Antes de God of War, Santa Monica trabalhava em shooter futurista
Jogo futurista foi cancelado em 2014, mas já reunia conceitos pré-definidos.
No documentário God of War – Rising Kratos – , recém liberado no YouTube, ficamos sabendo sobre um projeto da Santa Monica que nunca viu a luz do sol. Tratava-se do projeto “Internal 7”.
O documentário revelou como as equipes de desenvolvedores tiveram que lidar com a emblemática situação. O vídeo ainda oferece os primeiros conceitos do suposto jogo. Seria um shooter futurista completamente diferente de God of War.
Shannon Studtiel, a chefe da Santa Monica Studios, explica que o projeto esteve em pré-produção por longos 36 meses. O desenvolvimento foi incrementado com chegada da equipe de God of War Ascension.
E, em paralelo, o estúdio já dava os primeiros passos rumo a criação de God of War (2018). Havia, portanto, dois projetos em andamento. A CEO do estúdio chamou de Santa Monica Studios 1.5, com recursos, ferramentas e desenvolvedores compartilhados no mesmo ambiente de trabalho.
No entanto, em 2014, o projeto futurista não caminhava bem. Os conceitos não conseguiam se desenvolver. Scott Rohde, vice-presidente da SIE Worldwide Studios America, disse haver muita paixão e alma na produção, mas não se convertia em resultados positivos e satisfatórios.
Apesar da realocação conturbada dos funcionários e o corte de pessoas, o estúdio conseguiu se reorganizar diante do caos e dar continuidade devida ao reboot de Kratos.