Listas

10 dos times mais apelões da história do PES e Winning Eleven

Milan, Seleção Brasileira, Barcelona e mais: a franquia da Konami já teve alguns dos melhores times da história do futebol

por Vítor Amorim Heringer
10 dos times mais apelões da história do PES e Winning Eleven

A história do futebol já nos reservou grandes times que marcaram época por reunir diversos craques em somente um esquadrão. Além dos espetáculos na vida real, os jogadores também davam shows nos videogames, controlados pelos seus maiores fãs.

Dessa maneira, o MeuPlayStation teve a ideia de montar uma lista com os times mais apelões da história de PES e Winning Eleven. Sabe aquela hora que você vai jogar com seu amigo e os dois já decidem um time proibido de escolher? São exatamente essas equipes que elencamos abaixo. Confira:

Milan — PES 2008

Conheça 10 dos times mais apelões da história de PES/Winning Eleven
Foto: Reprodução/The Sun

O Milan de 2003 a 2007 foi o primeiro time do século a dominar o futebol e, obviamente, isto se traduziu em PES. Durante muitos anos, o clube era o “apelão” e muitos consideravam quase injusto jogar com ele. E não é por menos: Kaká, Cafu, Dida, Inzaghi, Pirlo, Gattuso, Nesta, Maldini, Seedorf e muito mais. Um verdadeiro esquadrão estrelado.

Como disputar contra um time como esse? Kaká era uma máquina, colocava a bola na frente e ninguém parava — na vida real e nos videogames. Dida agarrava tudo, isso quando a bola passava por Nesta e Maldini. O meio-campo usava terno e gravata com Seedorf e Pirlo, era só dar aquele passe longo e o gol estava praticamente garantido.

  • Line-up: Dida, Massimo Oddo, Alessandro Nesta, Paolo Maldini, Marek Jankulovski, Gennaro Gattuso, Andrea Pirlo, Massimo Ambrosini, Clarence Seedorf, Kaká e Filippo Inzaghi.

Inter de Milão — PES 2007

Conheça 10 dos times mais apelões da história de PES/Winning Eleven
Fonte: Reprodução/The Sun

O maior rival do Milan também se faz presente na lista, mas com um estilo de jogo diferente. Ao contrário da ofensividade do rubro-negro italiano, temos a grande força defensiva da Inter de Milão. No entanto, o verdadeiro destaque estava na dupla de ataque: Ibrahimović e Adriano.

Simplesmente dois dos maiores atacantes da história do futebol. Ambos eram extremamente apelões no videogames, seja em velocidade, força, habilidade e, principalmente, bola na rede.

  • Line-up: Júlio César, Maicon, Materazzi, Cordoba, Zanetti, Figo, Stanković, Cambiasso, Muntari, Ibrahimović e Adriano.

Brasil — PES 2007

Conheça 10 dos times mais apelões da história de PES/Winning Eleven
Foto: Reprodução/UOL

Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo, Adriano, Roberto Carlos e Cafu. Precisa falar mais alguma coisa? Este time talvez seja considerado o mais apelão dos últimos 20 anos. A Seleção Brasileira de 2006, infelizmente, não ganhou a Copa do Mundo daquele ano, mas conquistou os fãs de jogos.

  • Line-up: Dida, Cafu, Lúcio, Juan, Roberto Carlos, Emerson, Kaká, Ronaldinho, Zé Roberto, Adriano e Ronaldo.

Barcelona — PES 2010

Conheça 10 dos times mais apelões da história de PES/Winning Eleven
Foto: Reprodução/Barcelona

O Barcelona de Pep Guardiola encantou o futebol e, obviamente, não teria como ficar de fora dos times mais apelões da história de PES. Além de Lionel Messi (precisa mencionar?), a equipe tinha Iniesta e Xavi em seus auges comandando o meio de campo com drible incríveis e passes inimagináveis.

Além disso, o ataque por Eto’o e Henry, dois dos grandes atletas do início do século XXI. Para deixar o esquadrão ainda mais imbatível, nada menos do que Zlatan Ibrahimović ingressou no clube catalão na mesma época. O sueco não fez muito sucesso por lá, mas era um verdadeiro “monstro” no jogo de futebol.

  • Line-up: Valdes, Puyol, Touré, Piqué, Sylvinho, Xavi, Busquets, Iniesta, Messi, Eto’o e Henry

Manchester United — PES 2009

Conheça 10 dos times mais apelões da história de PES/Winning Eleven
Foto: Reprodução/

Logo antes do Barcelona despontar, o Manchester United sobrava no Velho Continente, encabeçado por um Cristiano Ronaldo que viria a conquistar sua primeira Bola de Ouro. CR7 é uma máquina incansável nos videogames — também na vida real. No entanto, o elenco tinha grandes nomes que também davam medo em qualquer adversário: Wayne Rooney, Carlos Tevez, Paul Scholes, Rio Ferdinand e mais.

O time inglês dirigido pelo lendário técnico Alex Ferguson também incluía um dos maiores goleiros da história, o holandês Edwin van der Sar. Como não se lembrar dos quase milhares chutes praticamente indefensáveis os quais alcançava como se fosse algo “normal”.

  • Line-up: Edwin van der Sar, Wes Brown, Rio Ferdinand, Nemanja Vidic, Patrice Evra, Owen Hargreaves, Michael Carrick, Paul Scholes, Cristiano Ronaldo, Carlos Tevez e Wayne Rooney.

Real Madrid — PES 2004

Conheça 10 dos times mais apelões da história de PES/Winning Eleven
Foto: Reprodução/ESPN

O Real Madrid dos Galácticos entrou para história do futebol com um plantel de invejar qualquer um.

Era um dos times mais apelões da história de PES. A formação inicial incluía Ronaldo, Raúl, Luís Figo, David Backham, Zidane e Roberto Carlos. Os controles praticamente se mexiam sozinhos, não é mesmo?

  • Line-up: Casillas; Salgado, Helguera, Samuel, Roberto Carlos, Guti, Beckham, Figo, Zidane, Raúl e Ronaldo Fenômeno.

Arsenal — PES 2005

Conheça 10 dos times mais apelões da história de PES/Winning Eleven
Foto: Reprodução/GOAL

Como não lembrar do poderoso Arsenal, campeão invicto da Premier League na temporada 2003/2004? Liderado pelo francês Thierry Henry em seu melhor ano da carreira, a equipe tinha uma consistência poucas vezes vista no esporte. Toda essa qualidade resultou em um poderoso esquadrão nos games.

Não somente Henry, o elenco também incluía alguns dos grandes nomes do esporte, como Bergkamp, Gilberto Silva, Patrick Viera e ainda tinha o espanhol Cesc Fàbregas de 16 anos, recém-contratado.

  • Line-up: Jens Lehmann; Lauren, Sol Campbell, Kolo Touré, Ashley Cole, Fredik Ljungberg, Gilberto Silva, Patrick Viera, Robert Pirès, Dennis Bergkamp e Thierry Henry

Itália — PES 2007

Conheça 10 dos times mais apelões da história de PES/Winning Eleven
Foto: Reprodução/OneFootball

A final da Copa do Mundo de 2006 foi disputada por duas grandes equipes: Itália x França. Qualquer um delas estaria de acordo com o artigo, mas vamos respeitar os merecidos campeões. O time italiano era impressionante, principalmente por sua força defensiva, marca do futebol local.

O zagueiro Fabio Cannavaro chegou a ser eleito o melhor jogador do mundo no final da temporada, sendo o pilar de destaque do setor — e olha que Paolo Maldini nem participou do Mundial. A seleção ainda era completado por Buffon, Gattuso, Pirlo, Totti e Luca Toni.

  • Line-up: Buffon; Zambrotta, Canavarro, Materazzi, Grosso, Gattuso, Pirlo, Perrotta, Camoranesi, Totti e Luca Toni.

Barcelona — PES 2016

Conheça 10 dos times mais apelões da história de PES/Winning Eleven
Foto: Reprodução/Barcablaugranes

Barcelona aparece novamente na especial de times mais apelões da história de PES com um trio histórico em destaque: o MSN (Messi, Suárez e Neymar). Os três atletas encantaram o mundo em 2015, conquistando a sonhada Champions League naquele ano. Obviamente, eles também eram o “terror” dos adversários nos videogames.

O craque argentino sempre foi “de outro mundo” nos jogos, o camisa 10 da Seleção Brasileira tinha sua velocidade e drible para infernizar os oponentes e o centroavante uruguaio era o grande finalizador das jogadas. Um trio sul-americano que se destacou no mundo do futebol, na realidade e virtualmente.

  • Line-up: Ter Stegen; Alves, Piqué, Mascherano, Alba; Rakitic, Busquets, Iniesta; Messi, Suárez e Neymar.

Bayern de Munique — PES 2014

Conheça 10 dos times mais apelões da história de PES/Winning Eleven
Foto: Reprodução/UEFA

O Bayern de Munique de 2013 foi responsável por nada menos do que uma vitória avassaladora sobre o Barcelona de Messi, por 7 a 0 no agregado nas semifinais da Champions League. O clube alemão tinha Robben e Ribéry como destaque, ambos estavam “voando” na vida real e nos videogames.

Além disso, contavam com as defesas impossíveis do goleiro Manuel Neuer, cruzamentos precisos de Philipp Lahm e cabeçadas certeiras de Mario Mandžukić. Um time e tanto, não é mesmo?

  • Line-up: Neuer, Lahm, Boateng, Dante e Alaba, Schweinsteiger, Javi Martínez, Ribéry, Robben, Muller e Mandžukić

E aí, leitor, mais algum time era considerado como “proibido” entre seus amigos? Diga nos comentários!