Notícias

Faz parte desse time? Jogadores de PS5 preferem mídia física, diz pesquisa

Nos dez meses iniciais do console, as vendas de jogos físicos se mantiveram na frente durante todo o período

por Vítor Amorim Heringer
Faz parte desse time? Jogadores de PS5 preferem mídia física, diz pesquisa

Apesar do constante crescimento das mídias digitais, os jogos físicos são a preferência dos jogadores de PS5. Pelo menos é o que indica a pesquisa da Global Sales Data (via GamesIndustry.biz), a qual analisou as vendas de games nos dez primeiros meses de vida do console (novembro de 2020 a agosto de 2021).

Em todo o período, a mídia física se manteve na frente. A menor diferença aconteceu no mês de estreia do videogame, quando o comércio de varejo atingiu 950 mil unidades, enquanto a loja da Sony contabilizou 840 mil.

A maior disparidade se deu em julho deste ano: 1,07 milhão de games em “caixinhas” contra 690 mil de títulos digitais. Já o número máximo atingido pelo primeiro ocorreu em janeiro de 2021 (1,11 milhão) e o segundo em dezembro de 2020 e também nos primeiros 30 dias do ano (870 mil).

A pesquisa também destaca que durante os dez meses, a proporção foi de três títulos físicos vendidos para cada dois digitais. Confira o gráfico:

Faz parte desse time? Jogadores de PS5 preferem mídia física, diz pesquisa
Fonte: GamesIndustry.biz

No total, 10,14 milhões de jogos físicos de PS5 foram vendidos de novembro a agosto. Em contrapartida, as cópias digitais alcançaram 7,51 milhões, sendo que nenhum mês ultrapassou a marca de 1 milhão.

Motivos para os jogadores de PS5 preferirem a mídia física

Na apresentação dos números na GI Live, Sam Naji, consultor da Global Sales Data, apontou quanto possíveis motivos para os jogos físicos liderarem as vendas. O alto preço dos jogos induz os players a comprarem um item físico, o que leva para a segunda razão: capacidade de vender e emprestar jogos em caixa.

Por fim, o consultor destaca a preferência por construir uma biblioteca física com a chegada de um novo console e o pequeno catálogo de games de PS5, que desfavorece as mídias digitais, em sua opinião.

Vale lembrar: o PlayStation 5 completou um ano de seu lançamento no Brasil nesta sexta-feira (19). O MeuPS preparou um artigo especial com os títulos preferidos da equipe. Confira aqui!