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[Guia] Como resolver todos os puzzles de Resident Evil Village

Novo lançamento da franquia de terror da Capcom conta com muitos quebra-cabeças e alguns podem ser desafiadores

por Vítor Amorim Heringer
[Guia] Como resolver todos os puzzles de Resident Evil Village

Como todo jogo da franquia, Resident Evil Village conta com diversos puzzles para os jogadores “quebrarem suas cabeças” ao tentarem resolvê-los. Alguns são bem simples, enquanto outros exigem mais dedicação dos players.

Com ajuda do site Powerpyx, o MeuPlayStation montou um guia completo de como concluí-los. Lembre-se que o artigo contém alguns spoilers, então, tome cuidado.

Puzzle do braseiro

  • Local: Castelo Dimitrescu B1, Salão da Guerra.

Assim que chegar ao Castelo Dimitrescu, você vai se deparar com uma sala com diversas estátuas nas paredes, um braseiro aceso no meio e dois cálices. Este é bem tranquilo, basta balançar o braseiro na direção de ambos os cálices para acendê-los e, então, um caminho se abrirá para Ethan seguir sua aventura.

Quebra-cabeça das estátuas

  • Local: Castelo Dimitrescu 2F, Sala de Ablução.

No próximo puzzle no castelo da principal vilã de Resident Evil Village, você estará em uma sala com quatro estátuas e uma poça de (sangue?) no meio. Será necessário mexer apenas uma vez três dos objetos, enquanto permanecerá no seu lugar original. Confira o posicionamento correto de cada estátua:

Cavalo = em direção à mulher / Mulher = em direção à Senhora / Senhora = em direção a Mulher / Três Homens = em direção ao Cavalo.

Puzzle do piano

  • Local: Castelo Dimitrescu 1F, Salão da Ópera

Para chegar ao Salão da Ópera, é preciso adquirir a chave Dimitrescu, obrigatória para seguir a história. No local, terá um piano que também oferecerá uma chave para quem completar o puzzle. De início pode parecer confuso, mas, quando entender, será bem fácil. Você precisará tocar as notas certas mostradas em um papel.

Assim que apertar uma tecla no piano, um ponto laranja vai aparecer. Continue pressionando as teclas até o ponto ficar em cima do círculo preto da nota e siga fazendo isso em todas as outras. Apertar teclas erradas não faz o quebra-cabeça reiniciar, o que facilita bastante.

Veja um vídeo também, caso não consiga entender de primeira:

Enigma dos sinos

  • Local: Castelo Dimitrescu 2F, Atelier.

Esta sala conta com um quadro enorme da Lady Dimitrescu que se abrirá após completar o quebra-cabeça dos sinos e leva ao sótão. Para isso, Ethan precisará acertar um tiro nos cinco sinos espalhados pela área.

  • Sino 1: estará bem na sua frente ao entrar na sala.
  • Sino 2: em cima de um gabinete e à direita do quadro da Lady Dimitrescu, com uma pequena pintura atrás e uma vela ao lado.
  • Sino 3: o terceiro está nos pêndulos oscilantes. Suba a escada à esquerda para ter uma visão melhor para acertar o sino.
  • Sino 4: aproveite que você está na escada para mirar na janela do teto, terá um sino fora do castelo. Atire para quebrar o vidro e outra vez no objeto.
  • Sino 5: também na escada, atire no lustre para fazê-lo balançar e, assim, poder visualizar onde está o sino e acertá-lo.

Puzzle do tesouro do calabouço

  • Local: Castelo Dimitrescu B1, Calabouço (Câmara Especial).

Mais para o início de Resident Evil Village, você deve ter reparado em um portão trancado com um caixão dentro. Agora, o player poderá acessar a área com a chave obtida no puzzle do piano. Assim que entrar na câmara, pegue uma bomba no lado direito e jogue na parede rachada à esquerda do caixão, para acessar outra sala com um quebra-cabeça.

Atire contra o braseiro suspenso da esquerda para que ele se acenda com o cálice de fogo logo atrás, mantenha-o balançando e atire no braseiro da direita em sua direção para acendê-lo também. Isso abaixará os espinhos em volta do caixão e você poderá pegar o tesouro do Olho Azul — que pode ser combinado com o anel de prata encontrado no castelo.

Código de Segurança para Oficinas de Aldeia

  • Local: Aldeia 1F, Oficina (Segura).

Na oficina, você se deparará com um cofre e os números corretos podem ser vistos ao olhar pela janela. Bem tranquilo.

Código: 7-04-08.

Puzzles da Casa Beneviento de Resident Evil Village

Seguindo com a história de Resident Evil Village, o jogador chegará à Casa Beneviento, um local onde não precisará utilizar armas, apenas resolver quebra-cabeças. Confira como solucionar cada um deles:

Itens importantes na boneca

  • Local: Casa Beneviento B1, Oficina de Bonecas.

Apenas examine o brinquedo para pegar a chave de prata em seu braço direito, a chave de enrolamento na perna esquerda e um anel coberto de sangue na sua mão esquerda.

Código da porta da Casa Beneviento

  • Local: Casa Beneviento B1, Oficina de Bonecas.

Vá para a sala do lado e use a torneira para limpar o anel com sangue. A partir disso, você poderá examiná-lo e verá o código da porta.

Código: 29-05-11.

Cilindros da caixa de música

  • Local: Casa Beneviento B1, sala da caixa de música.

Use a chave de enrolamento para abrir a caixa de música. Aqui, você terá que colocar os cilindros na ordem certa. Os arranhões formam um padrão. Confira as posições certas:

Cilindro 2 no primeiro encaixe / Cilindro 4 no segundo encaixe / Cilindro 3 no quinto encaixe / Cilindro 4 no terceiro encaixe.

Projetor de filme

  • Local: Casa Beneviento B1, Oficina de Bonecas e de Estudo.

Ao completar a caixa de música, você receberá uma pinça, então use-a para obter o último filme que falta para o projetor ao abrir a boca da boneca na Oficina de Bonecas. Após isso, basta colocar cada um deles na ordem correta, da esquerda para a direita. Veja:

Brinquedo de pelúcia -> Livro da vila -> Bebê -> Caixa de música -> Aliança de casamento.

Medalhões da porta

  • Local: Casa Beneviento B1, Oficina de Bonecas.

Pegue uma tesoura no corredor ao lado da sala de estudo e volte para a boneca para cortar as bandagens em seu peito. Você conseguirá um medalhão para colocá-lo na porta com três símbolos giratórios. Basta mudar o superior esquerdo para uma águia e o inferior para três olhos fechados.

Puzzle do disjuntor e fusíveis

  • Localização: Casa Beneviento B1.

Siga após abrir a porta com símbolos para chegar até um poço e adquirir a Chave da Caixa do Disjuntor, esta necessária para abrir uma caixa que se encontra ao lado do elevador (na frente da sala de estudo). Um monstro irá atacá-lo, mas basta circular a área para despistá-lo.

Pegue o conteúdo “Alívio de uma Criança” de dentro da caixa e o coloque na “porta da mãe”, perto do quarto de medicina. Você poderá seguir até encontrar o fusível. Volte para o elevador e ponha dentro da caixa de disjuntor, enquanto foge dos monstros. Após isso, sairá da área.

Veja um vídeo com o passo a passo:

Luta entre Donna Beneviento e Angie

  • Localização: Casa Beneviento F1.

Chegamos ao fim dos puzzles da Casa Beneviento com uma boss fight contra a Donna e sua boneca Angie. A luta é basicamente um quebra-cabeça. Será necessário achar a boneca três vezes para escapar. Ela usa um vestido todo branco, diferentemente das outras. De primeira, ela estará no andar de cima, siga até a última porta do final do corredor para encontrá-la sentada no chão.

As próximas duas vezes são aleatórias, mas sempre no andar de baixo. Basta seguir o rastro de sangue e não deve ser um grande desafio. Pronto, parabéns concluir a Casa Beneviento!

Painel de controle em Moreau

  • Localização: Aldeia 1F, Área de Moreau (Edifício de Controle da comporta)

Mais para o final do game, reative a energia do moinho de vento com a chave de manivela e retorne para o edifício de controle. Você precisará colocar os botões do painel de controle nas cores certas. Haverá uma imagem bem do seu lado e o truque é virá-la para combinar com o botão desligado.

Primeira linha: azul, branco e laranja.

Linha do meio: branco, laranja e preto.

Última linha: laranja, azul e azul.

Imagem de capa de um painel de controle em Resident Evil Village
Foto: Reprodução/Powerpyx

É isso, leitor! Você acaba de completar todos os puzzles de Resident Evil Village! Dê seu feedback nos comentários!