Naughty Dog não fez mais Crash Bandicoot devido à má relação com a Universal
A Naughty Dog "amava" a franquia, segundo o co-fundador, mas ela não era rentável
A Universal Interactive, detentora de Crash Bandicoot nos anos 90, impediu que mais jogos da franquia fossem criados pela Naughty Dog. Após o lançamento de Crash Team Racing (1999), os devs relataram um ambiente meio hostil por parte da publisher.
Em entrevista ao GamesRadar, Jason Rubin, co-fundador da desenvolvedora, comentava sobre o making of de Jak and Daxter e acabou dando alguns detalhes sobre a IP do tão querido marsupial. Em meio à relação conturbada, o estúdio produzia a engine que deu vida às aventuras de Jak.
Nosso relacionamento com a Universal chegou em um ponto que não permitiu desenvolvermos mais nada de Crash Bandicoot. Por mais que a gente amasse a franquia e ainda mais trabalhar com a Sony, não era bom financeiramente. A Universal era dona da IP e o ambiente era bem hostil e brutal para os nossos desenvolvedores.
O final feliz para a Naughty Dog se deu após um convite da Sony, para os executivos da empresa passarem dois dias no Japão, com direito a uma refeição de negócios. A reunião terminou com a desenvolvedora fechando acordo para se tornar parte da PlayStation.
Crash Bandicoot, por outro lado, também seguiu seus trilhos e acabou adquirida pela Activision em meados de 2007. Os últimos lançamentos da série foram produzidos pela Vicarious Visions e pela Toys For Bob.
Crash Bandicoot 4 no PS5: vale a pena?
Por falar no marsupial mais querido do mundo, o MeuPlayStation teve a oportunidade de analisar a versão de PS5 de Crash Bandicoot 4: It’s About Time. Leia a review completa através deste link!