Diretor de games para o Stadia: criadores de conteúdo deveriam pagar para fazer transmissões
Polêmica gerou um enorme debate sobre licenças em jogos, a maioria discordou dos argumentos do diretor
O diretor criativo de games para o Google Stadia, Alex Hutchinson, polemizou, hoje (22), dizendo que criadores de conteúdo deveriam pagar as desenvolvedoras para fazer stream dos seus jogos. No seu Twitter, Hutchinson gerou um enorme debate sobre como são e como deveriam ser as licenças para games serem transmitidos on-line.
The real truth is the streamers should be paying the developers and publishers of the games they stream. They should be buying a license like any real business and paying for the content they use.
— Alex Hutchinson (@BangBangClick) October 22, 2020
A verdade é que os streamers deveriam pagar aos desenvolvedores e editores dos jogos que eles transmitem. Eles deveriam comprar uma licença como qualquer empresa real e pagar pelo conteúdo que usam.
Ele continuou polemizando ao entrar em um assunto que é frequentemente discutido entre os criadores de conteúdo: direitos autorais de músicas em jogos.
Streamers worried about getting their content pulled because they used music they didn't pay for should be more worried by the fact that they're streaming games they didn't pay for as well. It's all gone as soon as publishers decide to enforce it.
— Alex Hutchinson (@BangBangClick) October 22, 2020
Os streamers preocupados em ter seu conteúdo retirado, porque usaram músicas pela qual não pagaram, deveriam estar mais preocupados com o fato de que estão transmitindo jogos pelos quais também não pagaram. Tudo irá acabar assim que as publicadoras decidirem aplicar.
Diversos influenciadores foram refutar os comentários do diretor criativoa. Hagazo, youtuber gamer com canal de mais 2 milhões de inscritos, disse que as desenvolvedoras que abraçaram os streamers tiveram mais sucesso do que o contrário.
Uma opinião meio estranha para o Diretor de Criação do Google Stadia dizer. Minecraft, GTA V, Roblox, Among Us, para citar alguns: todos esses jogos ficaram super-grandes porque abraçaram criadores/streamers, não o contrário. Talvez isso explique muito sobre o estado atual do Stadia.
Hutchinson continuou defendendo seu ponto de vista ao responder alguns tweets, mas, no último deles, disse “amar os streamers“, convidando todos para sua live de Fall Guys. Curioso, não?
O famoso jornalista da Bloomberg, Jason Schreier, em seu Twitter, esclareceu um ponto importante sobre toda a polêmica. Hutchinson não é diretor do Google Stadia exatamente, mas, sim, diretor de games para o serviço de streaming.
The funniest thing about today's streaming drama is that everyone thinks Alex Hutchinson runs Google Stadia (because his Twitter bio says "Creative Director @ Google Stadia"). He's actually a creative director at a Montreal game studio that was purchased by Google last December
— Jason Schreier (@jasonschreier) October 22, 2020
O mais engraçado sobre o drama de streaming de hoje é que todos pensam que Alex Hutchinson dirige o Google Stadia (porque sua biografia do Twitter diz “Diretor de Criação @Google Stadia”). Na verdade, ele é um diretor de criação em um estúdio de jogos de Montreal que foi comprado pelo Google em dezembro do ano passado.