“Ciclo tradicional de gerações” dos consoles chegou ao fim, explica analista
Consoles aprimorados e reação do mercado mudaram o padrão tradicional do comportamento das gerações.
Segundo Mat Piscatella, o famoso analista da NPD Group, o ciclo tradicional de geração dos consoles não existe mais devido ao lançamento de consoles aprimorados, como o PS4 Pro e Xbox One X. Isso acontece porque o mercado tem reagido de modo diferente em comparação aos anos anteriores.
Quando revelado os jogos e videogames mais vendidos do mês de outubro, o analista comentou sobre os resultados por meio do seu Twitter (via Eurogamer). Segundo ele, não existe mais uma curva normalizada de mudanças previsíveis. Agora, jogos lançados há cinco anos mantêm-se uma boa posição. Além de consoles aprimorados que alavancam as vendas dos produtos e estabelecem novos recordes.
Now, due to the iteratives (Pro and X) and bigger consumer response to promotion, we're seeing those normalized curves be no longer useful. Xbox One sales being up so dramatically in its 6th calendar year, for example, or PS4 setting new records.
— Mat Piscatella (@MatPiscatella) November 20, 2018
Pela história, a curva nos primeiros anos refletia todo o progresso dos consoles ao longo dos 5 a 7 anos seguintes. Agora, devido ao Pro e ao X e a maior resposta dos consumidores em relações às promoções, tais curvas já não existem mais. O console da Sony já quebra novos recordes e, o da Microsoft, foram drasticamente elevados.
Não é algo altamente imprevisível porque isso é um termo que implica em algo aleatório. Apenas possibilita uma maior margem de erro nas previsões e permite uma precisão muito menor do que nas gerações anteriores.