Metal Gear Solid V: The Phantom Pain: Vale a pena?
“Kept you waiting, huh?”
Após vários trailers, novidades e polêmicas, Metal Gear Solid V: The Phantom Pain finalmente chega as prateleiras com a promessa ser o último e fechar a aclamada franquia de Hideo Kojima.
O jogo trouxe a nós várias novas mecânicas de gameplay, gráficos melhorados e um história digna de um filme, esses outros fatores serão discutidos nesta review, mas caso se sinta perdido e esteja em dúvida se ele realmente vale a pena, nós preparamos duas matérias para você entrar no mundo de Big Boss:
Enredo
“Snake, what took you so long?”
O jogo se passa logo ápos o incidente de Metal Gear Solid V: Ground Zeroes, Big Boss acorda de um coma de 9 anos e descobre que perdeu seu braço na explosão e além disso destroços se alojaram em seu crânio e corpo. Quarenta e oito horas depois de seu despertar, forças militares desconhecidas invadem o hospital que Boss estava internado, aparenteente querendo a sua vida.
Assim que Snake fica sabendo da invasão uma espiã tenta surrupiar-lhe o resquício da via que lhe resta, mas ela é impedida por um homem com a cabeça enfaixada, esta figura desconhecida auxilia Big Boss na fuga do hospital, mas seus obejtivos são incertos.
https://www.youtube.com/watch?v=sjk4HqP8kBA
A história começa em um ritmo lento e demora para realmente cativar o jogador, no começo são apenas apresentados conceitos e personagens, ela só toma fôlego após certo tempo de gameplay. Outro aspecto, é o corte de cenas, o jogo possuí menos diálogos e cutscenes que os outros titulos da série, mas o real problema foi que cenas importantes do final foram cortadas, elas podem ser encontradas na versão de colecionador do jogo, porém estão incompletas.
Caso queira saber mais sobre a cena cortada você pode acessar este link:
Apesar das considerações, a história faz jus ao nome da saga, grande parte dela pode ser encontrada em Fitas Cassete (substituindo o antigo CODEC), elas são adiquiridas pelos rádios e ao completar missões principais e secundarias. O enredo pode emocionar e surpreender o jogador, contudo ainda algumas dúvidas podem deixar uma pulga atrás da orelha, e talvez algumas delas nunca serão respondidas.
Gráficos
Toda construção gráfica do jogo foi baseada na FOX Engine, criada expecialmente para o jogo, foi ela quem proporcinou a criação de modalagens detalhistas, efeitos fiísicos tão reais e a tão aclamada resolução 1080p/60fps no PS4.
https://www.youtube.com/watch?v=u9aytnyGwTo
Todas as cutscenes são in-game, em nenhum momento o jogo pausa e entra em uma cinematic completamente diferente e mais bonita. Todas elas são bem feitas e cinematográficas, cada uma possuí um jogo de câmeras mais inusitado e espetacular que a outra, em certos momentos a impressão que dá que é são cenas live-action de tão “reais”.
O jogo possuí 3 regiões principais:
Afeganistão: é um território predominantemente desértico, mas mesmo assim não deixa de ser variado, ele intercala entre bases militares inimigas, fortes inimigos, contruções destruídas, dunas de areias e oasis.
Angola: repleta de pântanos e florestas densas, e assim como o Afeganistão, não fica monótono em nenhum momento. Ela possuí cavernas escuras para serem exploradas, montanhas rochosas, minas ocupadas por inimigos e vilarejos destruídos.
Mother Base: Ela não é vasta como os ultimos dois territórios, mas ainda sim não decepciona, o jogador pode modificar ela a seu gosto, no decorrer do jogo ela só tende a crescer e ficar mais forte.
Não é segredo que MSGV possuí lindos gráficos, mas a beleza está nos detalhes como: a roupa do Big Boss balançando enquanto venta, a mudança de tempo para chuva e tempesdades de areia, vegetação “viva”, etc. Todas essas adições tornam o jogo mais vivo e único, mas ainda sim o jogador pode testemunhar falhas de renderização, como paisagens distantes aparecendo com o tempo ou até objetos próximos “carregando” a textura.
Missões e Ops paralelas
O jogo possuí 51 missões principais e muitas (muitas mesmo) missões paralelas, se prepare para horas de gameplay.
A grande vantagem de Metal Gear V é dar a liberdade para que o jogador faça a missão do seu jeito, caso ele queria fazer a missão sem matar nenhum inimigo ou fazer justamente o contrário, o jogo permite.
As missões principais são dividias em episódios, cada episódio começa com uma abertura e termina com créditos, dando ao jogador uma sensação de estar dentro de uma série de TV.
Apesar da variação, esta abordagem, por vezes, tornam as situações repetitivas, mesmo que todas sejam muito importantes para a progressão da história, em certos momentos elas se tornam cansativas, embora a liberdade que o jogador tem para fazer a missão do jeito que quiser pode dar uma renovada.
Em certo ponto da história, o jogador libera as missões antigas em modo mais difícil. O problema que para poder evoluir na história é necessário que algumas destas missões sejam refeitas, podendo fazer com que o jogador perca o ânimo para seguir em frente.
Mother Base
A Mother Base, como o próprio nome diz, será a sua base mãe durante todo o jogo, ela será a nova moradia dos Diamont Dogs, o novo exército de Big Boss. Começando apenas com uma plataforma petrolífera, o jogador terá o dever de erguer seu exército privado e construir novas bases de desenvolvimento.
As plataformas são divididas em:
Plataforma de comando: Ela é o centro de tudo, dela que sairá os comandos e intruções para que as outras plataformas cresçam .
Plataforma de combate: Nela que seus soldados recrutados serão treinados, para no futuro irem em missões de campo definidas pelo jogador através de seu IDroid.
Plataforma de Pesquisa e Desencolvimento (P&D): Está plataforma será responsável pela criação dos armamentos e equipamentos que Boss e seus soldados levarão em suas missões.
Plataforma de Apoio: Como o nome diz, ela dará suporte ao jogador como: Aumentar a probabilidade de que o Fulton (balão que captura os inimigos) funcione, oferecer ataques de apoio como bombardeiros, bomba de gás do sono, bomba de fumaça, etc.
Plataforma de Inteligência: Durante as missões ela marcará no mapa possíveis posições de inimigos, plantas e matérias primas.
Plataforma Médica: Quando os soldados de Big Boss se ferirem em missões, eles serão imediatamente levados para está plataforma para cuidados médicos.
Plataforma de Desenvolvimento de Base: Quando os matérias (metal, matérial biologico, diamantes, combustível) forem mineirados ou coletados eles terão que passar pelo processo de refinamento, está plataforma acelera este processo e ajuda na construção de novas plataformas.
Jogabilidade
Como é de praxe da série, a jogabilidade é bem responsiva, em nunhum momento o jogador se frusta com Snake entrando em paredes ou andando sozinho, mas em compensação é possível que você possa acabar se embaralhando nos varios controles que o jogo possuí.
Um dos triunfos de MSGV é possuír controles bem responsivos e
em nenhum momento o jogador vai presenciar situações em que o comando não funciona ou a resposta é lenta, neste quisito o jogo não falha, mas em alguns momentos a própia movimentação falha, Snake pode acabar não entrando em “cover” em determinadas superfícies ou enquanto agachado alguns movimentos ficam confusos
O novo movimento de Reflexo Rápido foi também uma boa adição para série, pois facilita a vida de jogadores que não estão acostumados com o stealth de Meat Gear. Quando Snake é avistado pelo o inimigo, o tempo no jogo entra em camêra lenta (bullet time) e dá alguns segundos para que o jogador possa reagir atirando no inimigo, fugindo dele ou até permitindo que ele vá para cima. O modo reflexo pode ser desativado no menu de opções.
https://www.youtube.com/watch?v=O47MelGs2iE
O braço bionico de Snake também adiciona novas mecânicas como: usar ele para chamar atenção dos inimigos, nocautear eles com apenas um soco ou então simplesmente usa-lo como um foguete!
Considerações finais
Apesar de possuir um início lento e em algumas ocasiões poder se tornar repetitivo, Metal Gear Solid V mantém o padrão de qualidade da série, com uma jogabilidade bem responsiva, gráficos lindos e história de tirar o fôlego, ele acaba se tornando um jogo completo com muitas horas de gameplay.
O futuro da série ainda é incerto, a possível saída de Hideo Kojima poderá ter um grande impacto nas sequêcias, mas a própia Konami já declarou que mesmo sem ele Metal Gear vai continuar e o que resta para nós jogadores é esperar.
Escrito por: Mateus Luiz