Especiais

1 ano de PS5 no Brasil: equipe do MeuPS escolhe seus jogos favoritos

PS5 completa um ano de lançamento no Brasil, e o MeuPS conta quais jogos marcaram a equipe

por Vinícius Paráboa
1 ano de PS5 no Brasil: equipe do MeuPS escolhe seus jogos favoritos

O PS5 fez sua estreia em 12 de novembro de 2020 nos Estados Unidos, Japão, Canadá, México, Austrália, Nova Zelândia e na Coreia do Sul. Uma semana depois, em 19 de novembro, o console era lançado no Brasil, ou seja, está completando seu primeiro aniversário no nosso território nessa sexta-feira (19).

Para celebrar a ocasião, cada membro da equipe do MeuPlayStation selecionou o seu jogo predileto do console. Não é necessário que o game escolhido seja da PlayStation Studios (first-party): títulos third-party (Square Enix, Capcom, Activision, EA, etc.) também valem aqui.

Daniel dos Reis — CEO do MeuPS — Marvel’s Spider-Man Miles Morales

Daniel dos Reis, CEO do Meu PS, ao lado de Cory Barlog, diretor de God of War

Meu jogo favorito do PlayStation 5 é Marvel’s Spider-Man Miles Morales. O jogo tem uma narrativa bem legal de acompanhar, é divertido, possui ótima trilha sonora e uma boa quantidade de missões secundárias, além de gráficos incríveis no PS5.

Tatiane Inês — Gerente Operacional do MeuPS — Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão

Tatiane Inês, gerente operacional do MeuPS

Meu jogo preferido do PS5 é Ratchet & Clank em Uma Outra Dimensão. Uma história muito gostosa, juntamente com um gameplay “redondinho” e que explora os recursos do console. É impossível não se apaixonar pelos Lombax e pelos robôzinhos.

Thiago Barros — Editor-chefe do MeuPS — It Takes Two

Thiago Barros, editor-chefe do MeuPS, com um PlaYStation 5 em mãos e com sua cachorra ao fundo

It Takes Two é meu jogo preferido do PS5 até agora. A escolha não foi fácil, especialmente porque Returnal e Marvel’s Spider-Man Miles Morales são exclusivos de tirar o fôlego. Mas It Takes Two é mais do que um jogo, é uma experiência. Com uma história envolvente e gameplay incrível para o coop (especialmente se sua parceira na jogatina for sua esposa), Josef Fares encantou o mundo — tanto que garantiu um lugarzinho na briga pelo GOTY de 2021 (e tomara que ganhe!).

Vinícius Paráboa — Editor do MeuPS — Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão

Vinícius Paráboa, editor do MeuPS, com um controle DualSense em mãos e com o PS5 ao seu lado

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão, na minha opinião, é o jogo que melhor demonstra o poder do PS5. O SSD do console permite que Ratchet transite entre vários mundos em de forma instantânea, sem qualquer tela de loading — algo impossível no PS4. Não só isso, mas os gráficos são lindíssimos, e o DualSense traz maior imersão ao gameplay por conta dos gatilhos adptáveis que apresentam respostas diferentes dependendo da arma utilizada pelo protagonista. Um prato cheio da Insomniac Games.

José de Lima — Social Media do MeuPS — Assassin’s Creed Valhalla

José de Lima, social media do Meu PS, com um DualSense nas mãos e um PS5 ao fundo

Assassin’s Creed Valhalla é o game que mais me cativou no PlayStation 5 até agora, mas devo confessar: ainda não pude jogar Spider-Man Miles Morales e Ghost of Tsushima (estou doido pelo Director’s Cut). Sentir a jogatina no novo Assassin’s Creed através do DualSense é surreal e o jogo de mundo aberto combinou demais com os loadings ultrarrápidos proporcionados pelo poderoso SSD. O PS5 eleva demais a imersão e mal posso esperar pelas novidades do segundo ano do console.

Raphael Batista — Streamer do MeuPS — Hades

Raphael Batista, streamer do MeuPS, com cópias de Demon's Souls e Hades nas mãos

Hades é o jogo que mais joguei e me diverti no PS5. As mecânicas de roguelike são diferentes porque dá opções de evolução o tempo todo e o design do game é bastante bonito. Ficava encantado com os cenários e com os detalhes com os diálogos. Além dele, Demon’s Souls também me conquistou demais. Já deu para perceber que eu amo sofrer nos joguinhos né?

Vítor Heringer — Redator do MeuPS — Tales of Arise

Vítor Heringer, redator do MeuPS, com a caixa do PS5

Apesar de amar Marvel’s Spider-Man Miles Morales, Tales of Arise é meu jogo favorito do PS5. Atualmente, JRPG é meu gênero favorito e não poderia eleger outro. O novo game da Bandai Namco trouxe os melhores gráficos da franquia, mas foi além. O visual é estonteante, com ambientes ao estilo de pinturas de aquarela.

Além disso, a trilha sonora segue sendo um dos destaques da clássica IP. Por muitos momentos, simplesmente ficava parado aproveitando as paisagens e as músicas. Os combates também são extremamente viciantes, com muitas habilidades e combos de personagens. Por fim, a história continua a emocionar e traz um elenco carismático.

Jean Azevedo — Redator do MeuPS — Marvel’s Spider-Man Miles Morales

Jean Azevedo, redator do MeuPS, segurando uma cópia de Marvel's Spider-Man Miles Morales

Depois de adquirir o PS5 eu só falava desse jogo, mas devido aos comentários sobre ser muito curto eu ficava com receio e ficava de olho em promoções. No meu aniversário, meu irmão João Victor me deu Marvel’s Spider-Man Miles Morales de presente, e ele acertou em cheio na escolha! Com menos de 2 minutos de jogo eu já estava totalmente vendido ao “único Spider-Man de Nova York”.

Desde a trilha sonora até o modo em que o protagonista tenta provar o tempo todo ser digno de utilizar a máscara do herói, tudo me encantou, e eu me arrependo muito de não ter experimentado essa obra de arte da Insomniac antes. Miles, você é o meu preferido e está mais do que pronto para assumir o lugar do Peter — ansioso por Marvel’s Spider-Man 2.

Pedro Sciarotta — Colunista do MeuPS — Returnal

Pedro Sciarotta, colunista do MeuPS, com sua caixa com um PS5

Returnal traz uma narrativa misteriosa e envolvente que abraça a lógica do gênero roguelike. É divertido tentar juntar as peças do quebra-cabeça da história enquanto lida com a frustração de morrer e ter que começar uma nova “run”.

O jogo não tem medo de ser um desafiador, mas cada partida é uma nova chance de descobrir algo diferente – seja um item que pode fazê-lo reviver ou a melhor técnica para desviar dos ataques de um determinado inimigo.

Returnal também é um divisor de águas para a Housemarque. Não por acaso, a desenvolvedora foi comprada pela Sony e agora é um estúdio PlayStation, o que já a coloca em um radar de atenção bem maior dos jogadores. Já estou curioso sobre o próximo projeto!

E para você, caro leitor? Qual é o seu jogo favorito de PS5? Conte pra gente na sessão abaixo!