Street Fighter V e as lacunas que precisam ser preenchidas
Street Fighter V tem potencial para ser o melhor jogo de luta de todos os tempos. Sendo assim, como se explica a baixa quantidade de jogadores ativos em relação ao número de unidades compradas? Que ações são necessárias para que a Capcom leve sua franquia a equiparar (ou até mesmo superar) o ótimo Mortal Kombat X?
Desempenho online
Mesmo com inúmeros testes beta, cuja intenção foi garantir desempenho online satisfatório, os dias seguintes ao lançamento levaram a paciência dos jogadores ao limite: tempo demasiado para achar adversários (tanto em lutas casuais, quanto em lutas ranqueadas), quedas de conexão, entre outros problemas.
Onde está o modo arcade?
Presente deste a primeira versão, inacreditavelmente SF V não trouxe um modo arcade. Para aqueles que não estão ambientandos com a franquia, este modo consiste em selecionar um lutador e enfrentar todos os demais lutadores, sequencialmente. Geralmente algumas destas lutas são intercaladas por fases de bônus, que consistem em realizar determinado objetivo em um tempo limitado como, por exemplo, destruir um carro, ou uma parede de tijolos. Após inúmeras reclamações dos fãs, a Capcom comunicou que está revendo a situação, ou seja, ainda não está 100% garantido.
Modo Challenger
Também conhecido como Trial, esteve presente pela primeira vez no Street Fighter IV e também foi uma ausência bastante sentida. Consiste em selecionar um lutador e ir executando progressivamente, golpes simples como socos e chutes, até combos que precisam de mais treino para perfeita execução. Este modo foi prometido pela Capcom ainda para o mês de março.
Modo história
Considerado uma prévia para o inédito modo Cinematic History (semelhante ao que conhecemos no Mortal Kombat 9 e X) que virá apenas em junho, tornou-se mais um motivo para decepção dos fãs: cada lutador selecionado enfrenta entre três e cinco adversários, sequencialmente, com lutas de apenas um round e, o pior de tudo, sem a possibilidade de selecionar o nível de dificuldade, o que torna as coisas piores, pois os adversários, neste modo, são muito fáceis de serem derrotados.
Com isso, a única maneira de enfrentar o CPU em um bom nível, é utilizando o modo treino: para quem não sabe, além de permitir acertar golpes em um adversário parado, é possível configurar para a CPU assumir o comando, com um nível de dificuldade que vai de 1 a 8.
Mesmo assim, estamos otimistas
Apesar destas falhas nas primeiras semanas, os fãs de Street Fighter ainda esperam que sua franquia de luta favorita atinja o nível de qualidade esperado o mais rápido possível, e que não só os fãs que compraram o jogo possam aproveitá-lo ao máximo (as estatísticas mostram que muitas pessoas estão com o jogo parado, aguardando melhorias no modo online e mais modos para Single Player), como também os jogadores que ainda não o compraram, que o façam após o trem entrar nos trilhos.
Vale salientar que, mesmo com estes problemas em sua fase inicial, o jogo está excelente, com gráficos e efeitos sonoros muito bons, jogabilidade refinada e um equilíbrio muito bom entre os lutadores. Os jogadores hardcore estão bastante satisfeitos, mas os casuais carecem de mais opções para aproveitar o jogo em sua plenitude, e terem a certeza que o investimento valeu à pena.
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