GOTY 2021: quais jogos tem as melhores notas no Metacritic?
Os concorrentes alcançaram grandes médias no agregador e podem indicar um possível favoritismo na premiação
Os seis concorrentes ao GOTY 2021 — obviamente — encantaram a mídia de todo o mundo e conquistaram seus lugares com merecimento. No entanto, qual possui a melhor nota no Metacritic? Será que este pode ser um indicativo de favoritismo na premiação?
O MeuPS preparou uma lista para responder a primeira pergunta, mas a segunda questão só saberemos no dia 9 de dezembro, data do The Game Awards 2021.
Antes de seguir com o artigo, é necessário destacar duas regras. Escolhemos a maior nota dos jogos entre todas as plataformas que estão disponíveis (com no mínimo de 15 reviews). Caso haja um empate, fica na frente o game com mais avaliações.
6º: Resident Evil Village
- Nota: 84 (PS5)
Resident Evil Village, oitavo título da série principal da franquia de terror da Capcom, estreou em maio com média de 84. O título está alguns pontos distantes de seus concorrentes na categoria, mas, ainda assim, teve qualidade o suficiente para concorrer ao GOTY 2021. Desde o seu lançamento, muitos já o colocavam como candidato.
O game traz a continuação da história de Ethan Winters. Após sua filha ser sequestrada, ele precisa explorar uma terrível vila onde encontra lobos, criaturas misteriosas e a famosa Lady Dimitrescu. A narrativa é descrita como um pouco confusa, mas a ação e a “experiência intensa” são elogiadas.
5º: Deathloop
- Nota: 88 (PS5)
A Arkane Lyon fez bonito este ano e entregou um grande jogo roguelike: Deathloop. O título foi um sucesso na mídia e alcançou 88 pontos no Metacritic. Os veículos destacaram positivamente o combate frenético do game, seu “conceito único”, o design da ilha de Blackreef e o estilo artístico dos anos 60.
Entre os quesitos negativos, o multiplayer confuso e a inteligência artificial dos inimigos “abaixaram” a qualidade média do jogo.
4º: Metroid Dread
- Nota: 88 (Nintendo Switch)
A clássica franquia da Nintendo protagonizada pela Samus Aran está de volta, agora, no Switch. Enquanto os fãs esperam por Metroid 4, a “Big N” surpreendeu e lançou Metroid Dread para seu console híbrido. Contando com uma jogabilidade em 2D (única no GOTY 2021), o jogo foi aclamado pela crítica com média de 88.
O complexo design dos mapas é elogiado, assim como as lutas contra chefes, habilidades inéditas, desempenho “perfeito” e a história envolvente. No entanto, alguns apontam a sua duração e a falta renovação para franquia como pontos menos favoráveis.
3º: Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão
- Nota: 88 (PS5)
A nova aventura do Lombax mais famoso da galáxia e seu amigo robô não poderia ser melhor. Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão é mais um grande acerto da Insomniac Games (Marvel’s Spider-Man) e manteve uma alta nota de 88 no agregador.
Como um dos exclusivos de PS5 que mais aproveita o poderio do console, o game traz mudanças instantâneas de cenários através de portais dimensionais. Além disso, o gráfico é extremamente detalhado e bonito visualmente. A ação frenética também é elogiada pela imprensa. Todavia, a história não empolgou como os outros tópicos.
2º: Psychonauts 2
- Nota: 89 (PC)
Psychonauts 2, novo jogo da Double Fine e da Xbox Game Studios, está na segunda colocação da lista, com nota 89 no Metacritic. O título fez bastante sucesso entre a mídia especializada e os jogadores.
A obra é praticamente só elogios: criativo, divertido, deslumbrante, moderno e comovente — características destacadas pelos veículos. O game desposta como um dos favoritos, pelo menos de acordo com a sua posição nesta lista.
1º: It Takes Two
- Nota: 89 (PS4)
Temos aqui o verdadeiro GOTY 2021? It Takes Two é o “campeão” deste especial. O seu grande triunfo é uma marca importantíssima para a Hazelight Studios (A Way Out). Um título indie, com o apoio da Electronic Arts, receber o prêmio seria algo extremamente significante. Principalmente se considerar que em 2022 teremos grandes lançamentos de AAA.
Novamente, é difícil de encontrar algum site relatar algo negativo sobre o jogo. O gameplay é descrito como inovador na indústria, misturando diversos elementos e sempre entretendo os jogadores em modo coop. A sua história é divertida e simples — o que está longe de ser algo ruim.