IPs criadas em Dreams pertencem aos jogadores, diz Media Molecule
Media Molecule explica que IPs criadas não são do estúdio.
Desde que Dreams foi lançado, uma das maiores dúvidas dos jogadores dizia respeito a suas criações. A quem pertence os direitos dos games desenvolvidos dentro do título da Media Molecule? O estúdio resolveu esclarecer a questão e afirmou: os jogos são total propriedade de seus inventores.
Em publicação no blog de Dreams, a diretora da Media, Siobhan Reddy, falou sobre o assunto. Segundo ela, a marca criada é de responsabilidade do jogador e pode ser transformada em camisetas, por exemplo.
Você detém a IP das criações originais que você faz em Dreams. Você pode usar sua criação original por exemplo, em trabalhos de arte ou portfólio musical, em uma colagem ou até fazer sua camiseta. Em outras palavras, para seu uso pessoal.
Reddy também explica que recebeu muitas perguntas a respeito e a própria Media Molecule ainda estuda o assunto, “por ser um território novo” para a empresa.
Recebemos muitas questões de criadores sobre usarem Dreams como oportunidades de negócios viáveis da PlayStation, como trabalhos artísticos conceituais. Nós encorajamos criadores a fazerem isto, mas é território novo para nós. Estivemos ocupados por debaixo dos panos estudando em como tornar isto mais simples no futuro.
Para este fim, o estúdio desenvolveu uma página online onde os gamers podem se inscrever para potencial uso de suas criações. Até o momento, a ferramenta está disponível apenas para jogadores que participaram do período de Early Access.