Notícias

Take-Two vence processo por retratar tatuagens em NBA 2K20

Juíza alegou improcedente acusadão do estúdio Solid Oak Sketches

por Caio Miranda
Take-Two vence processo por retratar tatuagens em NBA 2K20

A Take-Two Interactive, proprietária da 2K Games, venceu um processo contra o estúdio Solid Oak Sketches por representar tatuagens em NBA 2K20. A reclamação da empresa era por conta dos desenhos nos atletas Lebron James, Kenyon Martin e Eric Bledsoe.

No processo movido em 2016, o estúdio alega possuir os direitos autorais das ilustrações apresentadas nos corpos das estrelas da NBA. Sendo assim, a 2K Games não poderia representar as tatuagens no seu jogo.

A polêmica chegou até o astro Lebron James, considerado um dos melhores jogadores de basquete de todos os tempos. Para o ala-pivô dos Lakers, a desenvolvedora norte-americana está correta, pois detém os direitos de imagens dos atletas em questão.

Eu sempre pensei que tinha o direito de licenciar o que pareço com outras pessoas em troca de mercadorias, aparições na televisão e outros tipos de trabalhos criativos, como nos videogames.

De fato, Lebron estava certo. A corte decidiu a favor da Take-Two contra a Solid Oak Sketches, alegando não ter encontrado evidências suficientes que justifiquem a remoção ou a limitação da representação das tatuagens dentro do game.

No veredito, a juíza Luiza Tayler Swain afirma que os desenhos apresentados em NBA 2K20 são quase imperceptíveis e, por isso, a ação é improcedente.

As Tatuagens aparecem apenas em três dos mais de 400 jogadores disponíveis. O registro factual mostra que a exibição das tatuagens é pequena e indistinta, aparecendo como características visuais de figuras que se movem rapidamente em grupos de figuras de jogadores que se movem rapidamente. Além disso, as tatuagens não são exibidas em nenhum material de marketing do jogo.

Com a decisão, a Take-Two e a 2K Games não precisam fazer qualquer tipo de alteração dentro jogo.

E você, o que achou da decisão? Deixa sua opinião nos comentários.