Gastos com videogame nos EUA quebram recorde no 1º trimestre de 2020
Foram gastos mais de US$ 10 bilhões com games no começo de 2020
A pandemia provocada pela COVID-19 parece ter ajudado os videogames de alguma forma. De acordo com o NPD Group, nunca na história dos EUA houve um total tão grande de gastos em jogos como aconteceu no primeiro trimestre de 2020.
Entre janeiro e março deste ano, os gamers norte-americanos gastaram US$ 10,86 bilhões, representando um aumento de 9% em relação ao mesmo período em 2019. Vendas de conteúdo de videogame sozinhas alcançaram US$ 9,58 bilhões, 11% a mais que no ano anterior.
A maioria das vendas foram digitais, como já era de se esperar. Com o fechamento de diversos varejistas, as pessoas tiveram de buscar títulos em lojas como a PSN ou em serviços de assinatura, como o Xbox Game Pass.
Os jogos que envolveram mais gastos no 1º trimestre foram: Animal Crossing: New Horizons, Call of Duty: Modern Warfare, DOOM Eternal, Dragon Ball Z: Kakarot, Fortnite, GTA V, Minecraft, MLB The Show 20 e NBA 2K20.
Segundo o analista Mat Piscatella, os videogames são uma boa forma de entretenimento para as pessoas durante a quarentena. Além disso, eles também ajudaram a conectar famílias e amigos online.
Videogames trouxeram conforto e conexão para milhões durante este período desafiador. Conforme as pessoas ficaram em casa mais, elas utilizaram jogos não só como diversão, mas também para se conectar com família e amigos. Qualquer que fosse no console ou mobile, PC ou VR, a experiência gerada por gaming e suas vendas cresceram no primeiro trimestre.
Em relação aos hardwares, o Nintendo Switch foi quem mais se beneficiou. Seu bom desempenho fez com que as pessoas desembolsassem US$ 773 milhões no começo de 2020, 2% a mais em relação ao mesmo período em 2019. Já acessórios (controles, headsets, etc.) totalizaram lucros de US$ 503 milhões.