Notícias

Mark Cerny, o “pai” do PS5, explica como construiu o console

Implantação do SSD foi um consenso entre devs de games, segundo Cerny

por Vinícius Paráboa
Mark Cerny, o

Mark Cerny, considerado o “pai” do PS5, resolveu detalhar ainda mais o processo de construção do console. Em novo vídeo publicado pelo WIRED, o engenheiro explica a escolha de cada componente e como eles ajudam a aumentar o poder do hardware.

Além de falar sobre a máquina, Cerny também comenta sobre sua carreira como desenvolvedor de jogos,  de 40 anos. Ele trabalhou em títulos como Marble Madness e Crash Bandicoot.

É ótimo ter trabalhado com várias equipes ao longo dos anos e entender um pouco sobre o que os ajuda e o que os atrapalha.

Na sessão inicial de “brainstorm” (termo que se refere à dinâmica para explorar o potencial criativo de uma equipe), o time de Cerny elaborou uma lista com os recursos mais desejados para o PS5: todos os conteúdos cortados do PS4, mais algumas ideias adicionais “que a comunidade gostaria de ver”, nas palavras dele.

Como exemplo, o engenheiro citou a implantação de um SSD NVMe, com velocidade de leitura de pelo menos 1 GB p/s. Tim Sweeney, fundador da Epic Games, foi um dos que lhe disse: a leitura lenta de dados nos consoles anteriores estava atrapalhando os devs. A Sony, então, decidiu colocar um SSD ainda mais rápido para ajudá-los: 5,5 GB p/s.

Trazer devs de softwares para o processo de design, é um fenômeno “bem recente” para desenvolvedores de hardware, segundo Mark. Mesmo assim, o “pai” do PS5 queria conversar com eles, pois, como já citado, ele também trabalhou em games anteriormente.

Eu procuro por devs que me deem muito trabalho, aqueles que possuem opiniões bem fortes sobre o que é preciso para eles fazerem o jogo que mais sonham. Honestamente, estas reuniões são brutais, mas boas, porque no fim do dia, você faz um console ainda melhor.

Jogadores de PS5 preferem mídia física

Uma pesquisa do Global Sales Data deu a letra: jogadores de PS5 estão preferindo comprar games em mídia física do que digital. A análise engloba o período entre novembro de 2020 e agosto de 2021, os primeiros dez meses de vida do videogame. Saiba mais através deste link!