Resident Evil: 10 personagens que mais apareceram nos jogos da franquia
Ao longo de seus 25 anos, a série introduziu muitos personagens emblemáticos, sendo muitos deles considerados verdadeiros ícones da indústria de games
Ao longo dos 25 anos de estrada, Resident Evil colecionou momentos gloriosos, ostentando um universo farto e se reinventando a cada título lançado. Mais importante que isso é o elenco eclético de personagens introduzidos nessa longa jornada, que até hoje rendem bons momentos para a comunidade de fãs.
Tendo consolidado o gênero de survival horror no seu lançamento original em 1996, os games passaram por processos substanciais de evolução, sempre agregando novos enredos, heróis e vilões. Porém, de todos os protagonistas da série, quais foram os que mais apareceram nos jogos? É sobre eles que falaremos a seguir!
Confira abaixo os 10 personagens que mais apareceram nos games da franquia Resident Evil — lembrando que a ordem está por quantidade de jogos que apareceram!
Brad Vickers (3 vezes)
Conhecido pelos colegas de S.T.A.R.S. (Special Tactics and Rescue Service — Serviço de Táticas Especiais e Resgate) como “sangue de galinha”, Brad Vickers é o piloto medroso que fugiu e deixou o time para trás nos acontecimentos da mansão Spencer, no primeiro título — mas se redimiu no final, voltando para buscá-los na conclusão.
O jovem policial fez uma aparição mais tarde em RE 3, onde morreu na porta da delegacia pelas mãos de Nemesis, arma biológica criada pela Umbrella com o único intuito de dar fim aos soldados do esquadrão de elite.
Uma de suas aparições, no entanto, é em um easter egg de RE 2 clássico. Independente do cenário que você escolhe (Leon ou Claire), basta chegar até a delegacia de Raccoon sem pegar nenhum item.
Seguindo esse simples passo, Brad aparecerá na escadaria à esquerda da porta de entrada. Uma referência bem pensada pela Capcom, considerando que ele morre algumas horas antes de Leon e Claire chegarem em Raccoon City.
Rebecca Chambers (3 vezes)
Sendo uma das personagens mais subestimadas da franquia, Rebecca Chambers fez sua estreia no primeiro Resident Evil em 1996 e era uma jovem médica do time BRAVO dos S.T.A.R.S., a primeira equipe enviada à mansão Spencer para investigar os desaparecimentos misteriosos na floresta de Raccoon City.
Em seguida teve seu momento de glória em RE 0, a prequel com o qual divide protagonismo com o fugitivo Billy Coen. Muitos anos depois, fez uma pequena contribuição para o mercenários de RE 5 Gold Edition, sendo uma das personagens disponíveis no modo.
Claire Redfield (3 vezes)
Claire Redfield passa a impressão de ter aparecido em muitos jogos, mas, na verdade, participou apenas de três. A irmã mais nova de Chris fez sua estreia em RE 2 de 1998 (e também no remake), dividindo tela com Leon S. Kennedy, outro novato da época.
Em seguida, teve seu estrelato em RE Code: Veronica, sendo a protagonista da trama e passando por maus-bocados na Ilha de Rockfort, uma das áreas que a Umbrella usava para treinar soldados de elite.
Por fim, também protagonizou RE Revelations 2, onde já era uma veterana e ativista da TerraSave, uma organização não-governamental de direitos humanos, responsável por providenciar ajuda humanitária em ataques bioterroristas.
Ada Wong (3 vezes)
Cercada de mistérios, Ada Wong é uma das personagens mais enigmáticas da franquia Resident Evil e até hoje nunca foi revelado para qual empresa ela trabalha — muito menos quais são suas motivações.
Ela fez sua primeira participação em RE 2, mentindo ser conjugue de um jornalista de Raccoon City para descobrir as facetas da Umbrella e roubar uma amostra do G-Vírus para essa tal empresa concorrente, ao qual era espiã. Porém, ao mesmo tempo, também deu bastante assistência à Leon, o ajudando derrotar a última forma de Mr. X.
Em RE 4, apesar de também ter ajudado Leon a enfrentar diversos perigos para resgatar a filha do presidente, ela também manteve o tom misterioso. Dessa vez, ela trabalhava a mando de Albert Wesker para conseguir uma amostra do vírus Las Plagas — e acabou conseguindo, no final das contas.
Em RE 6 ela teve um papel mais substancial, servindo, de fato, como uma protagonista e com direito a sua própria campanha. Apesar dos pesares, ela também manteve o ar enigmático, mesmo sendo uma das principais personagens do título.
HUNK (4 vezes)
Conhecido como “Senhor Morte”, HUNK também é outro personagem envolto de mistérios. O melhor soldado da Umbrella recebeu um treinamento especial na ilha de Rockfort, mencionada acima, e apareceu pela primeira vez em um conteúdo extra de RE 2, chamado de “The 4th Survivor”.
Sua missão era simples: ir com seu esquadrão até os laboratórios da Umbrella nos esgotos de Raccoon City e roubar uma amostra do G-Vírus do cientista Willian Birkin, um dos vilões do segundo game. Como muitos sabem, a investida foi um fracasso e resultou na morte do esquadrão, menos a do personagem, que conseguiu completar com exímio sua missão.
HUNK é como se fosse o Boba Fett de Resident Evil e sua popularidade se dá por conta de seu visual enigmático, sendo considerado pela comunidade como um dos personagens mais badass do elenco. Infelizmente, ele nunca teve seu jogo solo, mas apareceu como personagem jogável no mercenários de RE4 e no modo raid dos games da série Revelations.
Barry Burton (4 vezes)
Responsável pelo bordão “Jill Sandwich”, Barry Burton apareceu no game original e ajudou Jill em diversas situações de risco durante a madrugada na mansão Spencer. Após a fuga do lugar, o personagem seguiu com sua família para o Canadá.
Muitos não sabem, mas ele também fez uma palinha no final de RE 3 clássico, ocasião em que resgatou Jill e Carlos Oliveira de helicóptero antes que Raccoon City fosse para os ares. Depois disso, apareceu em RE 5 Gold Edition ao lado de Rebecca Chambers, também como um personagem jogável do modo mercenários.
Sua última contribuição (bem substancial, inclusive) foi em Revelations 2, onde procurava por sua filha, Moira, que estava com Claire Redfield. Em sua busca, também escoltou uma criança com poderes, chamada Natalia Korda.
Leon S. Kennedy (4 vezes)
Considerado por muitos como o queridinho da franquia Resident Evil, Leon S. Kennedy é o policial novato que estava a caminho de Raccoon City para o seu primeiro dia de trabalho nos acontecimentos de RE 2.
Já no quarto game, o novato havia se tornado um agente de elite do governo dos EUA, recebendo a árdua missão de resgatar a filha do presidente de uma seita de fanáticos religiosos na Espanha. Em RE 6, ainda mais experiente, o herói mais uma vez precisou se virar para salvar o mundo ao lado de sua colega, Helena Harper.
Por fim, ele fez uma pequena participação como um personagem jogável no modo raid de Revelations 2. Leon está meio sumido dos games ultimamente, mas esperamos que possa aparecer em breve para protagonizar uma nova aventura.
Jill Valentine (5 vezes)
Jill Valentine não é apenas uma grande heroína de Resident Evil, ela também é de extrema importância para a indústria de games, sendo uma das personagens femininas mais marcantes de todos os tempos. Sua estreia no primeiro jogo abriu portas para que ela também protagonizasse RE 3, em sua icônica fuga pelas ruas de Raccoon City infestada de zumbis.
Mais tarde, ela também protagonizou o primeiro jogo da série Revelations e teve uma participação crucial para o enredo de RE 5, onde foi “vilã” por alguns momentos. Sua última aparição foi no modo raid de Revelations 2. Desde então, foi esquecida no churrasco, mas esperamos que possa voltar em algum futuro lançamento — por favor, Capcom.
Albert Wesker (6 vezes)
Cumprindo com seu papel e sendo um dos vilões mais icônicos dos games, Albert Wesker era o líder do esquadrão Alpha dos S.T.A.R.S. e agente duplo da Umbrella, revelando ser um traidor na conclusão do primeiro título. Geralmente, os vilões não aparecem tanto quanto os heróis, mas este aqui é um caso à parte.
Em seguida, Wesker fez pequenas contribuições em RE 0, RE Code: Veronica e RE 4. O personagem consolidou sua supremacia atuando como o principal vilão de RE 5, onde teve sua trágica conclusão em um rio de lava escaldante num vulcão do continente africano. Por fim, o Wesker fez uma contribuição em Revelations 2, também como um personagem jogável do modo raid.
Chris Redfield (9 vezes)
Poucos jogos da franquia Resident Evil dispensaram a presença de Chris Redfield no elenco de personagens. O icônico soldado “bombadão” foi o que mais contribuiu para a série, aparecendo em nove títulos.
Chris sempre foi um soldado de elite. Antes de integrar a equipe Alpha dos S.T.A.R.S., ele era um piloto da Força Aérea Americana e, apesar de entrar em conflito constantemente com encarregados do alto escalão, ele sempre foi o tipo de pessoa que estende a mão para os amigos — principalmente Jill e Barry.
Sua estreia, sendo um dos personagens jogáveis, foi no primeiro game em 1996. Depois disso, teve um papel crucial como protagonista do primeiro Revelations, RE 5 e RE 6. Já em RE 7 e RE Village, o veterano contribuiu para a evolução de Ethan Winters, um personagem novato que fez sua estreia em 2017.
Assim como a maioria das outras personas mencionadas neste texto, ele também fez uma palinha no modo raid de Revelations 2. Será que Chris aparece novamente? Ou será que ele já contribuiu o suficiente?
Comente abaixo quais os seus personagens favoritos da franquia Resident Evil e quais você espera que apareça nos próximos jogos da série!