Listas

Quais os melhores Soulslike do mercado?

O MeuPlayStation lista cinco jogos do gênero que são praticamente obrigatórios para os gamers hardcores

por Vinícius Paráboa
Quais os melhores Soulslike do mercado?

Em 2009, a FromSoftware inovava ao lançar um RPG de ação que se diferenciava dos já vistos até então: Demon’s Souls. Seu gameplay se caracterizava pela enorme dificuldade ao batalhar contra os inimigos – paciência e estratégia eram exigidos por parte do jogador para superar as adversidades encontradas no caminho. Assim começou a era “soulslike”.

Com o passar do tempo, novos títulos do gênero chegaram ao mercado – muitos da própria FromSoftware, estúdio onde trabalha Hidetaka Miyazaki, o “pai” do estilo. A comunidade gamer logo abraçou os games, que seguem ganhando popularidade.

Dito isso, o MeuPlayStation lembra de cinco soulslikes, que merecem ser desfrutados (caso você ainda não tenha dado uma chance a eles). Todos exigem bastante suor (até dos “hardcores”) e são um verdadeiro treino de ataque, esquiva e bloqueio.

Demon’s Souls

Demon's Souls

Nada mais justo do que abrir a lista com o primeiro jogo da história do gênero. O título chegou ao PS3 exclusivamente e impressionou por contar com uma narrativa não linear, além de dar dor de cabeça nos jogadores por conta do alto grau de dificuldade.

Demon’s Souls foi tão importante para o PlayStation, que a Sony encarregou a Bluepoint Games de criar um remake para o recém-chegado PS5. Novamente, o game fez sucesso entre os fãs e foi responsável por um bom pontapé inicial na nova geração.

NiOh

1

Lançado em 2017 pela Team Ninja, NiOh é considerado um dos melhores soulslike que não vieram da FromSoftware. O jogo é ambientado no período Sengoku da história japonesa, mas ao mesmo tempo reúne elementos fictícios, como a existência de youkais (demônios).

Controlando William Adams, que na vida real foi um dos únicos ocidentais a se tornar samurai na Terra do Sol Nascente, os players devem atravessar cenários enquanto derrotam esses monstros. É necessário gerenciar uma barra de ki (vigor) e posturas com a espada para se sobressair na batalha.

Bloodborne

Bloodborne

Bloodborne é mais um soulslike exclusivo de PlayStation de muito sucesso – também idealizado por Hidetaka Miyazaki. Seu gameplay envolve exploração e combate estratégico – os apressadinhos de plantão geralmente não se saem bem sucedidos .

Na narrativa, os jogadores controlam o “Hunter” (personagem customizável), responsável por investigar uma praga que assola a cidade de Yharnam, na era vitoriana. Enquanto desvenda os mistérios do local, ele precisa lutar contra bestas e outros seres capazes de matá-lo com um só golpe.

Dark Souls 3

2

Dark Souls 3 foi o último lançamento (sem contar remaster) da série Souls e trouxe exatamente o que os fãs estavam acostumados a enfrentar: inimigos desafiadores e armadilhas surpreendentes.

O RPG de ação ainda contou com dois DLCs – “Ashes of Ariandel” e “The Ringed City” – para saciar o gostinho de “quero mais” dos jogadores. Até hoje, o soulslike é lembrado com carinho e segue sendo revisitado.

Sekiro: Shadows Die Twice

3

Sekiro: Shadows Die Twice dispensa apresentações. Eleito o Game of the Year em 2019 – o primeiro de Miyazaki – o RPG traz certas diferenças em relação aos jogos da série Souls. Ao invés de se defender constantemente, o jogador necessita de agressividade (com doses estratégicas, é claro) contra seus adversários.

Os usuários também são obrigados a aprender outros elementos como furtividade e quebras de posturas dos inimigos. Tudo isso em meio a uma história no Japão feudal, cheio de referências budistas, onde um shinobi busca vingança contra um clã samurai.

E aí, caro leitor? Qual desses soulslike é o seu favorito? Conte pra gente nos comentários!