10 livros que todo gamer de verdade precisa ler
Lista conta com grandes sucessos e outros que inspiraram indiretamente vários jogos
Indicações Patrocinadas
Livros inspiram. Quem nunca foi ao cinema assistir uma adaptação de um grande best-seller? E também não é incomum jogos inspirarem livros e vice-versa. Vários grandes nomes têm um pezinho na literatura, seja por mangás, quadrinhos ou outros formatos.
Pensando nisso, listamos hoje 10 possibilidades incríveis que podem enriquecer sua cultura gamer. E claro que temos uma boa notícia! O cupom MEUPS10 oferece 10% de descontos na Amazon. Aproveite porque é bem limitado.
The Witcher
É quase impossível não reconhecer o bruxo Geralt de Rívia após os estrondosos sucessos dos jogos e da série na Netflix. Vale lembrar que ambos (jogos e série) são inspiradas nos livros.
Disponíveis em várias versões, as que mais tem chamado a atenção são as edições especiais em capa dura.
Terra Média: Sombras de Mordor
Pra quem é fã de O Senhor dos Anéis e O Hobbit, Sombras de Mordor e Sombras da Guerra são dois ótimos jogos inspirados em J. R. Tolkien. O título se passa no período entre O Hobbit e a trilogia de O Senhor dos Anéis e tem muitas referências aos filmes, como poder conhecer a origem dos Anéis de Poder, por exemplo.
Bloodborne
O exclusivo de PlayStation 4 não tem um livro propriamente seu, mas pega diversos elementos da série de contos de H.P. Lovecraft, misturando o terror clássico com o terror cósmico.
E Bloodborne não foi o primeiro jogo inspirado nos contos de Lovecraft; outros tantos também criaram suas atmosferas sombrias com seres cósmicos e outros elementos dos livros como Amnesia: The Dark Descent, Alone in the Dark, Call of Cthulhu, The Last Door, Eldritch e mais.
Rainbow Six
Não só Rainbow Six, mas diversos jogos foram inspirados nas obras de Tom Clancy. Conhecido pelos seus enredos bem detalhados sobre espionagem e ciência militar que ocorrem durante e depois da Guerra Fria. Os sucessos da Ubisoft como Splinter Cell, Rainbow Six, The Division, Ghost Recon e outros carregam o nome do escritor.
Metro 2033
Sem segredos ou pegadinhas: Metro 2033 foi inspirado na obra de mesmo título do escritor Dmitry Glukhovsky. Baseado em uma Moscou pós-apocalíptica com sobreviventes que se abrigam em túneis subterrâneos das linhas do metrô.
Bioshock
A trilogia de Bioshock carrega muito dos conceitos presentes nos livros de Ayn Rand (A Revolta de Atlas e A Nascente), como a cidade construída embaixo d’água, o objetivismo e o princípio de puro interesse próprio.
Dante’s Inferno
O jogo é inspirado na A Divina Comédia escrita por Dante Alighieri. A série de contos composta por: Inferno, Purgatório e Paraíso são a base dos três reinos por onde o protagonista do jogo passa em sua jornada para resgatar sua esposa.
- [COMPRE AQUI] A Divina Comédia
- [COMPRE AQUI] Inferno – Dante Alighieri
- [COMPRE AQUI] Purgatório
- [COMPRE AQUI] Paraíso
Assassin’s Creed
Apesar de ter ganho uma série de livros após o sucesso nos games, a franquia foi inspirada no romance Alamut de Vladimir Bartol, com um grupo de assassinos e guerreiros medievais conhecidos como Hashshashin.
Spec Ops: The Line
Este, talvez, seja a inspiração mais impressionante de todas. Foi baseado no livro de 1899, O Coração das Trevas, escrito por Joseph Conrad. Note que a obra é de uma época totalmente diferente da representada no jogo, mas contou com uma adaptação e modernização.
No livro, o protagonista narra sua história vivida no Congo, na qual o seu amigo Sr. Kurtz fica louco após uma temporada no deserto. Um livro que vale muito a pena ser lido!
Batman: Arkham Asylum
Nem só de quadrinhos vive um herói. E não poderíamos deixar de citar Arkham Asylum, escrito por Paul Dini. Foi um dos jogos mais aclamados da franquia do morcegão e um dos mais fiéis a uma obra dos livros/quadrinhos.
Menções honrosas
E é claro que estes não são os únicos jogos inspirados em livros. Quantos quadrinhos e mangás de sucesso não serviram de inspiração para jogos, hein? Por isso, vale a pena listá-los aqui para que você possa conhecer mais sobre eles e claro: se esquecermos algum (sempre acontece), deixe nos comentários!