MeuPlayStation | Tudo sobre PlayStation

Resident Evil 3: Nemesis era para ser um spin-off

Capcom mudou a direção do desenvolvimento para suportar o ano fiscal de 1999.

Resident Evil 3: Nemesis era para ser um spin-off

Resident Evil 3: Nemesis foi pensado, originalmente, para ser um spin-off da série. O livro “An Itchy, Tasty History of Resident Evil”, compartilhado pelo Polygon, revelou que o jogo desenvolvido em 1998 passou por mudanças drásticas até chegar ao produto final em 1999. A ideia inicial da Capcom estava longe daquilo que a companhia entregou aos consumidores.

Quando Resident Evil 3 começou a ser produzido em 1998, Shinji Mikami contratou um jovem roteirista, Yasuhisa Kawamura, para escrever o cenário do spin-off, mas que serviu como um prequel de RE2. O nome do projeto foi intitulado de “Resident Evil 1.9”.

A história de RE 1.9 foi criada para ser uma crônica de fuga da Raccon City infectada, mas após discussões com Mikami e Aoyama, foi decidido que Jill Valentine seria a protagonista em vez de introduzir um novo personagem.

A ideia de um prequel foi expandida e os produtores decidiram que o jogo seria ambientado antes de Resident Evil 2 na primeira metade do título, mas logo depois, assumiria os eventos após a aventura de Leon e Claire. Dessa forma, o game ganhou um novo codename, sendo referido como “Resident Evil 1.9 + Resident Evil 2.1”.

Foi somente em 1999 que a Capcom decidiu intitular o game como “Resident Evil: Nemesis”, um bom nome para um spin-off. Contudo, foi no inverno daquele ano que o gestor da empresa, Yoshiki Okamoto, reuniu-se com Kawamura e Mikami para dar o direcionamento final. O próximo título da franquia foi definido como “Resident Evil 3: Nemesis”.

Segundo Kawamura, a companhia queria o lançamento do jogo em 1999 para ser um grande título no ano fiscal e pudesse suportar o processo. Além disso, a Capcom não queria que Resident Evil 3 ofuscasse a chegada do projeto de Hideki Kamiya com Resident Evil 4 (que virou, posteriormente, Devil May Cry) e Resident Evil Code: Veronica.

Com o rebrand da marca e a definição do spin-off ser transformado em Resident Evil 3, a Capcom adicionou mais conteúdos e áreas inéditas (como Raccon City Park e Dead Factory). Dessa forma, a experiência se tornou um título verdadeiro da franquia.

“O jogo foi criado para ser um spin-off, então eu estava nessa ideia durante o desenvolvimento. Não estava esperando virar Resident Evil 3 no final”, declarou Kawamura sobre a decisão da Capcom no novo direcionamento da produção.

Os jogadores poderão reviver a experiência de Resident Evil 3 com a chegada do remake marcada para abri de 2020.

Mais em Notícias

Autor

foto do author do artigo Raphael Batista

Raphael Batista

Produtor de conteúdo em vídeo no MeuPlayStation, com atuação voltada à cobertura de jogos e tendências da indústria. Tem preferência por experiências narrativas e franquias marcantes, como The Witcher 3, Metal Gear Solid, God of War e Marvel’s Spider-Man, trazendo uma visão próxima da comunidade e do dia a dia dos jogadores.

Mais artigos de Raphael Batista

icone representando um redirecionamento para outra pagina
Comunicar erro no artigo

Notícias