Notícias

Com alta histórica, público gamer sobe para 74,5% no Brasil

Além disso, 48,3% dos jogadores preferem os smarthphones e a maioria do público gamer é composta por mulheres

por Valdecir Emboava
Com alta histórica, público gamer sobe para 74,5% no Brasil

O número de gamers no Brasil não para de crescer. Segundo novo levantamento do Pesquisa Game Brasil, instituição que faz pesquisas sobre a indústria de videogames no nosso país, o público de jogos eletrônicos subiu para 74,5% por aqui.

A 9ª edição do levantamento explica que “cerca de três em cada quatro brasileiros jogam jogos eletrônicos”. Se comparado ao ano passado, houve um aumento de 2,5%, o que nos leva a maior marca histórica registrada até então. Além disso, para 76,5% dos gamers, os videogames “são a principal forma de entretenimento”.

O Pesquisa Game Brasil é desenvolvido pelo Sioux Group e Go Gamers em parceria com Blend New Research e ESPM. Segundo Guilherme Camargo, sócio do Sioux Group e professor de pós-graduação na ESPM, os videogames tem se consolidado cada vez mais entre os brasileiros, “independente de sexo, idade ou até mesmo classe social”.

Pesquisa de Games Brasil
(FONTE: reprodução/PGB 2022)

Em mais uma edição do levantamento, as mulheres se mostraram maioria nas estatísticas: elas representam 51% dos brasileiros que jogam — e Camargo atribui isso aos smartphones.

Essa predominância se relaciona aos smartphones, plataforma com mais adeptos de jogos no Brasil e com volume ainda maior do público feminino (60,4%), mas também com as características gerais da população do Brasil.

Pesquisa Game Brasil 2022 também revela quais foram as plataformas mais jogadas

Em relação às opções, o Pesquisa Game Brasil registrou que 48,3% dos jogadores preferem os smartphones. Não apenas isso, mas a plataforma também é jogada por 33,2% dos gamers — a maioria. Em seguida vem o PC (15,3%) e os consoles (11,8%).

O levantamento pontua que o isolamento social, graças à pandemia de COVID-19, foi um dos fatores que ajudaram a fortalecer a procura pelos jogos eletrônicos por aqui — principalmente os games online, com 36,9% desse público jogando diariamente e 28,7% jogando entre três a seis dias da semana.

Mesmo com país em crise, compra de games se manteve em alta

Por fim, o Pesquisa Game Brasil revela que a compra de jogos se manteve em alta. A maioria dos jogadores (36%), afirma terem adquirido até três títulos em 2021. Entre os que não gastam dinheiro com jogos, 40,2% se justifica dizendo que é por conta dos preços elevados.