos fatores que ajudaram a fortalecer a procura pelos jogos eletrônicos por aqui — principalmente os games online, com 36,9% desse público jogando diariamente e 28,7% jogando entre três a seis dias da semana.
Mesmo com país em crise, compra de games se manteve em alta
Por fim, o Pesquisa Game Brasil revela que a compra de jogos se manteve em alta. A maioria dos jogadores (36%), afirma terem adquirido até três títulos em 2021. Entre os que não gastam dinheiro com jogos, 40,2% se justifica dizendo que é por conta dos preços elevados.