Prévias

[Prévia] GRID Legends “abraça” o arcade e aposta em muito conteúdo

Codemasters continuará apontando na principal característica da franquia: diversão sem realismo ao extremo

por Vítor Amorim Heringer
[Prévia] GRID Legends

GRID Legends está marcado para estrear em 25 de fevereiro de 2022 para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series e PC. Após pouco mais de dois anos do último lançamento da série, o novo título promete manter suas características pelo qual é conhecido, com mudanças pontuais, mas investindo em muito conteúdo.

O MeuPS participou de uma prévia do game e teve acesso a muitas informações sobre como funcionará o suporte de pós-lançamento. Uma coisa é certa: tédio não deve ser um problema para os fãs de automobilismo.

Gameplay mantém o seu estilo e abraça ainda mais o arcade

Vamos começar com o principal: o gameplay. Afinal, o que seria de um jogo de corrida sem uma jogabilidade “viciante”? GRID Legends mantém o padrão da franquia e não deverá surpreender os veteranos, mas “abraça” ainda mais o seu lado arcade para uma experiência mais emocionante.

Esqueça o realismo extremo. O intuito é tornar a diversão o centro do gameplay. É o player sentir a felicidade por ganhar ou fazer uma ultrapassagem, e a tristeza por perder ou fazer o carro capotar. Os veículos são difíceis de dominar e cada classe possui um estilo único, tornando prazeroso de aprender a pilotar cada um deles.

[Prévia] GRID Legends "abraça" o arcade e aposta em muito conteúdo
Carros são difíceis de dominar em GRID Legends. Fonte: EA
Um ponto que parece não ter melhorado tanto em relação ao último jogo da franquia — GRID (2019) — é a física. Não é possível sentir o impacto das batidas em muitos momentos. Mas o desenvolvimento ainda não acabou. Portanto, pode melhorar até o lançamento.

A Codemasters promete uma inteligência aprimorada para as corridas, com o objetivo de cada disputa ser “única”. Realmente, a I.A. do jogo funciona satisfatoriamente, como em diversas situações de adversários atrapalhando as passagens e batendo propositalmente (lembrando que o teste foi jogado no nível “normal”).

O visual do jogo parece muito bonito, principalmente a cidade de Londres, com muitas luzes, reflexos e prédios. No entanto, jogamos na versão de PC. É preciso primeiro testar no PS5 — onde terá suporte ao 4K e até 120 FPS — e no PS4. Todavia, não espere gráficos ao nível de Gran Turismo 7 e Forza Horizon 5 — e nem é o objetivo.

[Prévia] GRID Legends "abraça" o arcade e aposta em muito conteúdo
Pista de Londres se destaca pela beleza. Fonte: EA

Criação de Corridas promete se destacar em GRID Legends

A Codemasters e a Electronic Arts apostarão em um modo inédito para fazer sucesso no título: “Criação de Corridas”. Nele, os jogadores montarão suas próprias disputas em dez configurações:  “modos”, “categoria”, “classe”, “veículos”, “local”,”rota”, “condições”, “voltas”,”pilotos” e “avançado”.

O modo encaixa muito bem e poderá ser compartilhado por todos os usuários de GRID Legends. Testamos apenas em offline, portanto, ainda não vimos todo o potencial dele. No entanto, parece uma ótima decisão dar o “poder” para os fãs inventarem suas próprias corridas.

[Prévia] GRID Legends "abraça" o arcade e aposta em muito conteúdo
Criação de Corridas vai despertar a criatividade dos jogadores. Fonte: EA
Por exemplo, jogos como Super Mario Maker e Dreams contam com comunidades enormes de players por conta deste recurso. A EA também apostou em um sistema parecido em Battlefield 2042, com o modo “Portal” — apesar das críticas do jogo, é um dos quesitos elogiados. Logo, tem tudo para também se tornar popular em GRID Legends.

Sem freio nos conteúdos

No evento em que participamos e na prévia de GRID Legends, é possível perceber o grande foco da Codemasters: muito conteúdo para os jogadores passarem horas no game. Serão nove modos de jogos (com o tradicional drifting incluso), 22 pistas, mais de 130 carros, 28 classes de veículos e muito mais.

Esta característica se provará fundamental para manter os players ativos por um longo período no jogo. Atualmente, o lançamento é apenas a primeira etapa, títulos do gênero precisam de mais conteúdos de pós-lançamento. E isso não faltará.

Segundo a produtora, o game contará com quatro temporadas em seu primeiro ano de lançamento, com novos modos, pistas, carros, histórias e outros conteúdos. Além disso, haverá desafios e eventos semanais/mensais.

Afinal, GRID Legends terá o suficiente para disputar com concorrentes?

GRID Legends, pelo menos conforme a prévia, conseguirá agradar os fãs de automobilismo e amantes de corridas sem aquela grande obrigação com o realismo. O objetivo é apenas se divertir ao máximo, seja sozinho, com amigos ou pessoas de todo o mundo, em seus mais diversos modos, pistas e carros.

No entanto, uma questão que deixa com uma “pulga atrás da orelha” é a sua data de lançamento: 25 de fevereiro. O dia de estreia é próximo de alguns dos maiores lançamentos de 2022, Elden Ring, Dying Light 2, Horizon Forbidden West e Gran Turismo 7.

[Prévia] GRID Legends "abraça" o arcade e aposta em muito conteúdo
GRID Legends promete agradar, mas conseguirá disputar com os concorrentes? Fonte: EA
Certamente, os jogadores mais experientes do gênero de corrida se interessarão em comprar o novo título. E os novatos? Uma nova base para o futuro da franquia. É difícil de imaginar, com tantos jogos aguardadíssimos, alguém que nunca jogou a série dar prioridade para ela.

Possivelmente, um lançamento para abril ou maio ajudaria na boa primeira impressão de vendas. GRID Legends tem tudo para conquistar muitos jogadores, mas precisará se superar para atingir novos públicos — pelo menos na sua estreia.