10 mitos e verdades sobre o PlayStation 4
O PlayStation 4 é uma máquina poderosa e com inúmeros recursos disponíveis, sendo muitos deles desconhecidos! Por vezes, a falta de conhecimento aliadas à pouca exploração das funções acabam por gerar dúvidas ou mesmo alguns mitos que se alastram como ervas daninhas em dezenas de fóruns pela internet.
Alguns destas fábulas se tornam tão populares que acabam se "transformando" em verdades absolutas, fazendo com que muitos deixem de explorar a capacidade do console, seja por medo ou mesmo falta de informação.
Com o objetivo de "caçar alguns mitos" preparamos este conteúdo com as dúvidas, verdades e mentiras mais comumente ventiladas por aí. Será que você sabia de todas?
1 – O PlayStation 4 aquece menos no modo espera – VERDADE
Todo equipamento eletrônico aquece, isso é inevitável. Isso ocorre devido a passagem de correntes elétricas pelas placas e circuítos internos dos aparelhos, onde existem as resistências que, a grosso modo, dificultam a passagem da corrente elétrica. Para transpor essa "barreira", há um natural consumo dessa energia.
Como energia não pode ser criada ou destruída, ela é transformada em calor, gerando assim um efeito térmico (aquecimento).
Como o equipamento está executando pouquíssimas tarefas em modo repouso (apenas downloads, carregando controles/headset), ele consome menos energia e exatamente por isso não esquenta muito. Consequentemente, ele é mais silencioso no modo repouso, pois os coolers são programados para acelerar sua velocidade na medida em que são executadas várias tarefas ao mesmo tempo, tornando a necessidade de resfriamento maior.
Então: Modo espera = menos aquecimento, economia de energia e menos barulho.
2 – Jogos em mídia digital ocupam mais espaço no HD que os jogos em mídia física – MITO
No PlayStation 4, jogos em mídia física e digital ocupam exatamente mesmo espaço no HD. Mas então vem a pergunta: porquê? Qual a vantagem de ter a mídia física?
Os jogos são instalados no HD para que a experiência seja mais fluída. Ou seja, para acelerar os famosos loads (sim, GTA é uma eterna exceção que amamos e esperamos pacientemente por seu load), tornar os carregamentos mais rápidos e economizar o leitor de discos. Se todas as vezes que você inserisse a mídia de determinado jogo, e o console precisasse ler o disco, carregar os conteúdos para memória ram e só então processá-las, as telas de carregamento seriam bem mais demoradas.
As vantagens de ter mídia física ou digital dependem de vários fatores. Algumas deles são:
Mídia Física
O jogo é instalado rapidamente, sendo necessário baixar apenas as atualizações disponibilizadas pelos desenvolvedores. É uma excelente vantagem para quem ainda não quer investir em um HD maior e precisa, eventualmente, excluir jogos, mas gostaria de reinstalá-los posteriormente sem muita espera.
Além disso, caso você não goste de um jogo que adquiriu, ou simplesmente já tenha jogado bastante, você pode vender ou trocá-lo. Sem contar que, para os colecionadores e amantes das caixinhas azuis, são os artefatos mais lindos das estantes gamers!
Mídia Digital
Adquirir os jogos na PSN também tem muitas vantagens, entre elas jogar no dia do lançamento, pagar um preço mais acessível em promoções, não dependente de transportadoras ou distribuidoras e, por fim, o sistema de pré-load, que possibilita baixar os jogos alguns dias antes do lançamento oficial, de modo que o game estará acessível no minuto seguinte a data de liberação.
3 – Os downloads fluem mais rapidamente no modo espera – VERDADE
Essa é bem simples de entender. Quando seu console está ligado e operante, ele sempre estará utilizando os recursos de rede para atualizar janelas como a de transmissões de partidas disponíveis, seus amigos que estão online e o que estão jogando, novidades entre outros recursos.
Ao colocar em modo espera esses recursos são "desativados", assim todas as "forças" do seu PlayStation 4 são concentradas para realizar o(s) downloads.
4 – Os modelos do PlayStation 4 têm funcionalidades diferentes – MITO
Atualmente, com exceção do modelo brasileiro, todos os demais modelos do PlayStation 4 são fabricados e montados na China e por um único fabricante, e, ao contrário do que muitos pensam e dizem, eles saem de fábrica com as mesmas peças e especificações. Por isso, é errôneo afirmar que determinado modelo (japonês, mexicano, americano) tem funcionalidades restritas em relação a outros.
Além destes, alguns também acreditam que os modelos que são vendidos através de bundles (edições especiais) são melhores que os tradicionais. Obviamente é que todos os consoles são iguais em funcionalidades.
A diferenciação de modelo, basicamente tem a ver com o idioma e outras configurações de software do console contudo, cabe destacar que existem sim diferenças de componentes eletrônicos.
5 – O PlayStation 4 não tem suporte para CD's de áudio – VERDADE
É verdade, o PS4 não lê CD's de áudio (se você comprou a edição mídia física do The Witcher 3 deve ter descoberto isso recentemente, rs).
Não se sabe a razão do console não ter essa funcionalidade, mas para que a falta não seja tão sentida, a Sony disponibilizou o media player (que possibilita reproduzir músicas e vídeos que estejam em um pendrive) e também o Spotify, um aplicativo para ouvir músicas enquanto se joga.
É importante saber:
A reprodução dos tipos de disco a seguir não são compatíveis com o PS4:
- CD;
- BD-RE versão 1.0;
- BD-R/RE XL;
- Discos DVD que não tenham sido finalizados.
Não utilize os discos a seguir. Eles podem danificar o sistema:
- Discos com 8 cm;
- Discos não circulares, como discos em forma de cartão, estrela ou coração;
- Discos quebrados, deformados ou que tenham sido reparados.
Alguns discos podem não ser reproduzíveis devido a arranhões, poeira, qualidade de gravação ou características do dispositivo de gravação. Em raros casos, DVD's, BD's e outras mídias podem não funcionar corretamente quando reproduzidas no sistema PS4. Isso é devido, principalmente, às variações no processo de fabricação ou à codificação do software
(Fonte – PlayStation 4 – Guia do Usuário)
6 – Assistir filmes Blu-ray danificam o leitor do console – MITO
Esse sim é um mito antigo, mas viemos aqui para esclarecê-lo. O leitor do PlayStation 4 foi projetado para ler discos nos formatos Blu-ray e também DVD. Além de executar jogos, seu console pode ser SIM utlizado como aparelho Blu-ray para reproduzir seus filmes favoritos.
Claramente, é recomendado que as mídias inseridas no console estejam em excelente estado de conservação.
7 – É possível ter várias contas de regiões diferentes – VERDADE
O sistema PS4 permite que você tenha até 16 contas diferentes configuradas no seu console, e elas podem ser de regiões diferentes (Brasil, Estados Unidos, Japão, Nova Zelândia, etc.).
Na maioria das vezes, os gamers recorrem às contas de outros países para terem acessos à demos que saem antes nas PSN's estrangeiras ou aproveitar super descontos em jogos (necessita de cartão de crédito internacional). Mas, com a alta do dólar, esta modalidade anda meio esquecida.
8 – Deixar os controles conectados ao console viciam a bateria – MITO
Se você já deixou seu controle conectado ao console ou em uma estação de carga, certamente observou que a lightbar do joystick tem uma coloração amarela. Isso indica que ele está sendo carregado! Quando a carga está completa essa luz se apaga e, internamente, o circuito no controle se fecha para que não fique consumindo energia sem necessidade.
Assim, a bateria do DualShock 4 não será comprometida (ou viciada como muitos dizem) e você também economiza energia.
9 – Diminuir a intensidade da barra de luz ajuda a bateria durar mais tempo? – VERDADE
Sim, apesar de pequena e não muito significativa. Se você reduzir o brilho da lightbar a bateria dura um pouco mais, os números podem variar de um jogo para outro. Em testes pessoais da redatora, a maior economia foi de 30 a 45 min.
O DualShock 4 possui uma barra de luz com um LED RGB SMD que pode produzir qualquer cor. Essas cores são utilizadas para identificar os jogadores (caso haja mais de um controle ligado) além de sofrer alterações no decorrer de situações nos jogos (em Destiny, quando seu super está carregado ela apresenta coloração amarela, quando sua vida está baixa fica vermelha e ao utilizar como lanterna apresenta um branco-rosado bem intenso).
Se você quer mesmo economizar bateria, um outro recurso é tirar a opção de vibrar do controle. Quer aprender a alterar as configurações do DS4? confira o link abaixo:
Por que a bateria do DS4 dura bem menos que a do DS3?
O DS4 possui inúmeros recursos que o DS3 não possuía. Entre eles: A barra de luz, o touchpad, o alto falante mono e a detecção de movimentos através de um giroscópio e acelerômetro de 3 eixos. para que todos esses recursos funcionem, é necessário gastar mais bateria, simples.
10 – Aceleração do cooler é sinal de defeito – MITO
Muitas pessoas nos enviam questionamentos a cerca dos barulhos, as vezes bem intensos, que o PS4 faz, principalmente em épocas mais quentes do ano.
O cooler do PS4 é programado para girar mais rápido a medida em que o console precisa ser mais refrigerado, ou seja, em períodos mais quentes, em que a própria temperatura ambiente é mais alta, o console necessitará ficar de "cabeça mais fria", e por isso o cooler vai girar mais intensamente, gerando mais barulho do cooler.
Ruídos estranhos devem ser observados. Caso você constate que os sons emitidos pelo console estão fora do padrão, procure identificar os motivos ou acione uma assistência técnica.
Bem, esses são 10 das mais famosas dúvidas baseadas nas perguntas que recebemos diariamente de nossos seguidores nas redes sociais e aqui no site. Sabemos que existem muitas outras e queremos ajudá-los! Nos envie suas perguntas por aqui ou através dos comentários!
Além deste artigos, temos outros bem interessantes que podem ajudar você a conhecer melhor o seu PlayStation 4. Confira: