Notícias

Sony faz recomendação aos devs: próximos jogos de PS4 deverão ser compatíveis com PS5

Jogos certificados até meados de julho no PS4 deverão ter compatibilidade com o PS5

por Raphael Batista
Sony faz recomendação aos devs: próximos jogos de PS4 deverão ser compatíveis com PS5

Os próximos jogos a serem lançados para PlayStation 4 – a partir de 13 de julho – deverão ser compatíveis com o PS5. A “recomendação” vem diretamente da própria Sony.

Segundo as informações compartilhadas pelo site Eurogamer, a Sony inseriu uma nova “cláusula” na documentação destinada aos desenvolvedores. No termo, os devs devem garantir que os jogos sejam compatíveis com o PlayStation 5. A novidade foi adicionada no fim de abril em uma nova versão do dev kit do PlayStation 4.

Mas, o que se trata especificamente essa “compatibilidade”? De acordo com o documento, o jogo é considerado compatível com o PS5 quando “o código do game é executado sem problemas no console da próxima geração e consegue oferecer os mesmos recursos para ambas as plataformas.” Ou seja, os criadores dos títulos precisarão dar suporte para os dois videogames.

Vale destacar mais uma vez: essa obrigatoriedade só valerá para os jogos certificados após o dia 13 de julho. Para os títulos que chegaram ao PS4 antes desse período, a Sony deixou à critério do estúdio a possibilidade da compatibilidade. Porém, disse ser uma ferramenta “altamente recomendada”.

A diferença entre “certificado” e “lançado” pode ser explicado através do exemplo de Ghost of Tsushima. O novo título da Sucker Punch chegará ao PS4 no dia 17 de julho, mas receberá sua certificação antes do dia 13 do mesmo mês. Logo, o título não terá a obrigatoriedade de estar no PS5.