Jogos com loot boxes terão “aviso” na caixinha
Nova designação é descrita como "Compra no Jogo (inclui itens aleatórios)"
O Entertainment Software Rating Board (ESRB), órgão responsável por analisar e definir a classificação etária de jogos eletrônicos na América do Norte, anunciou hoje (13) importantes mudanças. Os títulos que incluírem compra de loot boxes dentro do jogo vão ganhar uma nova classificação.
Anteriormente, os games com microtransações aleatórias utilizavam a descrição “Compras no jogo”. Com a mudança, a classificação vai ser acompanhada da frase “Inclui itens aleatórios”.
A designação será atribuída a qualquer título que ofereça a compra de itens ou equipamentos, através de moeda virtual ou real, com prêmios misteriosos. Por exemplo, caixas e pacotes de itens, baús de tesouro, entre outros.
“Compras no jogo (inclui itens aleatórios)” serão atribuídas a todos os jogos que incluem compras com quaisquer elementos aleatórios, incluindo caixas de itens, pacotes de itens ou cartões, rodas de prêmios, baús de tesouro e muito mais. Os jogos que possuem o aviso de compras no jogo (inclui itens aleatórios) também podem incluir outros elementos pagos não aleatórios.
#ESRB will begin assigning a new Interactive Element, In-Game Purchases (Includes Random Items).
Find out more in our new blog: https://t.co/LPhd5rl7VL pic.twitter.com/nO6p8r1yYJ
— ESRB (@ESRBRatings) April 13, 2020
Adotada em 2018, a classificação “Compras no Jogo” continuará sendo exibida em games com outros tipos de transações, como a compra de expansões, itens e equipamentos específicos.
Loot Boxes foi alvo de polêmica recente
Pouco tempo atrás, o diretor executivo da Epic Games, Tim Sweeney, levantou polêmica ao comparar as loot boxes com as máquinas de apostas. De acordo com o executivo, a mecânica prejudica a experiência dos jogadores.
O mandatário do estúdio disse, durante o DICE 2020 Summit em Las Vegas, que as desenvolvedoras deveriam respeitar a audiência de consumidores e não aceitar mais a prática.